Toz realiza o mais alto grafite do Brasil na fachada do Hotel Marina

Enquanto grande parte da população curtia a praia no fim de semana, lá no alto do Hotel Marina Palace o artista plástico Toz, talento da arte contemporânea carioca, trabalhava os traços na fachada que na terça-feira, dia 23 de setembro, foi celebrada como o mais alto grafite do Brasil, com 75 metros de altura e dez metros de largura – o equivalente a 26 andares do hotel. A arte, “estampada” na fachada de concreto do hotel que virou ícone de uma das orlas mais fotografadas do mundo, consumiu mais de mil latas de spray e alegrou o Leblon com 35 cores e personagens carismáticos.

“Para o Marina Palace, a iniciativa reforça, por meio da arte, que o carioca e o brasileiro em geral têm vocação para a alegria. Em um momento delicado pelo qual o país passa, é importante devolver essa autoestima. Nada mais emblemático do que ter um dos cartões postais do país como tela para esse feito”, afirmou Yan Gracindo, diretor de MKT da BHG – rede hoteleira da qual o hotel faz parte. “O principal desafio foi a dificuldade de recuo. Eu não tinha como saber como estava ficando a pintura, a não ser que descesse toda hora do andaime suspenso, o que era inviável. Mas estou muito satisfeito com o resultado, principalmente com as cores, que combinaram muito bem com o azul do céu e do mar. Fico feliz porque parece que o Rio abraçou minha arte. Nada é mais gratificante do que poder contribuir para a cidade ficar ainda mais alegre”, resumiu Toz.

Marina Art Wall

A pintura foi iniciada no dia 14 de setembro e quem passou pela praia nesse período pôde acompanhar o live painting, que impressiona pela grandiosidade e ousadia. Além de ser a maior arte individual de Toz, outra novidade envolveu o projeto: pela primeira vez o carioca teve a chance de escolher o tema de uma instalação artística da orla. Foram disponibilizados três temas na enquete realizada na fanpage do hotel no Facebook. A escolha do público foi “Alegria, alegria! Trago a cidade amada em 3 dias”.

Aos poucos o personagem Vendedor da Alegria, criado por Toz e escolhido pelos internautas para ser o tema principal da arte, foi aparecendo no concreto, junto com outro personagem – a menina Nina. “O mais legal é que o Vendedor da Alegria nasceu na praia, após eu observar uma pessoa vendendo bolas em plena areia. A imagem daquele comerciante me fez sentir uma alegria enorme e daí eu elaborei um personagem com a mesma proposta”, explicou o artista.

O projeto Marina Art Wall foi ativado pela UP line, eleita melhor agência do Sudeste e Centro-Oeste pelo Ampro Globes Awards 2015, maior premiação de Live Marketing no Brasil. Os apoiadores são a Mills, Galeria Movimento, do bem, Radio Ibiza e Jeffrey.

Compartilhar:
Notícias - 03/08/2017

Dasartes lança seu 1º Concurso para novos autores

Em sua missão de incentivo à critica e literatura em arte, a Dasartes lança seu primeiro concurso para autores. Estamos …

Notas - 16/11/2015

James Lisboa reúne obras de 218 artistas em leilão de arte em São Paulo

Com a credibilidade e experiência de 30 anos no mercado, James Lisboa Leiloeiro Oficial organiza nos dias 30 de novembro, …

Notícias - 15/02/2018

A enteada de Picasso abrirá museu com maior coleção de obras do artista

Catherine Hutin-Blay, a única filha da segunda esposa de Pablo Picasso Jacqueline Roque, esta abrindo um museu no sul da …

Notícias - 20/05/2014

Exposição Casa da Vez: Pinacoteca

A exposição apresentou a recente produção dos artistas visuais Carlos Ribeiro, Cristina Suzuki, Guilherme Augusto e Gustavo Jeronimo, que há …

Notícias - 30/08/2016

Hércules Barsotti e o movimento neoconcreto

Galeria Frente, localizada no bairro do Jardins em São Paulo, reconhecida por apostar em grandes nomes da arte brasileira, recebe …

Notícias - 24/11/2016

Galerias do Rio se reúnem para a primeira edição da ArtRio Carioca

O Rio de Janeiro ganha mais uma oportunidade para ver de perto obras de grandes nomes da arte moderna e …

Notícias - 06/01/2017

Lisson Gallery encerra exposição de sucesso de Jason Martin

A exposição em andamento das obras de Jason Martin na Lisson Gallery, em Londres, terminará em 7 de janeiro de …

Notícias - 19/01/2016

CAIXA Cultural do Rio abre agendamento de visitas mediadas à exposição de Frida Kahlo por Redação

A partir do dia 21 de janeiro de 2016 (quinta-feira), o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira começa o agendamento de …

Notícias - 28/04/2017

Incrições abertas para 5ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

O Instituto Moreira Salles anuncia a 5ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, reforçando sua aproximação com a produção fotográfica …

Notícias - 16/02/2017

Anish Kapoor doa prêmio de US$ 1 milhão para refugiados

O artista britânico Anish Kapoor está doando seu prêmio de US$ 1 milhão por ser nomeado ao Prêmio Gênesis 2017 …

Notícias - 18/01/2018

Christo prepara escultura para flutuar no lago Serpentine, em Londres

Uma ilha de barris temporária de 20 metros de altura será construída no lago Serpentine em Hyde Park, em Londres, …

Notícias - 01/07/2016

Arte1 estréia nova série com Bruno Vilela

Dia 01/07 às 19h estréia no canal Arte1 o primeiro episódio da série “Se Cria Assim”, projeto do diretor Claudio …