Projeto Palavras Cruzadas aposta em intercâmbio de linguagens artísticas

© Divulgação

Em seu quarto ano, o Palavras Cruzadas – com curadoria e direção de Marcio Debellian – se consolida como um dos projetos culturais que mais aposta no intercâmbio de linguagens, reunindo artistas de diferentes áreas (e que jamais trabalharam juntos) para conceberem espetáculos inéditos. Depois de Lira + André Vallias, que aconteceu em setembro, agora será a vez de o projeto promover o encontro da música do Metá Metá com os trabalhos da artista Edith Derdyk em uma apresentação criada especialmente para a ocasião. Os encontros acontecerão no Oi Futuro (16/10 e 17/10), na Cidade das Artes (18/10) e na PUC-Rio (19/10), onde Edith dará um workshop. Em novembro, a cantora Tulipa Ruiz e o fotógrafo Alexandre Orion se juntam para o encerramento do quarto ano de “Palavras Cruzadas”.

Um diferencial do projeto é o processo de criação de cada edição: além das reuniões de criação que começam assim que as duplas são definidas, antes da estreia os artistas têm o teatro do OI Futuro Ipanema à disposição durante cinco dias para ensaiar e criar no próprio espaço, testando possibilidades de cenografia, luz e performance. “O espaço do teatro acaba ditando muita coisa e dali vão surgindo novas ideias que são implementadas de um dia para o outro. Este ano o desafio será maior, porque as apresentações acontecerão em dois teatros diferentes e já temos que prever os ajustes durante a pré-produção.”, explica Debellian.

SOBRE OS ESPETÁCULOS DA TEMPORADA – ANO IV:
Palavras Cruzadas #11: Metá Metá + Edith Derdyk (16/10 e 17/10 às 21h no OI Futuro Ipanema; e 18/10 às 19h na Cidade das Artes):

O grupo Metá Metá, aclamado pela sua mistura de ritmos africanos, louvação a orixás, jazz e rock, vai se juntar à artista plástica e ilustradora Edith Derdyk, conhecida por suas instalações com linhas no espaço e seus livros de artista. A banda de Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França chega para dialogar com as instalações de papel que Edith irá preparar para o espetáculo e que serão sonorizadas para atuar como mais um instrumento à disposição do grupo. Edith também prepara uma oficina para ser realizada no dia 19, na PUC-RJ.

Palavras Cruzadas #12: Tulipa Ruiz + Alexandre Orion (06/11 e 07/11 às 21h no Oi Futuro Ipanema e 08/11 às 19h na Cidade das Artes):

A cantora vai se juntar ao fotógrafo e artista Alexandre Orion. Animada com a possibilidade de fazer algo totalmente diferente do que está acostumada a apresentar em seus shows, Tulipa trabalhará com uma formação de banda diferente da turnê do seu disco “Dancê”, que está rodando o país. Marcio comenta sobre o que esperar da junção dos dois: “O Alexandre foi uma sugestão da própria Tulipa – eles já tinham o desejo de trabalhar juntos, mas era apenas uma promessa mútua. Eles estão bem animados, já começaram a se encontrar e acho que até novembro vão surgir muitas ideias”. Rica Amabis e Gustavo Ruiz – seu irmão e parceiro – foram convidados por Tulipa para esta nova experiência. Alexandre levará um pouco de seu trabalho também para uma oficina na PUC-RJ, no dia 9/11.

Encerramento na PUC-RJ (10/11, Anfiteatro Professor Junito Brandão, das 14h às 18h):

O Palavras Cruzadas terá um encerramento especial e inédito com debate na PUC-RJ. Os professores e pesquisadores Julio Diniz e Miguel Jost irão discutir em um seminário o cruzamento de linguagens visuais no campo da canção e da poesia e terão como convidados alguns dos artistas que participaram em edições anteriores.

Compartilhar: