© Imagem

Picasso, Léger, Van Gogh, Gauguin, Van Dongen, Dufy… Estes são só alguns dos artistas que foram seduzidos pela luz quente e cores vibrantes do sul da França. Sem contar os originados desta região, como Yves Klein e Ben. A tradição da arte manteve-se por meio dos muitos museus e galerias que pontuam o balneário, hoje também destino de verão de milionários e jet setters de todo o mundo. Prepare-se para circular entre carros de último modelo e iates particulares que mais parecem navios de cruzeiro, uma opulência que adiciona charme ao estilo de vida relaxado e glamoroso da côte, onde o fim do dia típico inclui sentar na varanda de um bistrô e bebericar champagne cercado de gente bem vestida e bronzeada, no melhor dolce far niente.

Apesar de cidades como Saint Tropez e Cannes terem galerias de primeira linha, os museus mais importantes estão concentrados na região de Nice. Por lá, também estão a imperdível Villa Ephrussi de Rotschild e seus belos e enormes jardins com vista para toda a baía de Cap Ferrat. Além do Museu Picasso, a região de Antibes também abriga o pequeno Musée National Picasso em Vallauris (a 8 km de Antibes), que mostra a capela Guerra e Paz, pintada por ele. Este museu faz parte do Chateau Musée Vallauris, onde também estão o Musée Magnelli e o Musée de la Ceramique. Na mesma direção, está a charmosa vila de Mougins, onde fica o pequeno, mas peculiar, Musée de La Photographie, que expõe aparelhos fotográficos antigos e retratos feitos por André Villiers de Picasso e outros artistas famosos em seus ateliês. Grasse (28 km de Antibes) é recomendada pelo Musée International de la Parfumerie, que oferece tours sobre a fabricação de perfumes.

Uma sugestão prática é alugar um carro com GPS. Contar com transporte público e táxis pode custar muito tempo perdido e frustração. Fazendo isto, pode-se buscar hotéis em vilas vizinhas em vez de centros urbanos como Nice e Antibes. Os preços são menores, os quartos, maiores e mais novos e a pouca distância é mais que compensada pela calma e silêncio. Só não esqueça de exigir garagem própria ou próxima.

Compartilhar: