Fábio Carvalho retorna a Lisboa para a segunda fase da intervenção urbana APOSTO

Depois de passar 30 dias na Residência Artística HS13rc entre fevereiro e março deste ano, o artista retorna a Lisboa este mês para realizar a segunda fase do projeto de intervenção urbana APOSTO. Na primeira fase do projeto, o artista criou dois novos padrões de azulejo, a partir de fotos de peças da série “Delicado Desejo”. A série é composta por armas de fogo criadas a partir de um patchwork de diversas rendas.

Os novos padrões de azulejo foram impressos em papel, e depois aplicados em fachadas de prédios lisboetas onde os azulejos originais já estavam em falta, por deterioração ou roubo. Nenhum azulejo real foi encoberto pelos azulejos de papel do artista.

Além dos dois novos padrões de azulejo criados, em um caso particular Fábio Carvalho criou um padrão específico, “sob medida”, visando um maior diálogo entre o padrão original na fachada e o criado pelo artista. É exatamente este aspecto que será ampliado nesta segunda fase da da intervenção urbana APOSTO, batizada como “APOSTO 2.0”. O artista irá criar uma grande variedade de novos padrões para seus azulejos de papel, cada qual destinado a apenas um único padrão português original. Desta forma, cada fachada será completada com um desenho de azulejo desenvolvido especialmente para aquele prédio.

Além de “APOSTO 2.0”, o artista também levará a Lisboa a intervenção urbana “OCUPAÇÃO MONARCA”, iniciada em agosto deste ano no Rio de Janeiro. Em Lisboa, o lambe lambe da OCUPAÇÃO MONARCA também assumirá a forma de azulejo de papel, para ser aplicado em portas e janelas lacradas com cimento em imóveis abandonados, e em alguns casos específicos, como complemento às faltas de azulejos em fachadas.

Nesta intervenção temos como base a icônica imagem de um soldado em uniforme camuflado e armado com um fuzil, com asas de borboleta saindo de suas costas, que pode ser encontrada em uma variedade de outros trabalhos do artista, acompanhada de novos desenhos, todos advindos do universo militar: tanques de guerra, granadas, bombas, pistolas, facões, entre outras, ornamentados por uma variedade de flores. Esta série foi criada como uma referência aos azulejos de figura avulsa portugueses.

Compartilhar:
Notícias - 24/11/2016

Galerias do Rio se reúnem para a primeira edição da ArtRio Carioca

O Rio de Janeiro ganha mais uma oportunidade para ver de perto obras de grandes nomes da arte moderna e …

Notícias - 16/08/2018

Arquiteto do Centre Pompidou e Whitney Museum lamenta tragédia em Genova

O arquiteto italiano Renzo Piano estava em uma reunião no Cern, em Genebra, na Suíça, quando soube do colapso de …

Notícias - 22/02/2018

Virginia Woolf era uma fotógrafa ávida e agora você pode ver seu trabalho on-line

Para um vislumbre da vida de uma das mulheres femininas mais célebres, não procure mais do que a Harvard Library, …

Notícias - 07/12/2017

Comprador da obra de Leonardo da Vinci é revelado

Segundo a Artnews, o comprador da pintura de Leonardo da Vinci, “Salvator Mundi” (aproximadamente de 1500), que no último mês tornou-se a …

Notícias - 15/12/2017

Revista Parkett anuncia o fim do impresso depois de 33 anos de publicação

A força colaborativa da revista Parkett se desenrola com artistas e escritores, com visões retrospectivas e futuras, mais uma vez. …

Notícias - 07/04/2017

Especial SP-Arte - Nota 15: Review dia 6/4

O primeiro dia da abertura oficial da SP-Arte manteve os corredores do Pavilhão da Bienal mais tranquilos e repleto de …

Notícias - 26/10/2015

PARTE traz oficinas e diálogos com curadores, artistas, acadêmicos e gestores culturais

A PARTE Feira de Arte Contemporânea, que acontece entre 4 e 8 de novembro no Paço das Artes, completa cinco …

Notícias - 14/11/2017

Fotografias de Carolee Schneemann roubadas são recuperadas

A polícia norte-americana está à procura de uma mulher captada por câmeras de vigilância enquanto enviava pelos correios um par …

Notícias - 30/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 9: Gallery Night repete sucesso do ano passado

Nos dias 03 e 04 de abril (segunda e terça-feira), inaugurando a semana SP-Arte, uma seleção dos principais espaços da …

Notícias - 11/03/2016

Especial Berlim, José Leonilson, Sérgio Camargo e mais na Dasartes 46

A edição 46 da Dasartes já está disponível em nosso aplicativo para Android com matéria especial de capa sobre Berlim, …

Notícias - 27/06/2016

Ascânio MMM e suas invenções

Simões de Assis Galeria de Arte abre exposição individual do artista Ascânio MMM, com curadoria de Felipe Scovino

Esta é a …

Notícias - 10/05/2018

Santiago Calatrava cria escultura em espiral vermelha para a orla de Chicago

Chicago é uma cidade de arte pública – de Picasso em Daley Plaza ao mosaico Four Seasons de Chagall e …