© Divulgação

EXPOSIÇÃO “Registro Arte Performance” – Ivald Granato
De 7 de março até 10 de maio de 2015
CAIXA Cultural São Paulo

——————————–

A exposição “Ivald Granato – Arte Performance” é, de certa forma, uma retrospectiva da carreira do artista, um dos pioneiros da performance no país. A partir de um sem número de documentos, fotografias, roupas, objetos, vídeos, pinturas e vestígios de ações, a exposição apresenta bem um aspecto da pesquisa de Ivald: sua ausência de fronteiras.

Vindo originalmente da pintura, Ivald acaba por encontrar na performance e nos happenings um caminho mais completo e vivo de um trabalho que “liberou o gestual de maneira produtiva, permitindo pintura mais solta, mais desinibida, com mais focos.” – como relata o artista.

Se a performance permite retornar à pintura de maneira mais solta, a documentação das ações também é distante de um arquivo convencional: Ivald se permite escrever, manipular e organizar os documentos de maneira livre, de repetir as performances, de colar vídeos e fotografias como queira. Assim, a exposição decepcionará quem espera uma retrospectiva didática e um panorama linear das ações do artista. Encontrará, ao contrário, uma colagem de vestígios e documentos de ações de uma carreira sólida, onde o texto, o vídeo e a fotografia aparecem e se sobrepõem constantemente.

De ações solo, travestidas e em parceria com artistas como José Roberto Aguilar e Hélio Oiticica, a exposição não só traz à visibilidade um artista de importância para a performance brasileira, mas também levanta uma documentação importantíssima de ações e eventos efêmeros no país, essencial num momento em que a performance ganha holofotes nos circuitos paulistano e nacional.

 

Compartilhar: