A Rota da Seda e dos Sonhos

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) inaugura a partir de 6/10 a exposição “Nova Rota da Seda, Novos Sonhos”. A mostra traz 24 imagens que retratam as principais cidades que caracterizaram a Rota da Seda – nome dado no início do século XIX ao caminho comercial entre o Oriente e o Ocidente, especificamente entre Chang’an – atual Xi’an – na China, e a Síria.

Mas a Rota da Seda, ou via de comunicação entre Oriente-Ocidente, como era conhecida por alguns eruditos, não se destacava apenas por estar relacionada ao comércio de seda, explica Lourdes Zilberberg, diretora do Instituto Confúcio para Negócio FAAP. “Na realidade, teve importância histórica por promover ainda intercâmbio cultural, artístico, científico e religioso entre os países”, acrescenta.

Como resposta à atual desaceleração da economia global, a China pretende promover uma nova rota, com o objetivo de reforçar a cooperação entre os países, ligando o País ao resto da Ásia e também à África e Europa, criando a Rota da Seda do Século 21.

As fotos da exposição, doadas pelo jornal chinês Xinhua News e pelo Consulado Chinês em São Paulo, foram especialmente selecionadas para a mostra, com o objetivo de celebrar o 12º aniversário do Instituto Confúcio, rede internacional que promove a língua e a cultura chinesa da qual a FAAP faz parte.

Na ocasião da abertura, o público terá ainda uma palestra com o professor de economia chinesa, Ning Zhang, e um workshop sobre “As minorias étnicas chinesas da Rota da Seda” cuja inscrição, gratuita, pode ser feita Aqui.

A exposição “Nova Rota da Seda, Novos Sonhos” é organizada pelo Instituto Confúcio para Negócios FAAP, em parceria com a Agência Xinhua News e o Consulado da China de São Paulo, além da colaboração do Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP). A mostra fica em cartaz até 5/11 em São Paulo e depois segue para o campus de FAAP São José dos Campos.

Compartilhar:
Notas - 07/03/2016

Vânia Medeiros ilustra arte para grupo de teatro independente

A artista plástica, ilustradora e cenógrafa Vânia Medeiros é graduada em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em …

Notícias - 18/01/2018

Google faz sucesso com seu app megaviral Face-Matching Art

“Googling yourself” assumiu um novo significado neste fim de semana. Isso porque um novo aplicativo do Google que combina seu …

Notícias - 24/01/2018

75 mil pessoas visitaram a exposição de Yayoi Kusama em galeria de Nova York

Quantas pessoas ainda querem ver o trabalho de Yayoi Kusama? Realmente muitas. Na verdade, 65 mil delas esperaram em temperaturas …

Notícias - 19/04/2018

Famoso crítico de arte de língua solta ganha Prêmio Pullitzer

Jerry Saltz, que atuou como crítico de arte sênior para a revista New York desde 2006, foi eleito o vencedor do Prêmio Pulitzer …

Notícias - 01/12/2016

Menos público, pórem vendas sólidas na ArtBasel Miami 2016

A Art Basel Miami Beach 2016 apresentou fortes vendas e uma participação sólida no seu preview apenas para convidados nesta última quarta-feira …

Notas - 11/05/2016

Instituto Plajap inaugura nova sede no Rio

O Instituto Plajap, de Jacqueline Plass, inaugurou na última terça, dia 10 de maio, sua nova sede no Fórum de …

Notícias - 10/08/2017

Depois de Dalí e Andy Warhol, John Currin pinta retrato de atriz para capa da Vogue

Se a atriz Jennifer Lawrence parece particularmente etérea na capa da edição de setembro da Vogue, é porque a imagem não …

Notícias - 24/03/2016

Construindo Equações

No próximo dia 28 de março abre a exposição Construções de uma equação na Galeria Frente em São Paulo com …

Notícias - 08/01/2016

Fernando Cocchiarale assume a curadoria do MAM do Rio de Janeiro

O presidente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chateaubriand, anuncia que o novo curador de …

Notícias - 12/07/2018

Fundação Dalí processa museu da Califórnia por uso de nome e imagem do artista

O Dalí17 de Monterey, que exibe a coleção particular de 500 trabalhos do criador de imóveis ucraniano Dimitry Piterman, mostra …

Notícias - 13/12/2017

Em janeiro, ESTE ARTE em Punta Del Este

ESTE ARTE, evento “puntaesteño”, ganha fama internacional pela qualidade das galerias de arte e obras de artistas nacionais e internacionais, …

Notícias - 17/01/2019

MASP tem entrada gratuita e programação especial no aniversário de São Paulo

O MASP terá uma programação especial para o aniversário da cidade de São Paulo, que neste ano cai numa sexta-feira. A entrada do museu …