Adriana Varejão – Pele do Tempo

O Espaço Cultural Airton Queiroz, localizado na Universidade de Fortaleza, apresenta, de forma primorosa, a exposição Pele do Tempo, da artista Adriana Varejão, um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira. Sob curadoria de Luisa Duarte, 32 obras, produzidas entre 1992 e 2014, sinalizam os 30 anos de carreira da artista. Um amplo espaço, com pé-direito padrão e iluminação homogênea, comporta quatro ambientes que dialogam entre si. A exposição, que fica em cartaz até o dia 29 de novembro, possui duas vertentes fundamentais: a história (o tempo) e o corpo (a pele). A partir da confrontação entre os dois polos, estabelece-se o diálogo entre história e temporalidade, elaborando uma narrativa, não do ponto de vista do vencedor, mas dos vencidos, e compondo uma pele do tempo, que pode simbolizar marcas de violência e erotismo. Segundo a curadora da exposição, “é justamente essa dinâmica, um ir e vir entre temporalidades, enxergando o presente à luz da urgência do passado, o método que irriga o trabalho de Adriana Varejão e nos faz batizar a presente exposição de ‘Pele do tempo’”.

A obra Transbarroco preenche uma das salas. É a primeira e, talvez, a única criação em que a artista carioca abre mão da pintura e utiliza o vídeo como suporte. São quatro projeções que compõem a videoinstalação. Recorrente nas obras da artista, desde os anos de 1980, quando deu início aos seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), o teor barroco persiste. Igrejas brasileiras atuam como personagens centrais da videoarte – são elas: Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto; Ordem Terceira de São Francisco, no Rio de Janeiro; Sé de Mariana, em Minas Gerais, e a Igreja de São Francisco, em Salvador.

Na denominada “Sala de Referências”, encontram-se as fontes primárias que permeiam o complexo repertório criativo da artista, percorrendo da arte barroca à colonização, da China à azulejaria, da história da arte à arte religiosa, da cerâmica aos mapas. Compreende livros, objetos, filmes e trabalhos de artistas consagrados, como do argentino Lúcio Fontana, referenciado por Adriana na obra Parede com incisões à la Fontana, de 2000.

O recinto seguinte à direita é marcado por obras que evidenciam territórios culturais. Camadas de tinta revelam anjos de tradicionais obras barrocas manchados de sangue. Nessa instância, Adriana Varejão rearticula o universo barroco, revelando uma faceta perversa e bárbara. A herança colonial portuguesa é exposta não do ponto de vista vencedor, mas dos vencidos, tornando evidente a violência da miscigenação.

O lado esquerdo abriga as obras em que o aspecto polissêmico da arte se manifesta com veemência. A série tridimensional Ruínas de Charques, fere, violentamente, o ato de contemplação e prazer; entranhas que parecem pulsar são estranhamente contidas por azulejos. Em seguida, algumas obras da série Saunas e Banhos devolvem a placidez e o silêncio, a possibilidade de observação de questões mais próprias da pintura, como perspectivas, variações de luminosidade e saturação monocromática. Inédita no Brasil, a grande tela, O Iluminado, de 2009, chama a atenção pela vivacidade, recortes de luz e sugestão de uma presença inexistente. Por fim, a exuberância erótica dos pratos arremata esse percurso.

Serviço
Adriana Varejão – Pele do tempo
Abertura | 25 de agosto de 2015, às 20h
Visitação | 26 de agosto a 29 de novembro de 2015
A visitação ao Espaço Cultural Airton Queiroz é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 10h às 18h; domingos, das 12h às 18h
Espaço Cultural Airton Queiroz – Campus da Universidade de Fortaleza
Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz.

Compartilhar:
Notícias - 01/07/2016

ArtRio vem aí

A ArtRio, chega a sua 6ª edição e faz este ano uma feira com foco nos colecionadores e curadores. A …

Notícias - 31/03/2014

Abertura da exposição Aquarelas Submersas

Abertura da exposição Aquarelas Submersas, de Fe…TOS Paulo Jabur

Notícias - 08/12/2016

ArtBasel Miami Beach em imagens

A Art Basel Miami Beach 2016 terminou em alta, registrando uma participação de 77.000 mil visitantes, incluindo colecionadores privados influentes, …

Notícias - 10/05/2018

Lindo e inquietante, mostra que mistura o sagrado e o profano no Metropolitan atrai olhares do mundo

Três dias antes da abertura de “Corpos Celestiais: moda e imaginação católica” do Met Costume Institute, o museu realizou sua …

Notícias - 13/06/2018

Filha processa seu pai por causa da pintura de Jean-Michel Basquiat

Uma feroz guerra familiar explodiu com a venda de “Flesh and Spirit” (1982-83), de Jean-Michel Basquiat, uma pintura a óleo …

Notícias - 06/06/2016

Morre no Rio, o artista Tunga

Faleceu nesta segunda-feira dia 6 de junho o artista plástico Tunga aos 64 anos de idade na cidade do Rio …

Notícias - 26/02/2016

Largo da Batata ganha banco do designer Hugo França.

No último dia 25, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) lançou o programa municipal Mobiliário Ecológico, …

Notícias - 24/04/2018

Em Paris, uma nova instalação imersiva permite que visitantes entrem nas obras-primas de Gustav Klimt

Esta é a ambição humilde por trás do Atélier des Lumières (“oficina de luzes”), um novo espaço de arte que …

Notícias - 19/07/2018

Novo filme de Gauguin mascara suas ações mais questionáveis com jovens mulheres

O debate continua a ferver sobre a questão de como tratar artistas históricos que fizeram coisas questionáveis ​​ou mesmo horríveis …

Notícias - 11/10/2017

Última obra-prima rara de Da Vinci vai a leilão em Nova York

Em 2011, a revelação pública dramática de Salvator Mundi (“Salvador do Mundo”) na exposição “Leonardo da Vinci: pintor na Corte …

Notícias - 23/02/2017

ArcoMADRID 2017 em imagens

Por Sylvia Carolinne

Com abertura no dia 22/2, a 36ª edição da ARCO Madrid surpreende por trazer um excelente grupo de …

Notícias - 17/11/2016

Artigo Rio Art Fair abre quarta edição em shopping de luxo

A ARTIGO Rio Art Fair abre sua quarta edição, para um novo público no Rio de Janeiro, que acontece na …