Sergio Gonçalves Galeria chega à Europa dia 17

A Sergio Gonçalves Galeria desembarca, pela primeira vez, na oitava edição da The Solo Project, feira de Arte Contemporânea, em Basel, na Suíça. A galeria carioca, que será a única brasileira a participar da Mostra, será representada pelos artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, dois grandes nomes da Arte Brasileira, que desenvolveram obras a partir de pesquisas em torno de elementos da arquitetura e da cultura oriental especialmente para a Mostra. A The Solo Project, que tem o objetivo de apresentar projetos de artistas de diferentes culturas ao redor do mundo, acontece em conjunto com a mais importante feira de Arte do mundo, a ArtBasel, de 17 a 21 de junho.

“Fiquei muito feliz com o convite. Basel é o sonho de todo colecionador, é onde todo artista deseja estar. Quando a Sergio Gonçalves Galeria optou por fazer um trabalho com arte contemporânea no centro histórico do Rio, esse era o objetivo do nosso trabalho – chegar aos grandes centros da Arte mundial. Já demos dois passos com a presença nas feiras em New York e Miami, no ano passado, e agora chegamos a Europa. Este reconhecimento confirma que estamos no caminho certo e é apenas o primeiro passo. O investimento em cima dos nossos artistas continua e muito mais ainda está por vir. É um estímulo para continuarmos nos dedicando a Arte”, afirma Sergio Gonçalves.

Felipe Barbosa vai apresentar a série Quadrado Mágico, onde o artista cria um diálogo entre jogos matemáticos e a arte, subvertendo o sentido dos objetos ao ressignificá-los entre formas e signos geométrico. Para Felipe os quadrados mágicos possuem uma espécie de conexões ocultas com os números, onde ele busca fazer uma relação com os objetos que escolhe para trabalhar, onde diversas sobreposições ganham formas geométricas. Como a série de painéis hexagonais com fichas e flâmulas dos anos 60, entre outros materiais, todos ganham status de arte nas obras do artista. “Assim como para os sufis e pitagóricos, acredito que os números e suas simetrias, entre as quais os quadrados mágicos, representam os estágios da criação. Logo, procuro brincar com o abstrato e criar um novo mundo de possibilidades com a minha arte”, define o artista.

Já Rosana vai exibir os clássicos da literatura Persa – “O Jardim das Rosas”, “ Layla e Majnun” e “As Mil e Uma Noites” – obras que são fruto de uma pesquisa a respeito da vasta cultura oriental. As pinturas foram feitas utilizando como base os desenhos de gelosias (grades de madeira postas nas janelas para que as mulheres vejam a rua, sem serem vistas) e desenhos de tapetes persa, com seus elementos simbólicos de tribos diversas. A artista apresenta, também, desenhos baseados nos Mehndis (tatuagem temporária feita com um corante extraído da Henna).

As obras estarão reunidas no stand da Sergio Gonçalves Galeria (F2), no St. Jakobshalle, de 17 a 21 de junho.

Compartilhar:
Notícias - 14/08/2017

1ª Semana de arte abre em São Paulo

De 14 a 20 de agosto, acontece na capital paulista, uma feira de arte com conceito curatorial inovador, cercada de …

Notas - 03/07/2015

Associação Chico Lisboa realiza a I Bienal C em Porto Alegre

A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, fundada em Porto Alegre em 09 de agosto de 1938, com a …

Notícias - 17/09/2015

Panoramas do Sul no Sesc_Videobrasil

Um recorte da produção cultural do Sul Geopolítico a partir das questões históricas, políticas, sociais e humanitárias ocupa a cidade …

Notas - 15/12/2017

Coletivos se retiram da bienal de Kuala Lumpur após ter seus trabalhos confiscados pela polícia

Coletivos se retiram da bienal de Kuala Lumpur após ter seus trabalhos confiscados pela polícia. os grupos Pusat Sekitar Seni e …

Notícias - 22/03/2018

Escultura de uma histórica mulher negra irá substituir estátua racista em Pittsburgh

Em todo EUA, cidades como Baltimore e New Orleans, monumentos controversos de figuras históricas estão sendo demolidos.
Agora Pittsburgh é a …

Notícias - 02/03/2017

Polêmico fotógrafo chinês morre aos 29 anos

O provocador fotógrafo chinês Ren Hang morreu. Ele tinha apenas 29 anos.
Embora a causa da morte ainda não confirmada, várias …

Notícias - 16/02/2017

Conheça todos os artistas e pavilhões da Bienal da Veneza

A 57ª edição da Bienal de Veneza, intitulado “Viva Arte Viva” pelo curador Christine Macel, lançou a lista dos 120 …

Notícias - 20/01/2016

Arte de rua sem rua

Que passeia pelos rios ao redor de Belém, na região da ilha de Combu, vai se deparar com cores que …

Notícias - 20/01/2015

Bolsa de Arte realiza captação de obras para leilão em março2

A Bolsa de Arte está realizando a captação de obras para o próximo leilão em março. Contato no Rio de Janeiro: …

Notas - 01/03/2016

Baixo Ribeiro da Choque Cultural em bate-papo exclusivo no Espaço Cult

Programa de comunicação intitulado “Lema: Planejamento, Criação e Relacionamento”, criado pela Agência Lema para o Espaço Cult, tem cinco dias …

Notícias - 01/12/2015

Luciana Caravello lança campanha em favor à cidade de Mariana

São tempos difíceis os que passamos agora no Brasil e no mundo. Há muito o que se refletir e observar …

Notícias - 25/11/2015

Semana de imersão cultural na Usina Santa Terezinha reúne mais de 15 artistas

Entre os dias 16 e 22 de novembro, mais de 15 artistas brasileiros, de variadas expressões culturais como música, cinema, …