Carlos Araujo expõe “Gênesis” na reinauguração do Panteão de Roma

Obra mais emblemática da arquitetura clássica ao lado da Acrópole grega, o Panteão de Roma receberá entre 25 de setembro e 3 de outubro uma exposição do pintor brasileiro Carlos Araujo. Com 32 telas que ilustram passagens bíblicas do “Gênesis”, a mostra marca a reabertura do Panteão como espaço de exposições depois de mais de três séculos.

Pintor aclamado desde o início dos anos 1980 por Pietro Bardi (1900-1999) e importantes colecionadores dentro e fora do Brasil, Araujo, 65, passou o último quarto de século pintando a partir da Bíblia – criou mais de 1.200 telas de até seis metros de altura, num projeto colossal.

Depois de ter seu nome escolhido para a missão de reinaugurar o Panteão como espaço de exposições, o artista precisou adaptar sua pintura ao formato definido pelo departamento de patrimônio histórico italiano. As 32 telas verticais (2,20 X 0,80 m) que viajam a Roma foram desenvolvidas especialmente para a exposição ao longo de oito meses de trabalho. A curadoria foi feita em conjunto entre o próprio artista e Giovanni Belardi, superintendente dos Bens Arquitetônicos e Paisagísticos da Cidade de Roma.

“O Genesis é praticamente uma poesia. A primeira carta de amor de deus ao homem”, explica Araujo, que é admirado por autoridades do Vaticano desde os anos 1970 e já expôs telas na Bienal de Florença (2007), no Carrousel du Musée du Louvre, em Paris (2008), no Parlamento Europeu, em Bruxelas (2012) e no Castel dell’Ovo, em Nápoles (2014).

“Meu trabalho é uma mensagem de solidariedade e amor ao próximo que vale para cristãos, budistas, ateus, judeus, muçulmanos… somos todos irmãos”, complementa. Não à toa, a mostra tem apoio da Unesco e de outros organismos internacionais: Vaticano, Bienal Internacional de Florença, Bienal Internacional de Roma, CEI, UCID, Embaixada do Brasil em Roma, Instituto Italiano de Cultura e Parlamento Europeu.

Segundo o arcebispo Danielle Micheletti, a mostra do pintor brasileiro vem inaugurar um novo período para o Panteão. O mestre renascentista Rafael (1483-1520), enterrado no local, é um dos nomes ilustres que tiveram seus quadros mostrados ali, e a exposição de Araujo pretende retomar a vocação artística do espaço. Um aplicativo interativo com mais de 1200 imagens do artista complementa a exposição.

Concomitantemente, o artista fará uma exposição individual na prestigiosa Galleria D’Arte Benucci, localizada nas adjacências da Piazza di Spagna, área mais nobre da cidade.

Fôlego redobrado
Em três ocasiões – 1974, 1979 e 1987 – as pinturas de Araujo foram tema de exposições individuais no Masp, tratando de dilemas humanos e sociais. Entre 1989 e 1991, o artista passou por um período de isolamento, repensando seus motivos pictóricos e finalidades artísticas. Foi a partir desse momento que definiu seu fazer como “instrumento de algo maior” e passou a dedica-se às novas temáticas. “Eu olhava no espelho e já não me reconhecia. Foi uma passagem sofrida.”

O eixo de trabalho o aproxima de outros artistas que pintaram passagens da bíblia sob vários pontos de vista – do modernista Marc Chagall ao cartunista Robert Crumb. No ano passado, o produtor e diretor de cinema Darren Aronosfsky organizou uma exposição de arte contemporânea na galeria 462 West Broadway, no SoHo, concentrada apenas em Noé e no Genesis – tema de seu último filme – , mostrando que o livro que pautou a história da arte por mais de dez séculos segue fonte inesgotável para a criação.

Compartilhar:
Notícias - 17/05/2018

Artista de rua francês fatura após pintar código QR em seus murais

Mesmo que você não entenda muito bem as criptomoedas , provavelmente já ouviu falar que o Bitcoin e seus similares …

Notas - 15/12/2017

Novo museu em Jacarta

1º museu de arte contemporânea da cidade criado pelo empresário Haryanto Adikoesoemo para expor sua coleção particular.

O Museu de Arte Moderna …

Notícias - 29/11/2018

Texugos estão sendo espancados até a morte na China para produzir pincéis, diz a PETA

Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (PETA) está pressionando para que as empresas de fornecimento de arte parem de …

Notícias - 15/12/2016

Museu da Austrália impressiona pela beleza e acervo

Cerca de uma hora de duração de Melbourne, situado na exuberante Yarra Valley, encontra-se o Museu de Arte Tarrawarra (TWMA). …

Notícias - 01/07/2016

ArtRio vem aí

A ArtRio, chega a sua 6ª edição e faz este ano uma feira com foco nos colecionadores e curadores. A …

Notícias - 03/06/2015

Morre o colecionador Jean Boghici

Quando o MAR – Museu de Arte do Rio foi aberto, em 2013, uma das primeiras exposições foi “O Colecionador …

Notícias - 13/12/2018

Walmart é agora o proprietário do maior varejista de arte do mundo

Na constante busca do mega-revendedor por dominação do atacado, o Walmart anunciou na semana passada que vai adquirir a Art.com …

Notas - 05/11/2015

Nina Pandolfo expõe em Nova Iorque

Nina Pandolfo apresenta a exposição ‘Little things for life’ na galeria Coburn Projects, em Nova Iorque, a partir de 6 …

Notícias - 15/03/2018

Giro Dasartes

Veja aqui algumas das principais noticias das artes esta semana em um pequeno giro pelo mundo.

– Um museu dedicado à …

Notícias - 14/02/2019

Na vasta beleza do vale do Coachella, os artistas do Desert X enfatizam os perigos da mudança climática

Visitar o Desert X 2019 , a enorme bienal de arte que se estende por 55 km do Coachella Valley, …

Notícias - 28/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 2: Japan House apresenta preview de seu novo espaço em São Paulo

Com uma das culturas mais visuais do mundo, o Japão apresenta artistas que repensam a arte a partir da inovação …

Notícias - 21/01/2016

Museu Afro Brasil disponibiliza digitalmente importantes obras de arte de seu acervo

Mais de 100 obras da coleção do Museu Afro Brasil podem agora ser vistas por milhões de pessoas em todo …