A explosão cromática de Daniel Feingold irá pulsar no Museu Vale

Daniel Feingold pinta sem pincel; trabalha com esmalte sintético escorrido do topo das telas encostadas nas paredes de seu ateliê. A pintura acontece nesse processo original, onde a geometria organiza o olhar na apreensão do movimento dos planos. O esmalte é conduzido por um apetrecho inventado pelo pintor, uma lata com uma espécie de bico na parte superior, por onde a tinta escorre. Com esse material, Daniel Feingold faz a tentativa de conduzir a trajetória da tinta escorrida na tela. Suas pinturas, em ritmo próprio e conciso, dão origem a formas espaciais que revelam um jogo ótico no qual não se consegue distinguir figura e fundo. Nem limites. Para a curadora Vanda Klabin, “Daniel Feingold possui um firme senso de direção, apesar de lidar com o fluxo do imprevisível até conseguir uma unidade pictórica”.

A exposição, que já esteve no Rio de Janeiro e em Curitiba, apresenta-se no Museu Vale, Vitória/ES, na sua versão mais completa, com obras inéditas e a série fotográfica Homenagem ao Retângulo, de 2007. Um vídeo, que revela o processo do artista em seu estúdio (do preparo da tinta ao momento de jogá-la na tela) e traz um depoimento de Vanda Klabin sobre a potência pictórica de Daniel Feingold, complementam a exposição. O seu trabalho no Museu, entretanto, extrapola os espaços expositivos: Daniel Feingold prepara duas oficinas para estudantes da educação infantil ao ensino médio (6 a 16 anos), uma das ações do programa educativo do Museu Vale, coordenado pelo diretor Ronaldo Barbosa, que destaca a exibição da mostra nas comemorações dos 18 anos da instituição.

“Considero um privilégio poder mostrar os trabalhos de Daniel Feingold no ano em que se comemora a maioridade do museu. A energia contida nas pinturas do artista se apropria do ambiente e desafia os sentidos. A riqueza de seu processo criativo e a ousadia de sua técnica despertarão ainda mais a capacidade inovadora de cada um dos jovens participantes do nosso programa educativo” afirma.

A partir de 22 de novembro, a explosão cromática de Daniel Feingold irá pulsar no Museu Vale com a versão mais completa de Acaso Controlado. A mostra,
que terá obras inéditas criadas especialmente para o espaço, tem curadoria de Vanda Klabin. No dia da abertura haverá também o lançamento do catálogo.

Compartilhar:
Notícias - 06/07/2017

Rencontres de la Photographie 2017 em imagens

O Les Rencontres de la Photographie retornou para a cidade de Arles, no sul da França, para a sua 48ª edição em 2017 …

Notícias - 13/08/2014

Caixa abre edital para selecionar trabalhos de novos artistas

Para quem está iniciando sua labuta no mundo das artes, uma ótima notícia. A Caixa Econômica Federal abriu inscrições para …

Notícias - 03/07/2015

Leilão de arte de James Lisboa teve disputas acirradas

Nos dias 29 e 30 de junho aconteceu o leilão de arte de James Lisboa.

No primeiro dia 131 lotes foram …

Notícias - 02/03/2016

Um show a parte em Nova Iorque

Atualizado 3.3.2016 (Veja Galeria de Imagens exclusiva do Preview do dia 2.3.2016)

Atuando como principal uma das principais feiras internacionais de …

Notícias - 26/04/2015

Prêmio Marcantonio Vilaça anuncia vencedores

Em cerimônia no MAC-USP, foram anunciados os vencedores do Prêmio Marcantônio Vilaça: após nomear 30 finalistas, o prêmio foi dado …

Notícias - 07/02/2015

O Abre Alas da Gentil Carioca apresenta sua 11º edição.

No dia 07 de fevereiro de 2015, o Abre Alas apresenta sua 11º edição e completará 11 anos deexistência. Ao final …

Notícias - 27/02/2018

Artista boliviana é ameaçada por obra de arte com santa "escandalosa"

Uma obra da artista boliviana Rilda Paco, representando a Virgem de Socavon de Oruro, vestida com uma tanga vermelha e …

Notícias - 17/02/2015

Luiz Zerbini apresenta "Natureza Espiritual da Realidade" no Gapão da Fortes Vilaça

Luiz Zerbini – Natureza Espiritual da Realidade 
Luiz Zerbini retorna a São Paulo para apresentar Natureza Espiritual da Realidade, sua nova exposição …

Notícias - 22/09/2016

Tate de Londres adquire obra de primeira artista mulher

O Museu Tate de Londres http://www.cialisgeneriquefr24.com/ anunciou a aquisição de obra de uma das primeiras artistas mulheres. A pintura rara, …

Notícias - 08/08/2017

Arte beneficiente na COMPARTIARTE

“Figurinhas” conhecidas do circuito, as colecionadoras Angela Akagawa e Cleusa Garfinkel há quatro anos colocam seu carisma e bons relacionamentos …

Notícias - 02/06/2016

Jeff Koons por Damien Hirst

A Galeria Newport Street de Damien Hirst em Londres está apresentando uma mostra individual dos trabalhos do artista americano influente …

Notícias - 30/05/2018

Pesquisa diz que artistas mulheres ainda estão atrasadas em Leilões

Apenas 13 dos 100 artistas com melhor desempenho em leilão em 2017 eram mulheres, de acordo com um novo relatório …