Quando começamos a pensar em um projeto que ensinasse arte, utilizando as atuais tecnologias de comunicação, Internet e celulares, ficamos preocupados com a distância e como poderíamos aproximar os alunos do universo da arte. A primeira coisa que nos veio à cabeça, além de ensinar arte utilizando os mesmos meios de comunicação já consumidos pelos jovens, foi levar o artista até os alunos. Desta forma, seria mais fácil para eles entenderem o processo, a obra do ponto de vista do artista e, sobretudo, participarem do seu próprio desenvolvimento.

Assim, criamos o Ensino_Arte_Rede (E_A_R), um programa para alunos da rede pública que participam de um trabalho colaborativo entre o Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (NAT_EAV) e um artista convidado. Seu objetivo consiste na introdução de jovens ao universo de produção da arte contemporânea.

O E_A_R surgiu da interseção das linhas de pesquisas criadas pelo NAT_EAV, unindo Educação de Arte à Distância e projetos colaborativos em rede, utilizando celulares. Este projeto foi pensado e elaborado desde o começo, não só pela equipe do NAT, mas também, pelo primeiro artista convidado, Luiz Alphonsus, que participou de todas as etapas de sua realização. Cada parte deste projeto foi realizada por toda a equipe, desde as aulas até o ambiente virtual: tudo era discutido e elaborado de forma coletiva, em reuniões presenciais, virtuais e semanais.

Do nosso encontro com o artista Luiz Alphonsus, surgiu o Trama – um trabalho sobre conexões e trocas de experiências vivenciais e existenciais entre os alunos participantes de escolas públicas espalhadas por todo o Brasil, mapeando os nossos atuais percursos pelas redes informacionais e vias urbanas. A experiência foi realizada por estudantes que, concomitantemente, registraram em celulares seus trajetos casa-escola. Segundo Luiz Alphonsus, “tudo aconteceu de forma simultânea, ou seja, as experiências ocorreram dentro de um mesmo tempo em espaços diferentes. Toda a relação de espaço-tempo foi percebida e discutida como uma realidade contemporânea, em que tudo acontece simultaneamente em um universo urbano ou cósmico”.

A proposta pedagógica deste projeto partiu da relação entre arte, vida e tecnologia. A partir deste enfoque, desenvolvemos um trabalho de arte colaborativo, utilizando a Internet e os celulares, visando uma aprendizagem de arte a partir de experiências cotidianas. Para tanto, criamos, apenas com o uso de softwares livres disponibilizados na Internet, um ambiente virtual de convivência e troca, em que todas as experiências e informações foram compartilhadas pelos participantes do projeto.

O projeto Ensino_Arte_Rede_Trama atendeu em 2009 um universo de doze escolas públicas, envolvendo 72 alunos de todo o Brasil, integrantes do Projeto Tonomundo (do Oi Futuro – Instituto de Responsabilidade Social da Oi) e do Programa Nave, além de criar e disponibilizar na Internet um ambiente para estudo e pesquisa sobre arte contemporânea.

 

http://www.ensinoarterede-eav.org.br

http://www.ensinoarterede-eav.org.br/trama2009

 

Compartilhar: