© imagem: Cortesia da Galeria Movimento

DASARTES 03 /

Toz

Para conhecer o trabalho da artista: www.cristinamotta.blogspot.com

A instalação Encontros na hora do rush, do artista plástico Tomaz Viana, o Toz, participou, em 2008, da exposição Laços do Olhar, no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. “Procurei levar um pouco da história do cotidiano: tanto do caos urbano, quanto do caos interno, dos pensamentos e relações”. Também segundo o artista, este é um trabalho autobiográfico, foi construído a partir da sua relação com pessoas próximas e a cidade que, de acordo com Toz, ora é o céu, ora o inferno.

Há alguns personagens presentes nesta instalação que são recorrentes na obra de Toz: a japonesa Nina, o bebê idoso, o fantasminha Shimu, entre outros que podem ser vistos também nos muros da cidade. Os trabalhos muitas vezes dialogam entre si, são sequências de uma mesma história.

Integrante do grupo de grafite Flashback Crew, Toz não se identifica com o título de artista: “sempre desenhei em toda minha vida, na adolescência queria fazer quadrinho e curtia pichação, quando conheci o grafite, me identifiquei com toda cultura. Sou da geração pop, americanizada, mas o meu trabalho é 100% nacional”. Tampouco o status de arte seria uma questão para o movimento do grafite que, segundo ele, é feito por diversão e protesto.

Compartilhar:

Confira outras matérias

Destaque, materia, yves klein

Yves Klein - Cronologia

CRONOLOGIA

1928 – Nasce em Nice, filho de um casal de artistas.
1947 – Inicia seus estudos do Judô e, no Clube …

Destaque, materias

57ª Bienal de Veneza

Viva Arte Viva

A 57ª Bienal de Arte de Veneza intitulada “Viva Arte Viva” inaugurou no início do mês de maio, …

Piti Tomé

O trabalho de Piti Tomé gira em torno da fotografia e da experimentação com a imagem. Sua pesquisa tangencia questões da psicanálise e trata …

Felipe Barbosa

Em junho e julho, o Brasil respirará o maior evento mundial de futebol: a Copa. Independentemente de questões políticas ou …

Bruno Miguel

A pesquisa sobre o espaço da pintura de paisagem na arte contemporânea e a expansão do campo pictórico tem sido o …