Petrobras Cultural contempla projetos para exibição nacional

© Maíta Franco

A Petrobras divulgou no final de abril, em seu site (www.petrobras.com.br/ppc) a lista com os projetos contemplados na seleção pública do Petrobras Cultural 2012 na nova área de Circulação de Exposições, que receberá R$ 4 milhões da verba total de R$ 67 milhões destinada a ser dividida entre 11 áreas. Nesse projeto, a Petrobras priorizou a diversidade de abrangência: pelo menos um Estado das regiões Norte ou Nordeste consta no roteiro das escolhidas. Além disso, Minas Gerais receberá quatro exposições. Pará, Bahia e Pernambuco receberão três projetos cada um. Goiânia terá a visita de dois projetos e Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Mato Grosso do Sul receberão um projeto. Todos acontecem entre julho de 2013 e junho de 2015.

Entre os selecionados está a exposição Amazônia, ciclos de modernidade, que esteve em cartaz ano passado, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio). De acordo com o ranking divulgado pela The Art Newspaper, a mostra aparece em segundo lugar entre as mais visitadas do mundo, com uma média diária de 7.928 visitantes. Ao todo, foram 374.876 visitantes na exposição que atraiu o público carioca e internacional durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a Rio+20. Agora, ela segue para o Pará e o Amazonas apresentando amplo espectro da cultura local por meio da arte, antropologia, desenhos científicos e arquitetura.

Outro destaque é a exposição Portinari na coleção Castro Maia, que estará em cartaz em Minas Gerais e no Pará. A mostra reúne uma coleção de pinturas, desenhos, gravuras e ilustrações de Candido Portinari pertencente ao Museu Castro Maya. São mais de 160 obras do artista realizadas entre 1938 e 1958.

Já a exposição Múltiplo Leminski apresenta obras deixadas pelo multiartista catalogadas durante anos pela família dele. São músicas, poesias, traduções, filmes, grafites, quadrinhos, entre muitos outros que compõem a mostra contemplando todas as facetas de Leminski. Ela estará em Pernambuco e em Goiás.

Além das mostras citadas também acontecem: Mestres da Gravura – Coleção Fundação Biblioteca Nacional (BA e MG), Angelo Venosa (BA e MG), Mostra Carioca: a impureza como mito (CE e PA), Paulo Werneck Muralista Brasileiro (PE e MG) e Itinerância Exposição nos Caminhos Afro (PB, GO, PI e MS).

Compartilhar: