Aberta temporada 2017 do Paço das Artes

O Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – inaugura no dia 26 de janeiro, às 19h, Trofologia, de Sérgio Vasconcelos, primeira mostra da Temporada de Projetos 2017.

No dia da abertura, o artista Sérgio Vasconcelos apresenta a performance Trofologia V, na qual dois atores vão simular uma luta na presença de um juiz. O registro em vídeo da ação integrará posteriormente a mostra, que reúne mais quatro vídeos e 10 fotografias, que remetem ao significado da palavra “trofologia”, ciência que ensina a restabelecer a saúde por meio da alimentação.

Desta forma, a simbologia dos alimentos, seu efeito no corpo humano e a relação dos homens com os animais estão presentes nas videoperformances Trofologia I, II, III e IV, em que atores contracenam com animais comuns na alimentação humana, como vaca, carneiro, porco e galinha.

Em cada uma dessas obras, Sérgio Vasconcelos propõe um regime específico para homem e animal, que compartilham o mesmo alimento, a exemplo do quarto vídeo, em que o próprio artista e uma galinha dividem uma tigela de insetos comestíveis. “Em todos os trabalhos foi necessário uma vivência com os animais, criando uma relação de confiança e condicionamento”, conta.

A instituição também comemora 20 anos da primeira exposição de seu principal programa de fomento. “A Temporada de Projetos se mantém até hoje como um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira. Neste sentido, é com bastante alegria que inauguramos a programação do ano justamente com a Temporada e com este trabalho artístico de caráter experimental”, diz Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes.

Além do trabalho de Sérgio Vasconcelos, o júri da Temporada de Projetos 2017 –formado por Benjamin Seroussi, Juliana Gontijo, Priscila Arantes, Solange Farkas e Vinícius Spricigo– selecionou o projeto curatorial de Thiago Souza com Jota Mombaça e os projetos artísticos de Ana Hupe, Cristina Elias, Daniel Frota, Julia Ayerbe, Juliana Kase, Pontogor, Renan Marcondes e Victor de La Rocque, que serão expostos ao longo do ano. Os locais e períodos de exibição serão divulgados em breve.

Compartilhar: