Instituto Rubens Gerchman comemora 40 anos da EAV Parque Lage divulgando conteúdo inédito

© Foto: Alfredo Grieco / Reprodução

O Instituto Rubens Gerchman comemora os 40 anos da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage compartilhando (ou publicando) em seu website 25 entrevistas inéditas sobre o Pensamento Pedagógico de Rubens Gerchman à frente da Escola. As entrevistas com ex- alunos, professores, artistas, curadores, críticos de arte, poetas, músicos, cineastas e formadores de opinião apresentam diferentes pontos de vista e belas histórias sobre a fundação da Escola, conceitos, práticas e sua importância política na década de 1970.

As entrevistas são parte do projeto de pesquisa “Rubens Gerchman: com a demissão no bolso”, que vem ampliando o acervo histórico e documental sobre o pensamento pedagógico do artista, que norteou a fundação da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage em 1975, no Rio de Janeiro Iniciado, em 2014, com a parceria da Casa Daros e da EAV. O projeto teve uma segunda etapa, em 2015, que contou com o apoio ArtEdu Stiftung. Foram realizadas no total 25 entrevistas, que estão transcritas integralmente em português e inglês.

A partir de agora, esse material está totalmente acessível ao público para estudos, pesquisas e debates.

Abaixo a relação de todos os entrevistados e colaboradores:

Helio Eichbauer (cenógrafo e professor), Heloísa Buarque de Hollanda (poetisa e professora), Carlos Vergara (artista), Roberto Magalhães (artista), Sérgio Santeiro (cineasta e professor), Xico Chaves (artista e gestor cultural), Rosa Magalhães (carnavalesca e professora), Frederico Moraes (crítico de arte), Luiz Ernesto (artista e professor), Jards Macalé (músico), Bernardo Vilhena (poeta), Walter Carvalho (diretor de fotografia), Daniel Senise (artista), João Carlos Horta (cineasta), Armando Strozemberg (jornalista e publicitário), Anna Bella Geiger (artista), Paulo Sérgio Duarte (curador), Antônio Dias (artista), Lauro Cavalcanti (arquiteto e curador), Celso Guimarães (fotógrafo e professor), Claudia Saldanha (ex-diretora da Escola de Artes Visuais e curadora), Marcos Flaksman (cenógrafo e professor), Ney Matogrosso (cantor e performer), Antônio Grosso (gravurista e professor) e Tunga (artista).

Visitem o site, conheçam o que se passou, divirtam-se com as histórias!

Compartilhar: