A controversa vagina de Kapoor

Uma exposição do artista anglo-indiano Anish Kapoor tem dado o que falar no Palácio de Versailles, na França. A razão não é apenas a magnitude das 6 obras expostas no espaço, o maior símbolo da realeza francesa cujos jardins têm se aberto para a arte contemporânea nos últimos anos. O verdadeiro motivo para a polêmica vem da possível fala do próprio artista sobre uma de suas obras: antes da mostra abrir ao público, Kapoor teria declarado ao “Journal du Dimanche” que “Dirty corner” (canto sujo), grande escultura de 2011 feita de aço enferrujado em forma de cone seria uma referência à “vagina da rainha que toma o poder”.

Apelidada de “A vagina da rainha”, a obra vem causando polêmica nas redes sociais desde a abertura da mostra, tendo sido, inclusive, alvo de vandalismo por manifestantes revoltados, que consideraram um insulto a declaração do artista. No dia 17 de junho, a obra foi manchada por jatos de tinta amarela. Rapidamente restaurada pelos funcionários do palácio, a escultura segue exposta, ainda que os clamores não se calem à sua volta. Políticos do partido socialista condenaram o ocorrido como um ataque à liberdade de expressão, dizendo que “inaceitável que a arte, bússola da liberdade, sofra por causa do obscurantismo de algumas pessoas”.

Assim como falou antes da agressão à sua obra, Kapoor não se calou após o ocorrido: em entrevista ao jornal “Le Figaro”, disse nunca ter usado as palavras a partir das quais a controvérsia foi originada, alegando nunca ter mencionado a palavra “rainha” em suas falas, e ter se referido apenas a “ela”, ou “dela”, para descrever uma forma que poderia ser feminina, deitada na grama como uma rainha egípcia ou uma esfinge”. O artista disse ainda que rotular a obra como “Vagina da Rainha” era uma forma de diminuir seu trabalho e insultar sua arte.

Apesar de ter se dito muito triste com o ocorrido e ter declarado que tal vandalismo foi uma “questão política” e que os vândalos representam “uma pequena fração de pessoas a quem foi dito que qualquer ato criativo é um comprometimento com um passado sagrado, reverenciado ao extremo”, o artista acredita em um lado benefico da situação: “Este vandalismo cego prova o poder da arte que intriga, incomoda, faz mover os limites. A coisa positiva desta agressão é que coloca em evidência a força criativa de um objeto inanimado”.

Incomodando ou não, com ou sem novas polêmicas, o fato é que a exposição segue até 1° de novembro.

Compartilhar:
Notícias - 23/01/2015

MAC de Niterói debate Direitos Autorais nas Artes Plásticas

O primeiro “Museu Fórum” do ano vai debater um assunto que está muito em pauta: Direitos Autorais nas Artes Plásticas. …

Notícias - 27/07/2016

Premiação da Revista ZUM e IMS levanta polêmica

No último dia 25/7, o Instituto Moreira Salles e a revista ZUM anunciaram os dois projetos ganhadores da Bolsa de …

Notícias - 23/11/2017

Neverland de Michael Jackson será um novo museu

O rancho Neverland de Michael Jackson será um museu dedicado ao Rei do Pop.
A Triumph International, empresa encarregada da propriedade …

Notícias - 12/05/2016

PARTE pocket

A partir de 9 de junho (abertura para convidados), o Shopping Cidade Jardim recebe pela segunda vez uma edição especial …

Notícias - 15/03/2018

Cientista brasileiro descobre segredo em desenho de Michelangelo

Um cientista brasileiro afirma que o pequeno esboço de um homem dobrado no canto do desenho de Michelangelo de Vittoria …

Notícias - 13/01/2015

Fortes Vilaça inaugura a mostra Coletiva de Verão

A Galeria Fortes Vilaça apresenta a mostra Coletiva de Verão, com obras de Ernesto Neto, Jac Leirner, Lucia Laguna, Marina …

Notas - 04/12/2015

ArtShot inaugura sua primeira galeria em São Paulo

Inspirada em modelos europeus e com o intuito de democratizar a FotoArte no Brasil, a ArtShot inaugura sua primeira galeria …

Notícias - 08/08/2017

Marcantonio Vilaça premia artistas e curadores em noite especial

Acontece nesta semana, a premiação e o evento de abertura da 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça …

Notícias - 20/09/2018

Ave demoníaca inspirada por Hieronymus Bosch aparece no metrô de Nova York

O estranho pássaro patinador de gelo, de “A tentação de Santo Antonio”, de Hieronymus Bosch, ganhou vida percorrendo o metrô …

Notícias - 17/02/2015

Luiz Zerbini apresenta "Natureza Espiritual da Realidade" no Gapão da Fortes Vilaça

Luiz Zerbini – Natureza Espiritual da Realidade 
Luiz Zerbini retorna a São Paulo para apresentar Natureza Espiritual da Realidade, sua nova exposição …

Notícias - 31/03/2016

Galerias Curitibanas Boiler e Ybakatu apresentam seus artistas na SP-Arte

A partir do próximo dia 7 de abril, a Boiler Galeria e a Galeria Ybakatu participam da SP-Arte levando artistas …

Notas - 23/07/2015

Profissionais de museus e centros culturais podem se inscrever no curso Museum Academy

Acontece entre os dias 21 e 25 de setembro, na cidade de São Paulo, o Museum Academy, direcionado aos profissionais …