A obra Isto é apenas uma resolução estética: linha do tempo, da artista plástica Laila Terra, é uma versão completa do trabalho enviado para a Littlest Print Exchange 2012, cujo tema deste ano foi “Proclamation and Propaganda”. A exposição propõe que 50 artistas produzam uma gravura com tiragem de 51 cópias, no formato 7,6 x 7,6 cm, para serem entregues entre os 50 artistas participantes e para a exposição.

A proposta do trabalho foi produzir um cartaz frente e verso, preto com uma margem branca e, escritas em branco, as frases: “questa è solo una risoluzione estetica” (frente) e “questa è solo uma rivoluzione estetica”(verso). Diante do tema “Proclamation and Propaganda”, Laila chegou a conceitos básicos entre a percepção do coletivo e do indivíduo e entre arte/propaganda. A ideia é que o cartaz final (frente e verso) só possa existir caso todos os 50 artistas abdiquem de suas obras individuais e as colem, cobrindo totalmente as gravuras nos locais específicos (mapa Pantone) para se completar o verso do cartaz – a revolução estética.

Isto é apenas uma resolução estética: linha do tempo faz parte de uma pesquisa de Laila Terra sobre impressão serigráfica (cor, tinta, superfície e espaços cromáticos), baseada em Mendel III, de 2010, um pequeno livro com 24 páginas impressas em serigrafia, no qual, em cada página, a artista apresenta uma pesquisa particular sobre manchas, cor e impressão.

Compartilhar: