A história da estranha pintura de sala de jantar de Trump

Já é sabido que, se Donald Trump gosta de uma obra de arte, é geralmente sobre ele. No entanto, sabemos muito pouco sobre as políticas atuais da Casa Branca em exibir a coleção de arte do governo nos aposentos privados do presidente – a menos, é claro, que você conte uma imagem de photoshop da multidão de posse e o mapa da faculdade eleitoral como arte.

Os telespectadores do programa “60 Minutes” do último domingo no canal CBS notaram algo de diferente pairando sobre a sala de jantar pessoal de Trump na Casa Branca. De alguma forma, o “The Republican Club” do artista Andy Thomas viajou do estado natal do pintor, a Califórnia, diretamente para o coração do presidente.

Previamente vista em caixas de quebra-cabeças ao redor de Washington DC, a pintura de “pesadelos obscuros” descreve o ex-apresentador de reality shows entre presidentes anteriores solidamente republicanos. Theodore Roosevelt paira acima de um Trump sentado – que parece mais esbelto na pintura do que na vida real – enquanto um vizinho Richard Nixon sorri para Ronald Reagan. Enquanto isso, George W. Bush olha amorosamente para Trump assim como Abraham Lincoln, que o espectador vê por trás, parece estar conversando com Trump.

“O Clube Republicano” faz parte da série de pinturas politicamente bipartidárias de Thomas, que incluem “O Clube Democrático” e “Chamando o Azul: Presidentes Republicanos Jogando Sinuca”. Os críticos compararam desfavoravelmente o trabalho de Thomas como infame e parodiado da série de pinturas de Cassius Marcellus Coolidge,”Dogs Playing Poker”. Outros notaram o estilo estético igualmente sem graça das pinturas a óleo de direita de Jon McNaughton.

O Washington Post entrevistou Thomas sobre como sua pintura acabou na Casa Branca. Ele disse que o congressista republicano da Califórnia, Darrell Issa, cujo retrato ele pintou uma vez, contatou a esposa de Thomas para dizer que ele iria mostrar a pintura do artista ao presidente Trump. O gabinete do congressista confirmou esta conta em um comunicado dizendo:

“O deputado Issa e Andy Thomas são de fato amigos, e o congressista tem alguns dos bons trabalhos de Andy em seu escritório. O presidente Trump aprecia a arte que Andy faz e o congressista entregou o retrato à Casa Branca.”

“Tivemos uma conversa muito legal”, lembra Thomas sobre seu telefonema com o presidente sobre a pintura.

Quando perguntado por que até mesmo presidentes como Richard Nixon foram retratados de forma tão positiva, o artista disse que quer que todos sejam tão bonitos quanto possível. O artista também deu atenção especial às bebidas de cada presidente. O presidente Trump bebe sua Coca Diet favorita, enquanto Nixon adere ao vinho. Ronald Reagan, cujo pai era alcoólatra, adere a algo mais frutado.

Um aspecto obsessivo de “The Republican Club” é a figura feminina fantasmagórica no fundo à esquerda, uma figura que Thomas diz representar uma futura mulher presidenta republicana. Ele incluiu a mesma figura em suas pinturas de detentores de cargos democratas.

Na verdade, a arte da sala de jantar é uma impressão a laser de alta qualidade. Thomas diz que ele manteve a pintura original para si mesmo. De qualquer forma, Trump parece ter um carinho por fac-símiles. Ele notoriamente tentou convencer o jornalista Tim O’Brien de que o Renoir claramente falso pendurado em seu jato particular era real. (Não é. A verdadeira pintura está no Instituto de Arte de Chicago).

 

Compartilhar:
Notícias - 07/07/2015

Jovem arte contemporânea ocupa o Paço das Artes com grande mostra

O Paço das Artes –instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo– inaugura no dia 21 de julho, …

Notícias - 23/08/2018

Em instalação artística, Trump é comparado com um palhaço assassino

Uma escultura em tamanho natural de um Donald Trump nu feita para parecer um palhaço foi instalada em um outdoor …

Notícias - 15/12/2016

Bienal do Mercosul é adiada para 2018 com novo curador

Em Porto Alegre, a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, foi prorrogada de 2017 para o próximo ano.

A 11ª …

Notícias - 19/05/2014

FUNDAÇÃO IBERÊ Camargo oferece bolsa de estudo para artistas na Espanha e Alemanha

Ø Lançamento da Bolsa Iberê Camargo, uma das principais residências  de Artes Visuais do Brasil, acontece dia 24 de abril, às …

Notícias - 06/04/2017

Especial SP-Arte - Nota 14: Review dia 5/4

A SP-Arte 2017, abre hoje para o público, sua 13ª edição com muitas novidades e mais um ano de grande …

Notícias - 15/03/2018

Giro Dasartes

Veja aqui algumas das principais noticias das artes esta semana em um pequeno giro pelo mundo.

– Um museu dedicado à …

Notas - 26/07/2015

Oi Futuro apresenta o Festival Multiplicidade 2025_Ano 20

No ano de 2015, o Festival Multiplicidade aponta para o futuro e avança diretamente para o ano de 2025. Depois …

Notícias - 22/06/2017

Um desfile de obras estelares no leilão do Século 20 na Phillips

A Phillips prepara sua noite do “Século 20 e Arte Contemporânea” de junho que vai reunir um amplo espectro de …

Notícias - 13/09/2018

Projeto para resgatar imagens da coleção do Museu Nacional enquanto Brasil chora e recebe apoio

Enquanto a maioria dos brasileiros ainda estão se recuperando do devastador incêndio no Museu Nacional na semana passada, companheiros de …

Notícias - 03/06/2015

Morre o colecionador Jean Boghici

Quando o MAR – Museu de Arte do Rio foi aberto, em 2013, uma das primeiras exposições foi “O Colecionador …

Notícias - 18/01/2018

Famosa escultura é destruída na Coréia do Sul

Uma das últimas esculturas do artista norte-americano Dennis Oppenheim foi destruída pelas autoridades locais em uma cidade sul-coreana, alegando que …

Notícias - 15/02/2018

Raro readymade de Duchamp vai para o Art Institute of Chicago

Aqueles que visitarem o Art Institute of Chicago a partir de agora terão um tratamento especial. Uma arte do século …