DASARTES 07 /

Tão longe… tão perto

Como a EAV-Parque Lage usa a tecnologia para espalhar a arte.

Quando começamos a pensar em um projeto que ensinasse arte, utilizando as atuais tecnologias de comunicação, Internet e celulares, ficamos preocupados com a distância e como poderíamos aproximar os alunos do universo da arte. A primeira coisa que nos veio à cabeça, além de ensinar arte utilizando os mesmos meios de comunicação já consumidos pelos jovens, foi levar o artista até os alunos. Desta forma, seria mais fácil para eles entenderem o processo, a obra do ponto de vista do artista e, sobretudo, participarem do seu próprio desenvolvimento.

Assim, criamos o Ensino_Arte_Rede (E_A_R), um programa para alunos da rede pública que participam de um trabalho colaborativo entre o Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (NAT_EAV) e um artista convidado. Seu objetivo consiste na introdução de jovens ao universo de produção da arte contemporânea.

O E_A_R surgiu da interseção das linhas de pesquisas criadas pelo NAT_EAV, unindo Educação de Arte à Distância e projetos colaborativos em rede, utilizando celulares. Este projeto foi pensado e elaborado desde o começo, não só pela equipe do NAT, mas também, pelo primeiro artista convidado, Luiz Alphonsus, que participou de todas as etapas de sua realização. Cada parte deste projeto foi realizada por toda a equipe, desde as aulas até o ambiente virtual: tudo era discutido e elaborado de forma coletiva, em reuniões presenciais, virtuais e semanais.

Do nosso encontro com o artista Luiz Alphonsus, surgiu o Trama – um trabalho sobre conexões e trocas de experiências vivenciais e existenciais entre os alunos participantes de escolas públicas espalhadas por todo o Brasil, mapeando os nossos atuais percursos pelas redes informacionais e vias urbanas. A experiência foi realizada por estudantes que, concomitantemente, registraram em celulares seus trajetos casa-escola. Segundo Luiz Alphonsus, “tudo aconteceu de forma simultânea, ou seja, as experiências ocorreram dentro de um mesmo tempo em espaços diferentes. Toda a relação de espaço-tempo foi percebida e discutida como uma realidade contemporânea, em que tudo acontece simultaneamente em um universo urbano ou cósmico”.

A proposta pedagógica deste projeto partiu da relação entre arte, vida e tecnologia. A partir deste enfoque, desenvolvemos um trabalho de arte colaborativo, utilizando a Internet e os celulares, visando uma aprendizagem de arte a partir de experiências cotidianas. Para tanto, criamos, apenas com o uso de softwares livres disponibilizados na Internet, um ambiente virtual de convivência e troca, em que todas as experiências e informações foram compartilhadas pelos participantes do projeto.

O projeto Ensino_Arte_Rede_Trama atendeu em 2009 um universo de doze escolas públicas, envolvendo 72 alunos de todo o Brasil, integrantes do Projeto Tonomundo (do Oi Futuro – Instituto de Responsabilidade Social da Oi) e do Programa Nave, além de criar e disponibilizar na Internet um ambiente para estudo e pesquisa sobre arte contemporânea.

 

http://www.ensinoarterede-eav.org.br

http://www.ensinoarterede-eav.org.br/trama2009

 

Compartilhar:

Confira outras matérias

Matéria de capa

Regina Parra: Eu me levanto

Não é a realidade que é exterior, é que não há exterior em uma prática artística em que o corpo …

Do mundo

500 anos de Tintoretto

Jacopo Robusti, conhecido como Tintoretto, nasceu em Veneza entre 1518 e 1519, não se sabe ao certo. Por ocasião de …

Flashback

Lasar Segall: ensaio sobre a cor

 

Nascido na comunidade judaica de Vilna (Lituânia), Lasar Segall (1891-1957) adquiriu formação acadêmica em Berlim e participou da Secessão de …

Alto relevo

Paul Klee

Poucos artistas do século 20 são tão singulares quanto o suíço Paul Klee. Sua obra é como um grande lago …

Garimpo

Coletivo Lâmina

Em sua 10ª edição, o já tradicional Salão dos Artistas sem Galeria apresenta duas mostras coletivas simultâneas em São Paulo, …

Matéria de capa

Alphonse Mucha

Alphonse Mucha é hoje um dos artistas tchecos mais famosos do mundo. Nascido em 1860 na região da Morávia, ganhou …

Destaque

Rosana Paulino: a costura da memória

Voz singular em sua geração, Rosana Paulino surgiu no cenário artístico paulista em meados dos anos 1990, propondo, de modo …

Do mundo

Anni Albers

Anni Albers começou seus estudos na Escola Bauhaus em Weimar em 1922. Apesar de seu desejo inicial de ser pintora, …

Reflexo

Vinicius SA por ele mesmo

O pensamento científico me influencia pela racionalidade, pelo cálculo e pela possibilidade de antever meus projetos. A prática artesanal é …

Garimpo

Marcel Diogo

A escolha dos leitores da Dasartes para o concurso Garimpo Online 2018/2019 é Marcel Diogo, somando a votação no site …

Resenhas

Resenhas

Intempéries permanentes e Ultramar
Referência Galeria de Arte
Intempéries permanentes – visitação até 23 de fevereiro
Ultramar – visitação até 26 de janeiro
POR …

Destaque

Jean-Michel Basquiat na Fundação Louis Vuitton

Inquebrável

Parece que palavras “tour de force” foram criadas para a exposição épica de Jean-Michel Basquiat na Louis Vuitton Foundation. A …

Matéria de capa

Andy Warhol: de A para B e vice-versa

“Eles não queriam meu produto. Ficavam dizendo ‘queremos sua aura’. Nunca entendi o que queriam.” – Andy Warhol
Esse trecho tirado …

Flashback

Constantin Brancusi

Constantin Brancusi (1876-1957) exibiu pela primeira vez sua escultura em Nova York, no Armory Show de 1913, ao lado de …

Do mundo

Jaume Plensa

“A escultura é a melhor maneira de fazer uma pergunta.” Jaume Plensa

“Firenze II”, de 1992, é um enorme ponto de interrogação …