BRAZILIAN DESIGN MODERN & CONTEMPORARY FURNITURE

© divulgação

Assim como a arte brasileira, nunca o design brasileiro esteve tão presente no mundo como agora. Prova disso é a exposição Brazilian Design: Modern & Contemporary Furniture, em cartaz até o dia 5 de maio em Berlim, na Alemanha. O visitante encontrará um conjunto de cerca de 60 móveis e objetos emblemáticos da produção nacional dos últimos 80 anos.
Além dos móveis e de objetos (a maioria cedidos por particulares), a exposição vai mostrar ainda vídeos inéditos sobre a história do design brasileiro.

Estão presentes trabalhos de mestres como Sergio Rodrigues, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, José Zanine Caldas, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer, para citar os modernos. Entre os artistas contemporâneos o visitante encontrará Rodrigo Almeida, os Irmãos Campana, Brunno Jahara, Sergio Matos, Carlos Motta, Ovo, Maneco Quinderé e Domingos Tótora, além de Zanini de Zanine – este último é o curador da mostra, juntamente com Luciana Nemer Wiegmann.

Algumas peças icônicas estão na mostra berlinense, como a cadeira de três pés, de Joaquim Tenreiro; a poltrona Bowl, da Lina Bo Bardi; a cadeira Oscar, de Sergio Rodrigues; a chaise Longue Rio e a Praiana (que tem raros exemplares) de Oscar Niemeyer. Os móveis e objetos estão espalhados por dois espaços do shopping de design Stilwerk. O contemporâneo recebeu, no Mall, 300 metros quadrados de área expositiva. As peças da época moderna estão na Design Galerie Zeitlos, em cerca de 100 metros quadrados.

Quem estiver em Berlim tem até o dia 5 de maio para conferir Brazilian Design: Modern & Contemporary Furniture. Depois, a mostra terá lugar, no segundo semestre, em Londres,seguindo depois para Suiça, Portugal e Brasil.

Compartilhar: