DASARTES 07 /

Um balanço do ano da França no Brasil

Um balanço do Ano da França no Brasil.

O Ano da França no Brasil encerrou oficialmente em novembro deste ano. Para as artes visuais, entre outras manifestações artísticas e culturais presentes na mostra, o evento representou uma oportunidade singular para aproximar as artes francesas do público brasileiro. Em 2005, foi o Ano do Brasil na França. Este ano foi a vez de os antigos anfitriões retribuírem e mostrarem aos brasileiros um pouco da cultura francesa.

Durante os oito meses de duração do evento, os brasileiros puderam conferir de perto as obras de grandes nomes como Marc Chagall, Rodin e Henri Cartier-Bresson, entre outros, como Sophie Calle, que desembarcou no país para mostrar a polêmica exposição Cuide de Você. A artista francesa inspirou-se em uma carta de rompimento escrita por seu antigo namorado, o escritor Grégoire Bouiller. A carta foi enviada a diversas mulheres e cada uma delas contribuiu com a sua interpretação sobre o teor da carta. Estas respostas foram usadas para montar a obra conceitual que Sophie expôs no galpão do SESC Pompéia, em São Paulo.

Já a exposição de Marc Chagall foi a maior realizada no país sobre o artista. Ao todo, 250 obras fizeram parte da mostra, entre pinturas, guaches, esculturas e gravuras. Rodin também mereceu atenção especial: foi a primeira vez que o acervo fotográfico do artista, exposto no Museu Rodin em Paris, desembarcou fora da Europa. Outro nome das artes francesas que recebeu homenagem no Brasil foi o fotógrafo Henri Cartier-Bresson. A exposição Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo contou com 133 das suas principais fotografias e lançou no país um livro sobre a obra do fotógrafo.

O Ano da França no Brasil também contou com um encontro de ritmos, além de dança, cinema, literatura e teatro. Foram realizados seminários, debates, além de diversos festivais culturais. Tudo isso com o objetivo de estreitar as relações entre os brasileiros e franceses, além de acompanhar as manifestações artísticas contemporâneas da França, país que tanto influenciou a construção da identidade brasileira.

Compartilhar:

Confira outras matérias

Destaque, materia, yves klein

Yves Klein - Cronologia

CRONOLOGIA

1928 – Nasce em Nice, filho de um casal de artistas.
1947 – Inicia seus estudos do Judô e, no Clube …

Destaque, materias

57ª Bienal de Veneza

Viva Arte Viva

A 57ª Bienal de Arte de Veneza intitulada “Viva Arte Viva” inaugurou no início do mês de maio, …

Piti Tomé

O trabalho de Piti Tomé gira em torno da fotografia e da experimentação com a imagem. Sua pesquisa tangencia questões da psicanálise e trata …

Felipe Barbosa

Em junho e julho, o Brasil respirará o maior evento mundial de futebol: a Copa. Independentemente de questões políticas ou …

Bruno Miguel

A pesquisa sobre o espaço da pintura de paisagem na arte contemporânea e a expansão do campo pictórico tem sido o …