Sergio Gonçalves Galeria chega à Europa dia 17

A Sergio Gonçalves Galeria desembarca, pela primeira vez, na oitava edição da The Solo Project, feira de Arte Contemporânea, em Basel, na Suíça. A galeria carioca, que será a única brasileira a participar da Mostra, será representada pelos artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, dois grandes nomes da Arte Brasileira, que desenvolveram obras a partir de pesquisas em torno de elementos da arquitetura e da cultura oriental especialmente para a Mostra. A The Solo Project, que tem o objetivo de apresentar projetos de artistas de diferentes culturas ao redor do mundo, acontece em conjunto com a mais importante feira de Arte do mundo, a ArtBasel, de 17 a 21 de junho.

“Fiquei muito feliz com o convite. Basel é o sonho de todo colecionador, é onde todo artista deseja estar. Quando a Sergio Gonçalves Galeria optou por fazer um trabalho com arte contemporânea no centro histórico do Rio, esse era o objetivo do nosso trabalho – chegar aos grandes centros da Arte mundial. Já demos dois passos com a presença nas feiras em New York e Miami, no ano passado, e agora chegamos a Europa. Este reconhecimento confirma que estamos no caminho certo e é apenas o primeiro passo. O investimento em cima dos nossos artistas continua e muito mais ainda está por vir. É um estímulo para continuarmos nos dedicando a Arte”, afirma Sergio Gonçalves.

Felipe Barbosa vai apresentar a série Quadrado Mágico, onde o artista cria um diálogo entre jogos matemáticos e a arte, subvertendo o sentido dos objetos ao ressignificá-los entre formas e signos geométrico. Para Felipe os quadrados mágicos possuem uma espécie de conexões ocultas com os números, onde ele busca fazer uma relação com os objetos que escolhe para trabalhar, onde diversas sobreposições ganham formas geométricas. Como a série de painéis hexagonais com fichas e flâmulas dos anos 60, entre outros materiais, todos ganham status de arte nas obras do artista. “Assim como para os sufis e pitagóricos, acredito que os números e suas simetrias, entre as quais os quadrados mágicos, representam os estágios da criação. Logo, procuro brincar com o abstrato e criar um novo mundo de possibilidades com a minha arte”, define o artista.

Já Rosana vai exibir os clássicos da literatura Persa – “O Jardim das Rosas”, “ Layla e Majnun” e “As Mil e Uma Noites” – obras que são fruto de uma pesquisa a respeito da vasta cultura oriental. As pinturas foram feitas utilizando como base os desenhos de gelosias (grades de madeira postas nas janelas para que as mulheres vejam a rua, sem serem vistas) e desenhos de tapetes persa, com seus elementos simbólicos de tribos diversas. A artista apresenta, também, desenhos baseados nos Mehndis (tatuagem temporária feita com um corante extraído da Henna).

As obras estarão reunidas no stand da Sergio Gonçalves Galeria (F2), no St. Jakobshalle, de 17 a 21 de junho.

Compartilhar:
Notícias - 19/04/2016

ArtLima estréia nova edição

Art Lima gera a plataforma de negócios mais importante da indústria da cultura peruana no campo das artes visuais, promovendo …

Notas - 02/02/2018

Aberta as inscrições para residências na SOMA Galeria

A SOMA Galeria está com inscrições abertas para sua temporada de residências 2018, e começa a receber propostas dos interessados. …

Notícias - 11/05/2016

Ai weiwei prepara seu primeiro longa-metragem

O artista e ativista chinês Ai Weiwei está filmando seu primeiro filme de longa-metragem, um documentário sobre refugiados.

O artista visitou …

Notícias - 07/11/2018

Passeios LGBTQ propõem novo ponto de vista sobre uma antiga coleção

Um visitante do Victoria & Albert Museum de Londres acharia difícil perder de vista a estátua de seis metros e …

Notícias - 08/10/2014

A diaba da pintura dança um arrocha com deus

O dedo de deus já não busca o de Adão e toca no cu de um vira-lata do tipo puro, …

Notícias - 03/08/2017

Ame ou odeie os tesouros de Damien Hirst. Saiba tudo sobre a exposição mais polêmica do ano

POR CONSTANÇA BASTO

Polêmicas ao redor da exposição “Treasures from the Wreck of the Unbelievable”, de Damien Hirst

A exposição se mostrou …

Notícias - 29/06/2017

A incrível história da galerista que descobriu Rothko e Reinhardt

A lista das aventuras e realizações de Betty Parsons é imensa.

Como galerista, ela deu a Jackson Pollock, e uma miríade …

Notícias - 15/02/2018

Nova escultura de Anish Kapoor para museu escola de Boston

As notícias sobre a monumental “Cloud Column” de Anish Kapoor começaram logo após o Museu de Belas Artes de Houston …

Notícias - 25/01/2015

A Embaixada do Brasil, em parceria com Rainhart Gallery apresenta "Arte de Pernambuco".

A exposição apresenta obras de 17 artistas do estado de Pernambuco, conhecido por seu dinamismo cultural, e reúne quatro gerações de artistas, …

Notícias - 25/06/2018

Protesto em escultura gigante de colher acaba em prisão

A escultura, com cerca de três metros de comprimento e pesando cerca de 200 quilos, é uma enorme representação do …

Notícias - 23/08/2018

Em instalação artística, Trump é comparado com um palhaço assassino

Uma escultura em tamanho natural de um Donald Trump nu feita para parecer um palhaço foi instalada em um outdoor …

Notícias - 26/10/2017

Escultura de Henry Moore retorna a Londres

A escultura de Henry Moore de uma mulher ondulada, carinhosamente conhecida como “Old Flo”, está de volta à exibição pública …