Facebook censura e apaga conta de artista e historiador por escultura hiper-realista

Ruben Cordova usou seu perfil de mídia social como um arquivo de sua pesquisa, mas suas fotos da exposição de “Like Breuer Like Life” provocaram censura no Facebook, que desativaram permanentemente seu perfil.

O curador e historiador de arte Ruben Cordova achava que o Facebook era a plataforma perfeita para arquivar os materiais fotográficos equivalentes a quase uma década de pesquisas. Ele criou uma rede de álbuns, links, comentários e comparações on-line, às vezes usando esses recursos para suas palestras em universidades e galerias. Essa abundância de estudos incluía até mesmo materiais necessários para a próxima publicação de Cordova.

Mas o desastre aconteceu no início da manhã de 16 de novembro. Naquele dia, Cordova recebeu uma mensagem desagradável do Facebook: a empresa de mídia social havia desativado permanentemente sua conta devido a uma suposta violação dos padrões da comunidade que proibiam o conteúdo sexualmente explícito. E com isso, Cordova perdeu o acesso a 9 anos de recursos e materiais agregados.

De acordo com Cordova, o algoritmo do Facebook identificou instantaneamente a mulher nua na obra hiper-realista “Self-Portrait with Sculpture” (1980), de John De Andrea, como um ser humano vivo. “Fui considerado culpado pelo algoritmo e o ‘moderador’ humano não cancelou sua decisão”, comentou Cordova.

A proibição do Facebook pegou Cordova desprevenido porque a imagem da escultura de De Andrea foi apenas uma das cerca de 240 fotos que ele carregou da popular Mostra “Like Life: Escultura, Cor e Corpo” do Metropolitan Museum of Art no Met Breuer no início de 2018. Além disso, as imagens de “Self-Portrait” que ele enviou incluíam um link para o site do museu, o que presumivelmente permitiria que um moderador humano checasse de fato o apelo de Cordova contra sua proibição. E quando o historiador de arte tentou apelar da decisão do Facebook, ele descobriu que nenhuma de suas mensagens chegou ao gigante da mídia social através de seu computador, recebendo várias mensagens de erro. Ele recebeu uma mensagem muito curta da empresa, no entanto, quando ele entrou em contato com eles através de seu Kindle.

“Durante meu tempo no Facebook, publiquei milhares de imagens de esculturas (algumas nuas)”, escreveu Cordova. “Mas de todas essas esculturas, apenas o De Andrea foi bloqueado pelo Facebook. Isso deve ter sido porque sua figura nua é realisticamente pintada e tem uma peruca humana, fazendo com que o algoritmo a leia como uma imagem de um ser humano real”.

O curador diz que esta não foi a primeira vez que sua imagem da escultura de De Andrea chamou a atenção do Facebook. Em 13 de novembro, um moderador humano contatou Cordova sobre a imagem, mas depois reconheceu que era uma escultura e restaurou totalmente sua conta. Três dias depois, outro moderador deve ter confundido “Auto-retrato” com uma foto de pessoas reais, posteriormente fechando a conta de Cordova.

Facebook não é estranho a controvérsias de censura. Em 2016, a empresa havia censurado uma foto da famosa estátua de “A Pequena Sereia” de Copenhague, que ironicamente é a escultura mais fotografada do país dinamarquês. E em 2013, o site Hyperallergic foi censurado pelo Facebook por postar um artigo que incluía a fotografia da artista Kate Durbin sobre o traseiro exposto de uma mulher. E, mais recentemente, em agosto de 2018, a empresa havia censurado um anúncio do Museu de Belas Artes de Montreal com um dos nus cubistas pintados por Pablo Picasso.

As notícias sobre o banimento de Cordova se espalharam pelos círculos acadêmicos como uma advertência contra historiadores de arte e artistas que poderiam querer agregar suas pesquisas na plataforma do Facebook. Véronique Plesch, professora de arte do Colby College, no Maine, achou a notícia especialmente perturbadora. “Esta é uma situação extremamente preocupante para todos nós no mundo da arte”, ela disse.

Fonte: Hypperalergic

Compartilhar:
Caixa SP
Notícias - 06/01/2016

Inscrições para o prêmio Mercosul de artes visuais encerra no dia 20 de março de 2016

Até 20 de março de 2016, estarão abertas as inscrições ao Prêmio Mercosul de Artes Visuais. Organizado pelo Mercosul Cultural, …

Notícias - 13/12/2017

9º Salão dos Artistas sem Galeria abre em São Paulo em janeiro

A 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo impresso e portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br), realiza, a …

Notícias - 22/12/2016

Arte iraniana no British Museum

A exposição “Vozes iranianas: recentes aquisições de obras em papel” está em exibição no British Museum, em Londres, até 2 …

Notícias - 19/11/2017

O Renoir falso de Donald Trump

Assistindo a Donald Trump sendo entrevistado pelo programa “60 Minutos” logo após o dia das eleições de 2016, os amantes de arte puderam perceber …

Notícias - 05/09/2014

Novidades em Inhotim

Quando imaginamos que Inhotim não pode ficar melhor, novas galerias e obras são inauguradas. Seguindo a tradição de apresentar novidades …

Notícias - 20/04/2017

Artista austríaco quer abater um touro e atrai a ira dos defensores dos animais

Os defensores dos direitos dos animais pedem o cancelamento de uma performance na Austrália do artista austríaco Hermann Nitsch, um …

Notícias - 13/08/2014

Caixa abre edital para selecionar trabalhos de novos artistas

Para quem está iniciando sua labuta no mundo das artes, uma ótima notícia. A Caixa Econômica Federal abriu inscrições para …

Notícias - 07/11/2018

Selfie desastrosa danifica obras de Dalí e Goya

Um grupo de quatro meninas que tiravam selfies danificou obras de Salvador Dalí e Francisco Goya em um museu russo. …

Notas - 14/03/2015

"Panorama Cultura e Mercado" com o tema "Desafios e perspectivas do Mercado Cultural

A Rede CEMEC, parceira da ABACT, convida para o evento “Panorama Cultura e Mercado” com o tema “Desafios e perspectivas …

Notícias - 23/11/2017

Parte final de pintura de Magritte é descoberta depois de 85 anos

Oitenta e cinco anos depois de desaparecer, uma pintura perdida do artista surrealista René Magritte foi encontrada – em pedaços.

Na última semana, o Royal Museums …

Notícias - 15/12/2016

A Arte italiana povera de Michelangelo Pisoletto

A GAMeC (Galleria D’Arte Moderna e Contemporânea) em Bergamo, está hospedando uma exposição intitulada ‘Immagini in più, Oggetti no meno, …

Notas - 15/09/2015

Marcos Amaro na Art Fair Zurich

Marcos Amaro, que agora foca sua produção em desenhos a carvão sobre papel, foi convidado a integrar o time da …