Conheça os vencedoros do 7º Prêmio Ibema Gravura

O artista e estudante do Museu da Gravura de Curitiba, Igor Rodacki, foi o grande vencedor do 7º Prêmio Ibema Gravura. Igor ficou em primeiro lugar com a obra “Maquinal Espontânea”. Em segundo lugar está a estudante da Universidade do Estado de MG (UEMG), Raquel Costa Ribeiro com a xilogravura “Única e verdadeira árvore numa plantação de pedras” e Julia Bastos de Souza, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, conquistou o terceiro lugar com a gravura em metal “Retratos: La Loba”.

Única premiação do Brasil desenvolvida pela iniciativa privada, O Prêmio Ibema Gravura tem o objetivo de incentivar a arte e a utilização das técnicas relacionadas à gravura entre estudantes do Brasil. Fabiana Biriba, coordenadora do prêmio, afirma que, a cada edição, os artistas se mostram mais engajados. “A força, expressividade e ousadia em que são tratados temas atuais, ligados a delicadeza das expressões e traços de uma arte milenar, é envolvente. Estes artistas também contam com o importante e indispensável incentivo de seus professores, universidades e centros de ensino. Juntos, seguimos a missão de revelar novos talentos e colaborar com a propagação da arte.

As obras foram analisadas pelo corpo de jurados composto pela artista plástica e especialista em gravura Uiara Bartira, a artista e professora na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, Bernadette Panek e pela coordenadora do Museu da Gravura de Curitiba, Juliana Leonor Kudlinski. Para Bernadette, as obras premiadas nesta edição mostraram, além do cuidado na apresentação, no enquadramento do papel, na limpeza e na qualidade de impressão, um preciosismo técnico e riqueza nas representações. “A escolha sempre nos coloca em uma situação complexa, pois certamente deixamos de fora obras que gostaríamos de premiar, mas ficamos felizes pelo resultado”, conta a artista.

As 20 obras selecionadas serão apresentadas juntamente com seus autores em uma vernissage, no dia 07 de dezembro que acontecerá no Museu da Gravura da cidade de Curitiba – Solar do Barão. O evento é gratuito e aberto ao público. Na ocasião, serão entregues os prêmios que totalizam R$ 13 mil, além de certificados e menções honrosas aos artistas vencedores. A exposição fica em cartaz até 25 de fevereiro de 2018.

Para a coordenadora do Museu e jurada do prêmio, Juliana Kudlinski, “é gratificante a oportunidade de conviver, por um momento, com a produção de tantos artistas da gravura que acreditam e desenvolvem seus trabalhos em processos considerados tradicionais. É a capacidade individual que transforma o que já foi visto tantas vezes em obras capazes de instigar”, conclui.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 880 colaborares, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Compartilhar:
Notícias - 09/12/2016

Atual curador da Bienal de São Paulo é o novo diretor-geral da Pinacoteca

Jochen Volz, atual curador da 32ª Bienal de São Paulo assume o cargo de diretor-geral da Pinacoteca do Estado de …

Notícias - 06/01/2016

Inscrições para o prêmio Mercosul de artes visuais encerra no dia 20 de março de 2016

Até 20 de março de 2016, estarão abertas as inscrições ao Prêmio Mercosul de Artes Visuais. Organizado pelo Mercosul Cultural, …

Notícias - 24/12/2015

Finalistas Concurso Garimpo 2015

É com grande alegria que a Dasartes anuncia os finalistas do Concurso Garimpo 2015, além de uma grande novidade: este …

Notas - 14/09/2018

Art Business: Um curso inteiramente voltado para os negócios nas artes visuais

Aprenda Art Business

Inscreva-se AQUI. 

Até 16/9.

O conteúdo central do Curso Art Business são os negócios no mundo das artes visuais. Os …

Notícias - 16/03/2017

Whitney Bienal abre com projeto de artistas em parceria com Tiffany & Co.

Para celebrar a parceria com o Whitney Museum, a Tiffany & Co. anunciou uma colaboração inédita com cinco artistas da …

Notícias - 31/01/2019

PolÍtico britânico vende antiguidades saqueadas

Um par de grandes esculturas de relevo assírio, datando de 860 a.C., semelhantes àquelas recentemente destruídas pelos extremistas islâmicos no …

Notícias - 22/09/2016

Nelson Leirner no Octógono da Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a partir do dia …

Notícias - 08/11/2018

Pai de uma vítima da escola Parkland colocou um colete à prova de balas na "Garota Destemida" de Wall Street

A estátua de “Fearless Girl” de Wall Street pode não ter medo de enfrentar o patriarcado, mas enfrentar um atirador …

Notícias - 27/01/2017

Osgemeos reagem a ação de Prefeitura de São Paulo contra pichações e grafites

“Parabéns São Paulo!! Ganhamos mais uma vez o desrespeito com a arte!!”.
Essa foi a mensagem estampada em um post …

Notícias - 30/08/2016

Hércules Barsotti e o movimento neoconcreto

Galeria Frente, localizada no bairro do Jardins em São Paulo, reconhecida por apostar em grandes nomes da arte brasileira, recebe …

Notícias - 08/03/2018

Barbie homenageia a mulher com barbie da Frida Kahlo e outras inspirações

Barbie está empenhada em empoderar e incentivar meninas a serem tudo que quiserem. Assim, no Dia Internacional da Mulher, a …

Notas - 06/10/2016

O maior escândalo da arte

Esta semana um juiz lançou uma investigação sobre uma série de pinturas dos velhos mestres, supostamente de artistas como Frans …