Associação Chico Lisboa inaugura a primeira exposição da Bienal C em Porto Alegre

© Divulgação da I Bienal C

A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa inaugura na terça-feira, 15 de setembro, às 19h, nos espaços expositivos do DMAE, a primeira de uma série de exposições que integrarão a Bienal C – Chico Lisboa 2015, a realizar-se paralelamente à 10ª Bienal do MERCOSUL.

Nesta primeira edição, a I Bienal C contará com a participação de duzentos artistas visuais, que realizarão, no total, dez mostras em nove espaços expositivos de reconhecida importância na cidade de Porto Alegre.

As exposições que serão realizadas na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, na Galeria Duque Espaço Cultural e no Espaço Cultural Correio do Povo destacarão especialmente artistas de renome na história das artes visuais do Rio Grande do Sul.

O Memorial do Ministério Público receberá trabalhos de alunos de 17 escolas (entre públicas e particulares) que apresentarão mensagens para um mundo melhor.

Realizada de forma criativa e colaborativa, a Bienal C se propõe a construir diálogos entre a arte e a vida, buscando estabelecer conexões entre coletivos de artistas e artistas individuais cuja produção converge em favor do enriquecimento cultural do nosso estado e do nosso país.

Segundo a equipe curatorial do evento, a intenção é apresentar uma significativa mostra da produção artística visual do Rio Grande do Sul, enfatizando a diversidade de linguagens e de temas. Todas as exposições terão entrada franca.

Coletivo + Conexão + Cultura + Convergência + Criação + Colaboração = Bienal C.

Exposições da Bienal C
A exposição Contextos e Inquietações, que abre a Bienal C, na terça-feira, 15 de setembro, às 19h, apresenta obras de cinquenta e sete artistas visuais na Galeria de Arte do DMAE. A visitação vai até o dia 16 de outubro, e, nos Jardins do DMAE, até 27 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30min. Os espaços expositivos do DMAE ficam na rua 24 de Outubro, 200, em Porto Alegre.

Também no dia 15 de setembro, às 10h, na Praça Erico Verissimo, no piso 2 do Shopping Iguatemi, abre a mostra Ponto de Convergência, da qual participam outros cinco artistas. O Shopping Iguatemi fica na rua João Wallig, 1800, em Porto Alegre.

Na quinta-feira, dia 24 de setembro, às 19h, na Chico Lisboa Espaço Cultural será inaugurada a exposição Coletâneas Artísticas, da qual participarão mais vinte seis artistas. A mostra poderá ser visitada até 11 de dezembro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na Travessa Venezianos, 19, Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Na semana seguinte, dia 01 de outubro, quinta-feira, às 19h, abre a exposição Conversas Paralelas na Casa de Cultura Mario Quintana – Espaço Maurício Rosemblat (3º andar), e Espaço Vasco Prado (6º andar). Participam dessa mostra dezenove artistas, que ficarão em cartaz até o dia 27 de novembro de 2015. A visitação poderá ser feita às segundas-feiras, das 14h às 19h; de terças a sextas-feiras, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 12h às 19h. A Casa de Cultura Mario Quintana fica na Rua dos Andradas, 736.

Já a exposição Conexões terá sua abertura realizada na terça-feira, dia 13 de outubro, às 19h, na Galeria Duque Espaço Cultural, Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico de Porto Alegre. Participarão dessa mostra, além de artistas do acervo da Galeria, outros vinte artistas. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 17h, até 27 de novembro.

Espaço de Construção é o título da exposição que entra em cartaz na segunda-feira, 19 de outubro de 2015, às 19h, no Saguão do Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307, em Porto Alegre. Com participação de vinte e sete artistas, a mostra poderá ser visitada de segunda a domingo, das 9h às 21h, até o dia 22 de novembro de 2015.

Na segunda-feira, dia 26 de outubro, às 19h, no Espaço Cultural Correio do Povo, abre a exposição Cultura, Legado e História. A visitação dessa mostra, da qual participam quinze artistas, poderá ser feita de segunda a sábado, das 12h às 19h, até 27 de novembro de 2015. O Espaço Cultural Correio do Povo fica na Rua dos Andradas, 972, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A exposição Descartáveis: Consciência, Civilidade e Criatividade reunirá trabalhos de alunos de 17 escolas de Porto Alegre, entre públicas e particulares. A abertura será na terça-feira, 03 de novembro, às 15h, no subsolo do Palácio do Ministério Público, na Praça Mal. Deodoro, 110, Centro Histórico de Porto Alegre. A visitação vai até o dia até 27 de novembro, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08h30min às 18h.

As exposições Cultura, Legado e História e Educandos do Atelier de Arte, do Centro de Educação Profissional, serão inauguradas na quinta-feira, 05 de novembro, às 16h, no Centro de Educação Profissional da Fundação Pão dos Pobres Santo Antônio. Participam dessa mostra catorze artistas. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, até 11 de dezembro, na Rua da República, 801.

Compartilhar: