Formas do Moderno

Uma das mais significativas coleções de arte brasileira chega a Belo Horizonte pela primeira vez. Reunindo cerca de 60 obras de importantes artistas do Modernismo no Brasil, a exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção da Fundação Edson Queiroz”.

A mostra proporciona um passeio pela história da arte moderna brasileira ao apresentar grandes nomes como Lasar Segall, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Guignard, Bruno Giorgi, Cícero Dias, Flavio de Carvalho, Alfredo Volpi, Helio Oiticica, José Pancetti, entre outros. Ao todo, o público poderá apreciar 53 pinturas e 5 esculturas de variados artistas, com destaque para as obras “Duas Amigas” (1913), de Lasar Segall; “Mulata com Flores” (19XX), de Di Cavalcanti; e “Mulher e Crianças” (1940), de Portinari, e Lavadeiras do Abaeté (1956), de Pancetti.

Com curadoria de Valéria Piccoli, atual curadora-chefe da Pinacoteca do estado de São Paulo, a exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção da Fundação Edson Queiroz” traz uma narrativa da história da arte da primeira metade do século XX no Brasil, por meio de obras de qualidade inquestionável.

Em evidência, as variadas linguagens da modernidade, ressaltando as relevantes formas do movimento. Em um período de 50 anos do modernismo, será possível perceber inúmeras fases dos artistas acompanhando a noção de modernidade, desde o país ansiando por ser moderno, a construção da iconografia nacional e a reformulação da arquitetura e formação das cidades.

A exposição contará com agendamento de visitas mediadas pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, além de visitas temáticas, palestras, minicursos, oficinas e ateliê aberto. Com coordenação da educadora Clarita Gonzaga, as temáticas do Programa Educativo envolvendo a mostra irão variar entre colecionismo, modernismo e linguagens artísticas, proporcionando ao público uma imersão nas experiências e processos que nortearam a produção dos artistas em exposição.

Compartilhar:
Notícias - 15/12/2014

Com curadoria de Daniela Name, a galeria Mercedes Viegas inaugura a coletiva "20".

Com curadoria de Daniela Name, a mostra reúne artistas que fizeram parte da história da galeria e da marchand, que …

Notícias - 19/05/2016

arteBA 25 anos

A feira de arte contemporânea arteBA celebra o seu 25º aniversário com entusiasmo e com uma série de atividades que …

Notícias - 10/05/2018

Grupo ativista quer esculpir uma escultura de gelo de Donald Trump

O grupo ativista finlandês Melting Ice espera esculpir uma escultura de gelo de 35 metros de altura de Donald Trump …

Notas - 06/08/2015

Pivô promove neste sábado (8) conversa com os artistas e curador da exposição “Casa 7”

O Pivô recebe neste sábado, dia 8, às 17h, os artistas da exposição “Casa 7 no Pivô” e o curador …

Notas - 24/07/2015

Arte Quentinha

Dos 24 artistas, residentes em Brasília, que terão suas obras espalhadas pelo DF com o “Arte Quentinha”, seis deles foram …

Notícias - 21/06/2018

A escultura monumental feita de 40.000 cartuchos de balas

Embora o virtuoso fotorrealista Robert Longo tenha feito trabalhos politicamente carregados desde sua ascensão à proeminência na era Reagan, a …

Notícias - 18/01/2018

Projeto Condo está chegando em São Paulo

O projeto CONDO, que é um trabalho em rede, colaborativo organizado entre galerias, sem fins lucrativos que abriu sua terceira …

Notas - 13/04/2016

Centro Municipal Adamastor recebe exposição Manual da Sobrevivência

Manual da sobrevivência é a nova exposição de Sheila Ortega no Centro Municipal Adamastor. A mostra que abriu no último …

Notícias - 07/04/2017

Especial SP-Arte - Nota 15: Review dia 6/4

O primeiro dia da abertura oficial da SP-Arte manteve os corredores do Pavilhão da Bienal mais tranquilos e repleto de …

Notícias - 14/10/2015

Rubens Gerchman recebe selo da UNESCO

O conjunto documental “Arquivo Pessoal Rubens Gerchman” foi incluído no registro nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO – …

Notícias - 29/05/2018

Fundação Marcos Amaro abre mostra permanente em sua sede FAMA em Itu

Um panorama abrangente da arte brasileira, com trabalhos dos mais importantes artistas nacionais. Com esse mote, a Fundação Marcos Amaro …

Notícias - 19/05/2014

Mostra "Teoria da cor - Miguel Rio Branco"

Entre os dias 16/04 à 20/07, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, apresenta na Estação Pinacoteca a exposição “Teoria …