A história da estranha pintura de sala de jantar de Trump

Já é sabido que, se Donald Trump gosta de uma obra de arte, é geralmente sobre ele. No entanto, sabemos muito pouco sobre as políticas atuais da Casa Branca em exibir a coleção de arte do governo nos aposentos privados do presidente – a menos, é claro, que você conte uma imagem de photoshop da multidão de posse e o mapa da faculdade eleitoral como arte.

Os telespectadores do programa “60 Minutes” do último domingo no canal CBS notaram algo de diferente pairando sobre a sala de jantar pessoal de Trump na Casa Branca. De alguma forma, o “The Republican Club” do artista Andy Thomas viajou do estado natal do pintor, a Califórnia, diretamente para o coração do presidente.

Previamente vista em caixas de quebra-cabeças ao redor de Washington DC, a pintura de “pesadelos obscuros” descreve o ex-apresentador de reality shows entre presidentes anteriores solidamente republicanos. Theodore Roosevelt paira acima de um Trump sentado – que parece mais esbelto na pintura do que na vida real – enquanto um vizinho Richard Nixon sorri para Ronald Reagan. Enquanto isso, George W. Bush olha amorosamente para Trump assim como Abraham Lincoln, que o espectador vê por trás, parece estar conversando com Trump.

“O Clube Republicano” faz parte da série de pinturas politicamente bipartidárias de Thomas, que incluem “O Clube Democrático” e “Chamando o Azul: Presidentes Republicanos Jogando Sinuca”. Os críticos compararam desfavoravelmente o trabalho de Thomas como infame e parodiado da série de pinturas de Cassius Marcellus Coolidge,”Dogs Playing Poker”. Outros notaram o estilo estético igualmente sem graça das pinturas a óleo de direita de Jon McNaughton.

O Washington Post entrevistou Thomas sobre como sua pintura acabou na Casa Branca. Ele disse que o congressista republicano da Califórnia, Darrell Issa, cujo retrato ele pintou uma vez, contatou a esposa de Thomas para dizer que ele iria mostrar a pintura do artista ao presidente Trump. O gabinete do congressista confirmou esta conta em um comunicado dizendo:

“O deputado Issa e Andy Thomas são de fato amigos, e o congressista tem alguns dos bons trabalhos de Andy em seu escritório. O presidente Trump aprecia a arte que Andy faz e o congressista entregou o retrato à Casa Branca.”

“Tivemos uma conversa muito legal”, lembra Thomas sobre seu telefonema com o presidente sobre a pintura.

Quando perguntado por que até mesmo presidentes como Richard Nixon foram retratados de forma tão positiva, o artista disse que quer que todos sejam tão bonitos quanto possível. O artista também deu atenção especial às bebidas de cada presidente. O presidente Trump bebe sua Coca Diet favorita, enquanto Nixon adere ao vinho. Ronald Reagan, cujo pai era alcoólatra, adere a algo mais frutado.

Um aspecto obsessivo de “The Republican Club” é a figura feminina fantasmagórica no fundo à esquerda, uma figura que Thomas diz representar uma futura mulher presidenta republicana. Ele incluiu a mesma figura em suas pinturas de detentores de cargos democratas.

Na verdade, a arte da sala de jantar é uma impressão a laser de alta qualidade. Thomas diz que ele manteve a pintura original para si mesmo. De qualquer forma, Trump parece ter um carinho por fac-símiles. Ele notoriamente tentou convencer o jornalista Tim O’Brien de que o Renoir claramente falso pendurado em seu jato particular era real. (Não é. A verdadeira pintura está no Instituto de Arte de Chicago).

 

Compartilhar:
Notas - 21/09/2015

Artista uruguaio Marco Maggi realiza exposição na Galeria Nara Roesler de São Paulo

O artista uruguaio Marco Maggi apresenta individual na Galeria Nara Roesler de São Paulo a partir do dia 14 de …

Notícias - 31/08/2015

Visualismo Arte Tecnologia e Cidade projeta de 26 obras audiovisuais ao ar livre no Rio

O Festival Visualismo Arte Tecnologia e Cidade apresenta em setembro projeções de 26 obras audiovisuais ao ar livre no Rio …

Notícias - 21/04/2016

34ª edição da Art Brussels 2016

A 34ª edição da Art Brussels estreia em um novo espaço, Tour & Taxis, um prédio da Alfâandega do século …

Notícias - 29/11/2017

Graffiti leva arte urbana para dentro da L'Oréal

Quem visita a nova sede da L’Oréal Brasil, na zona portuária do Rio, percebe as obras de arte gravadas nas …

Notícias - 15/02/2018

Um desenho perdido de Klimt acabou em um armário do ex-secretário de museu

Um desenho de Gustav Klimt que desapareceu de um museu austríaco surgiu no armário de um recém-falecido ex-secretário da instituição. …

Notícias - 06/04/2017

Especial SP-Arte - Nota 14: Review dia 5/4

A SP-Arte 2017, abre hoje para o público, sua 13ª edição com muitas novidades e mais um ano de grande …

Notícias - 23/11/2017

O famoso sofá de Salvador Dali pode deixar o Reino Unido se um comprador não for encontrado

O sofá “Mae West Lips” de Salvador Dali, uma das peças de mobiliário mais famosas do século 20, poderá ser …

Notícias - 29/11/2018

Texugos estão sendo espancados até a morte na China para produzir pincéis, diz a PETA

Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (PETA) está pressionando para que as empresas de fornecimento de arte parem de …

Notas - 28/07/2016

Convocatória ESTAMOS (MUITO) ABERTOS 2º ciclo

O Ateliê397, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, via ProaC, abre inscrições para o 2º …

Notícias - 22/03/2018

Escultura de uma histórica mulher negra irá substituir estátua racista em Pittsburgh

Em todo EUA, cidades como Baltimore e New Orleans, monumentos controversos de figuras históricas estão sendo demolidos.
Agora Pittsburgh é a …

Notícias - 07/06/2018

Fundação Lichtenstein fecha as portas e doa acervo de 400 obras

Nesta semana, a Fundação Roy Lichtenstein anunciou que fecharia as portas e daria o restante de sua propriedade para os museus. Em sua primeira …

Notícias - 17/01/2019

MASP tem entrada gratuita e programação especial no aniversário de São Paulo

O MASP terá uma programação especial para o aniversário da cidade de São Paulo, que neste ano cai numa sexta-feira. A entrada do museu …