© Lucas Mandacaru

DASARTES 29 /

Vidas Preciosas

O projeto Cortejo das Vidas Preciosas levou centenas de crianças e adolescentes da comunidade Heliópolis, em São Paulo, a uma lúdica intervenção artística.

No mês de junho, as ruas – e os céus – de Heliópolis, cidade da periferia de São Paulo, ficaram um pouco mais coloridas. O projeto Cortejo das Vidas Preciosas levou centenas de crianças e adolescentes da comunidade a uma lúdica intervenção artística: segurando balões nas cores das pedras preciosas que dão nome aos CCAs (Centro da Criança e do Adolescente) dos quais participam, a caminhada foi encerrada tingindo os céus de diversas cores. Durante o cortejo, frases elaboradas pelos educandos, fixadas em suas camisetas, foram lidas ao megafone. Ao final, no Polo Cultural de Heliópolis, foi formado um “bandeirão” hexagonal com a cor de cada Centro, simbolizando a experiência coletiva como uma nova forma de sobrevivência. O evento foi realizado espontaneamente pela comunidade, inspirado pelo projeto de arte pública e performance urbana Espetáculo da Terra, criado pela artista Denise Milan em parceria com uma equipe de “arte-educadoras” e realização do SESC-SP. Há quatro anos, o projeto tem como eixo a interação de alunos, famílias e líderes de comunidades com as propostas artísticas de Denise. Nascida em São Paulo, a artista exerce seu trabalho em áreas como fotocolagem, escultura e performance, usando a pedra como eixo criativo. Expôs suas obras em diversas instituições do mundo e, em setembro, inaugura sua oitava obra pública, uma mandala de pedra, na cidade de Assis, na Itália. Ativista e líder do movimento pela Arte Pública, o fato de o cortejo em Heliópolis ter sido uma manifestação espontânea em resposta às ações desenvolvidas, segundo a artista, “é o sinal da relevância e ressonância da proposta de arte-educação que nós criamos. Ao reagir espontaneamente, Heliópolis mostra que já houve uma reflexão e está pronta para outros desafios. Esse cortejo representa o desfecho do trabalho feito com os jovens e mostra a transformação ocorrida em suas vidas”.

Compartilhar:

Confira outras matérias

Matéria de capa

Regina Parra: Eu me levanto

Não é a realidade que é exterior, é que não há exterior em uma prática artística em que o corpo …

Do mundo

500 anos de Tintoretto

Jacopo Robusti, conhecido como Tintoretto, nasceu em Veneza entre 1518 e 1519, não se sabe ao certo. Por ocasião de …

Flashback

Lasar Segall: ensaio sobre a cor

 

Nascido na comunidade judaica de Vilna (Lituânia), Lasar Segall (1891-1957) adquiriu formação acadêmica em Berlim e participou da Secessão de …

Alto relevo

Paul Klee

Poucos artistas do século 20 são tão singulares quanto o suíço Paul Klee. Sua obra é como um grande lago …

Garimpo

Coletivo Lâmina

Em sua 10ª edição, o já tradicional Salão dos Artistas sem Galeria apresenta duas mostras coletivas simultâneas em São Paulo, …

Matéria de capa

Alphonse Mucha

Alphonse Mucha é hoje um dos artistas tchecos mais famosos do mundo. Nascido em 1860 na região da Morávia, ganhou …

Destaque

Rosana Paulino: a costura da memória

Voz singular em sua geração, Rosana Paulino surgiu no cenário artístico paulista em meados dos anos 1990, propondo, de modo …

Do mundo

Anni Albers

Anni Albers começou seus estudos na Escola Bauhaus em Weimar em 1922. Apesar de seu desejo inicial de ser pintora, …

Reflexo

Vinicius SA por ele mesmo

O pensamento científico me influencia pela racionalidade, pelo cálculo e pela possibilidade de antever meus projetos. A prática artesanal é …

Garimpo

Marcel Diogo

A escolha dos leitores da Dasartes para o concurso Garimpo Online 2018/2019 é Marcel Diogo, somando a votação no site …

Resenhas

Resenhas

Intempéries permanentes e Ultramar
Referência Galeria de Arte
Intempéries permanentes – visitação até 23 de fevereiro
Ultramar – visitação até 26 de janeiro
POR …

Destaque

Jean-Michel Basquiat na Fundação Louis Vuitton

Inquebrável

Parece que palavras “tour de force” foram criadas para a exposição épica de Jean-Michel Basquiat na Louis Vuitton Foundation. A …

Matéria de capa

Andy Warhol: de A para B e vice-versa

“Eles não queriam meu produto. Ficavam dizendo ‘queremos sua aura’. Nunca entendi o que queriam.” – Andy Warhol
Esse trecho tirado …

Flashback

Constantin Brancusi

Constantin Brancusi (1876-1957) exibiu pela primeira vez sua escultura em Nova York, no Armory Show de 1913, ao lado de …

Do mundo

Jaume Plensa

“A escultura é a melhor maneira de fazer uma pergunta.” Jaume Plensa

“Firenze II”, de 1992, é um enorme ponto de interrogação …