Sótão do antigo Cine Theatro Brasil é transformado em espaço expositivo

O escritório de arquitetura Vazio S/A apresentou um projeto de intervenção no antigo sótão do Cine Theatro Brasil Vallourec, transformando o que hoje é um grande vazio arquitetônico entre o teto inclinado da plateia e a laje do salão em um espaço expositivo. A intervenção integra a exposição “Habitáculo“, entre 28/10 e 20/12, curadoria de Fabíola Moulin e Marconi Drummond e obras dos artistas e arquitetos O Grivo, Micrópolis, Nydia Negromonte e Wilson Baptista.

“Nosso projeto tem como objetivo ativar um lugar imaginário: o idiossincrático espaço contido entre as tesouras e o teto originais. Funcionando como um exercício de arqueologia estrutural, a proposta exalta o aspecto plástico das tesouras, realça o teto escalonado da plateia e recupera o telhado de duas águas do projeto arquitetônico original de 1930, de Alberto Murgel”, afirma Carlos Teixeira, arquiteto-diretor do Vazio S/A.

Detentor do título de maior cinema do país por alguns anos, o Cine Theatro Brasil foi construído em 1932 na Praça Sete, Centro de Belo Horizonte. Pesado e elegante a um só tempo, seu volume art déco marcava presença como um dos maiores edifícios da cidade, sendo que na década de 1950 outras esquinas da Praça receberiam dois prédios também emblemáticos: o Banco da Lavoura (Álvaro Vital Brasil, 1950) e o Banco Mineiro (Oscar Niemeyer, 1953).

O cinema entrou em decadência na década de 1990, ficou fechado por décadas e foi reinaugurado como centro cultural em 2013 como “Cine Theatro Brasil Vallourec”. Patrocinadora do espaço, a Vallourec restaurou o cinema e construiu um salão de eventos acima da plateia, o que gerou um grande vazio arquitetônico entre o teto inclinado da plateia e a laje do novo salão. Portanto, um dos quarteirões mais densos e simbólicos da cidade tem hoje um enorme vazio sem função, a não ser a de preservar a memória das tesouras de concreto armado que antes cobriam o edifício original.

Compartilhar:
Notícias - 14/01/2016

Claudio Tozzi recebe primeira individual em Londres

Precursora do fenômeno artístico que seria conhecido como Pop Art, Londres recebe, entre 23 de janeiro e 24 de março, …

Notícias - 31/08/2017

US$ 1 milhão é oferecido ao Berkshire Museum para não vender seu acervo e presidente do conselho rejeita

Um grupo que surgiu inesperadamente essa semana tem algo em comum: querer que o Berkshire Museum volte atrás na ideia de …

Notícias - 16/05/2018

Phillips: Destaques do Século 20 e Arte Contemporânea

Nesta tarde do dia 16 e na noite do dia 17 de maio, a casa de leilões Phillips, em Nova …

Notícias - 14/04/2016

Galerias paulistas se preparam para a ArteBA 2016

A arteBA – Feira de Arte Contemporânea de Buenos Aires anuncia a lista completa de galerias participantes de sua 25ª …

Notas - 30/04/2015

Premiados no 66º Salão de Abril

O júri de seleção do 66º Salão de Abril, em Fortaleza, formado pelas curadoras e pesquisadoras Flávia Corpas, Cecília Bedê …

Notícias - 31/03/2014

Abertura da exposição de Daniel Arsham

Abertura da exposição de Daniel Arsham na Baró G… Carolina Krieger

Notícias - 08/11/2017

Feira PARTE abre em São Paulo sua nona edição

A PARTE é a primeira feira no Brasil dedicada à arte contemporânea, com foco em novos talentos.

Plataforma de fomento à …

Notícias - 31/03/2014

Conheça o Conselho do Patrimônio Museológico

O Jornal Folha de São Paulo divulgou os representantes da sociedade civil que comporão o Conselho do Patrimônio Museológico, responsável …

Notícias - 18/07/2016

Coleção de David Bowie será leiloado pela Sotheby's

No último dia 14 de julho, a casa de leilões Sotheby’s anunciou que cerca de 400 obras reunidas pelo falecido …

Notícias - 08/06/2016

500 anos de história da arte na UNIFOR

Coleção particular do chanceler Airton Queiroz é tema da nova exposição em cartaz no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza. …

Notícias - 23/03/2017

Novas esculturas de Anish Kapoor impressionam

Anish Kapoor, um dos artistas mais influentes de sua geração, apresenta uma grande exposição de novas obras na Lisson Gallery, …

Notícias - 07/04/2017

Especial SP-Arte - Nota 15: Review dia 6/4

O primeiro dia da abertura oficial da SP-Arte manteve os corredores do Pavilhão da Bienal mais tranquilos e repleto de …