© Alfredo Maffei

A obra POSITIVE NEGATIVE foi desenvolvida no tapume de uma construção em São Carlos pelo artista plástico Alfredo Maffei com spray, tinta acrílica e estêncil. O tapume já foi removido do local e o artista afirma que essa era justamente a sua ideia: criar algo descartável. Apesar de bidimensional, a obra exige do espectador uma interação-movimento: quando contemplada de longe, vemos uma mão em sinal de positivo e, de perto, ao contrário, uma variedade de dedos apontados para baixo.

Atualmente cursando artes visuais na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Maffei destaca o intercâmbio para o México, realizado no período de 2006/2007, como um divisor de águas na sua criação artística. Lá, conheceu muitos artistas urbanos, foi influenciado pela arte mexicana e suas cores – destacando os muralistas e, entre eles, Diego Rivera -,voltou com ideias, projetos e uma vontade especial de realizar uma arte que se apropriasse dos espaços urbanos.

Suas influências hoje em dia vêm especialmente de artistas urbanos, destacando entre eles Banksy e Matt Small. Alfredo Maffei utiliza principalmente spray, tintas acrílicas, colagem e estêncil na criação de suas obras. Segundo ele: “Arte é o resultado do filtro que fazemos das nossas percepções do tempo em que vivemos, quando se tem como objetivo estimular instâncias de consciência em um ou mais espectadores”.

Compartilhar: