“EBA URBE – Festival de Arte e Espaço Público” abre inscrições para a edição de 2015

© Divulgação

Está aberta a convocatória para artistas interessados em apresentar propostas de ocupação efêmera no EBA URBE – Festival de Arte e Espaço Público – edição 2015, que ocorrerá entre os dias 4 e 5 de novembro de 2015. O EBA URBE é um festival voltado para a produção de jovens artistas, em sua maioria, abrangendo projetos a serem desenvolvidos livremente em diversos suportes, técnicas, linguagens e esferas de atuação artística, visando a ocupação da área do prédio da Reitoria e seu entorno, em especial os espaços da Escola de Belas Artes, na Cidade Universitária da UFRJ (Ilha do Fundão).

O tema da edição 2015 é “Impermanências”, pretendendo-se aprofundar o debate acerca da relação entre práticas expositivas e obras efêmeras, performáticas ou não, em geral e de modo mais específico através de propostas cuja intenção seja ocupar, destacar e/ou transformar os espaços habituais entorno do prédio da Reitoria, local de realização do evento. Considera-se, assim, o caráter transitório de obras cuja fixidez é questão impertinente, por meio da proposição de trabalhos em que corpo, tecnologia ou a própria urbe são o suporte eleito para criação. Em contraposição a obras prontas e acabadas, abre-se portanto a possibilidade de inscrição/execução de projetos mais experimentais, fluidos e mesmo voláteis.

As propostas devem ser enviadas até o dia 12 de outubro de 2015 para o endereço eletrônico convocatoriaebaurbe@gmail.com, contento concepção/descrição do projeto a ser realizado, portfólio com 5 a 8 imagens de trabalhos anteriores e breve currículo do artista. As propostas serão avaliadas por uma comissão formada pelos curadores do EBA URBE, Ivair Reinaldim e Michelle Sales, professores da Escola de Belas Artes, e mais um convidado, profissional atuante na área e não vinculado à UFRJ.

Os trabalhos selecionados serão acompanhados pelos curadores, podendo sofrer adaptações, conforme as especificidades e restrições físicas que possam vir a ocorrer. Os materiais utilizados serão de custeio e inteira responsabilidade dos artistas e deverão ser retirados dos espaços em até 2 (dois) dias corridos após o fim do evento. Os artistas deverão acompanhar todas as etapas referentes à produção. A divulgação do resultado da seleção desta convocatória será realizada no dia 16 de outubro, na página do festival EBA URBE.

Compartilhar: