DASARTES 09 /

Rafael Alonso

Rafael Alonso e Roberto Costa

Objeto autodestrutível, do artista plástico Rafael Alonso, é formado por lâminas de vidro envolvidas por elásticos de escritório. Combinados, perdem sua referência imediata, tornando-se quase irreconhecíveis e atingindo a potência de objeto artístico. “Sou um artista construtor; primeiro, vai nascendo o objeto, e conceitos vão surgindo a partir dessa primeira construção intuitiva”.

O trabalho foi concebido a partir da pesquisa relacionada a aspectos da paisagem urbana e dos materiais do cotidiano. “Ambos (paisagem e material) são quase sempre destituídos de qualquer nobreza; pretendi repotencializá-los de alguma maneira neste pequeno objeto”. Essa obra é parte de uma série de trabalhos em que o artista faz uso do elástico em diversos suportes, dando-lhes uma nova configuração ao constituir blocos geométricos em que trabalha com cor, composição, linhas – elementos do campo pictórico.

Formado em Pintura pela escola de Belas Artes da UFRJ, Rafael optou por trabalhar com arte contemporânea pelo desejo de produzir algo referente aos aspectos do mundo que o afetam. E, apesar de o meio mais recorrente em sua produção ser a pintura, ainda acredita que o artista contemporâneo não deve se restringir a uma mídia em particular. “Cada obra necessita de um meio específico para ser executada”.

Compartilhar:

Confira outras matérias

Destaque, materia, yves klein

Yves Klein - Cronologia

CRONOLOGIA

1928 – Nasce em Nice, filho de um casal de artistas.
1947 – Inicia seus estudos do Judô e, no Clube …

Destaque, materias

57ª Bienal de Veneza

Viva Arte Viva

A 57ª Bienal de Arte de Veneza intitulada “Viva Arte Viva” inaugurou no início do mês de maio, …

Piti Tomé

O trabalho de Piti Tomé gira em torno da fotografia e da experimentação com a imagem. Sua pesquisa tangencia questões da psicanálise e trata …

Felipe Barbosa

Em junho e julho, o Brasil respirará o maior evento mundial de futebol: a Copa. Independentemente de questões políticas ou …

Bruno Miguel

A pesquisa sobre o espaço da pintura de paisagem na arte contemporânea e a expansão do campo pictórico tem sido o …