A obra acima faz parte da série Camisetas para o artista pós-moderno que consiste em três modelos que fazem referência a obras de artistas consagrados. “… você, artista contemporâneo em fase de negação, poderia estar mais bem-vestido com esta camiseta inspirada no trabalho de René Magritte.” é o que diz o texto do catálogo da coleção da artista Louise D.D. sobre a criação Ceci n´est pas un artiste. As outras duas são: I´m a real artist, em referência a trouser-word piece de Keith Arnett (“… é ideal para aqueles que se encontram em crise existencial e precisam se auto-afirmar”) e Merda d´artista, inspirada na obra de Piero Manzoni (“… você já pode sair por aí vendendo seu corpo pelo equivalente a seu peso em ouro”).

Auto-referenciais, as camisetas fazem uma crítica institucional ao meio e à figura do artista, ao mesmo tempo homenageando a quem fazem referência e ironizando uma imagem pretensiosa assumida. Realizado durante a graduação na Escola de Belas Artes da UFRJ, o trabalho contém, segundo Louise, uma visão marginal, uma vez que, à época, não se considerava inserida no meio artístico. Contém também elementos que se encontram presentes em sua produção atual: a apropriação e a reprodução de obras. Além desses, a artista vem explorando temas que refletem sobre original e cópia e sobre consumo na sociedade contemporânea.

Bacharel em pintura e atualmente mestranda em Linguagens Visuais na UFRJ, Louise trabalha principalmente com objetos tridimensionais. Influenciada pela Pop Art e uma warholete assumida, cita o próprio para definir arte. Para Andy Warhol e Louise D.D.: “Art is what you can get away with”. “Get away with” é uma expressão idiomática que significa mais ou menos ‘fazer o que quiser sem ter que lidar com as consequências’. Mas cabe lembrar que esta é uma frase ambígua e de múltiplas interpretações, e que muitas das frases de Warhol são carregadas de ironia.

Para conhecer melhor o trabalho da artista: www.postartist.com

Compartilhar: