São Paulo e Belo Horizonte recebem a 7ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria

Os dez artistas selecionados na 7ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes, participam de exposições coletivas em três galerias. Em São Paulo, as exposições são simultâneas e ocorrem na Zipper Galeria (de 19/1/16 a 20/2/16), nos Jardins, e na Galeria Sancovsky (de 20/1/16 a 20/2/16), em Pinheiros. Em Nova Lima (MG), a mostra ocorre na Orlando Lemos Galeria, entre 12/3 e 23/4/16.

O júri de seleção foi formado pelos curadores Jacopo Crivelli Visconti, Marta Ramos-Yzquierdo e Douglas de Freitas, que escolheram os artistas Bruno Bernardi (GO/SP), Daniel Antônio (MG/SP), Daniel Jablonski (RJ), Felipe Seixas (SP), Giulia Bianchi (SP), Marcelo Oliveira (RJ), Mariana Teixeira (SP), Renan Marcondes (SP), Renato Castanhari (SP) e Sergio Pinzón (Colômbia/SP). Durante as exposições, os três membros do júri visitarão as mostras para definir o ganhador do prêmio de R$ 1.000,00. Todos os dez selecionados recebem R$ 600,00 de ajuda de custo.

O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão tradicionalmente abre o calendário de artes na cidade e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes.

A 7ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido por este Mapa das Artes, recebeu 172 inscrições (aumento de 18% em relação à 6ª edição, quando recebeu 145 inscrições) provenientes de 15 Estados brasileiros mais o Distrito Federal. São Paulo compareceu com 98 artistas, sendo 70 da capital, 15 do interior, 12 da Grande São Paulo e um do litoral. Rio de Janeiro teve 26 inscritos (18 da capital, cinco de Niterói e três do interior). Em seguida vieram Minas Gerais (11 inscrições), Paraná (9), Distrito Federal (6), Rio Grande do Sul e Espírito Santo (4 cada), Santa Catarina (3), Pernambuco, Paraíba e Pará (2 cada). Maranhão, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás compareceram com uma inscrição cada.

Nesta sétima edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, Agnaldo Farias reconquistou o posto de curador mais mencionado pelos artistas inscritos (no ano passado, pela primeira e única vez no evento, havia sido ultrapassado por Mario Gioia). Agnaldo Farias foi mencionado por 13 dos 172 inscritos. Em seguida, vieram Cauê Alves e Paulo Miyada (10 menções cada). Mario Gioia chegou em quarto, com seis votos. Paulo Herkenhoff, Marcelo Campos, Cristiana Tejo e Juliana Monachesi tiveram quatro menções cada. Thaís Rivitti, Josué Mattos, Tiago Mesquita, Ananda Carvalho, Marisa Mokarzel e Éder Chiodetto tiveram três menções cada. A indicação de até três curadores na ficha de inscrição foi opcional.

Compartilhar:
Notícias - 30/11/2016

Vivian Caccuri e Carla Chaim nominadas ao Future Generation Art Prize

As artistas brasileiras Carla Chaim e Vivian Caccuri estão entre os finalistas para o 4o prêmio de arte Future Generation. …

Notícias - 24/11/2016

Paris ganhará escultura de presente de Jeff Koons

O artista americano Jeff Koons doou uma obra de arte para a cidade de Paris e o povo da França …

Notícias - 06/09/2017

Morre o pintor alemão Arno Rink aos 76 anos

O artista de Leipzig, Alemannha, Arno Rink morreu nesta terça-feira, 5 de setembro, aos 76 anos em decorrência de câncer – três semanas …

Notícias - 21/08/2015

Wilson Tibério: a negritude nas artes plásticas

De acordo com o professor, poeta e ativista Oliveira Silveira (1941-2009), Wilson Mendonça Tibério nasceu, em Porto Alegre, no dia …

Notícias - 23/02/2017

Anselm Kiefer renega exposição na China

A mostra de Anselm Kiefer na Academia Central do Museu de Belas Artes (CAFAM) em Beijing atraiu a controvérsia no …

Notícias - 14/04/2016

Artista Daniel de Paula é nomeado a prêmio aquisição na SP-Arte

EFG Bank & ArtNexus anunciaram durante a SP-Arte que o artista nomeado para o prêmio latino-americano de aquisição é Daniel …

Notícias - 23/11/2018

Mostra sobre Rock n' roll no Metropolitan Museum of Art já é alvo de polêmica antes de abertura

A primeira grande exposição de museu de arte dedicada aos instrumentos de rock & roll estará estreando no Metropolitan Museum …

Notícias - 30/05/2018

Pesquisa diz que artistas mulheres ainda estão atrasadas em Leilões

Apenas 13 dos 100 artistas com melhor desempenho em leilão em 2017 eram mulheres, de acordo com um novo relatório …

Notas - 16/12/2015

Pinacoteca e Estação Pinacoteca mudam os dias de funcionamento em 2016

A partir de 04 de janeiro de 2016, a Pinacoteca de São Paulo e a Estação Pinacoteca ficarão abertas para …

Notícias - 23/08/2018

Real ou Fake? Conheça o Masterworks: sua chance de ter um Warhol ou Monet

Todos nós não merecemos possuir um Warhol? Alguns podem argumentar que, ao pagar impostos em museus públicos, nós o fazemos. …

Notícias - 10/09/2015

Chiharu Shiota em conversa na ArtRio

Capa da Dasartes 40 com a obra “The key in the hand”, em matéria sobre a 56ª Bienal de Veneza, …

Notícias - 15/03/2018

Cientista brasileiro descobre segredo em desenho de Michelangelo

Um cientista brasileiro afirma que o pequeno esboço de um homem dobrado no canto do desenho de Michelangelo de Vittoria …