Ricardo Camargo

O galerista Ricardo Camargo começou sua trajetória aos 15 anos de idade, por intermédio de seu irmão Ralph Camargo, com quem trabalhou na galeria Art-Art, que em São Paulo foi a pioneira no lançamento dos artistas da geração 1960. A partir daquele momento e ao longo dos 48 anos de sua carreira firmou parcerias e conheceu várias pessoas que se tornaram importantes para a arte brasileira, como Pietro Maria Bardi (Diretor do MASP por 45 anos), Volpi, Wesley Duke Lee, Flávio de Carvalho.

Em meio a tantos anos de profissão se destacou o momento em que Ricardo recebeu o convite para ser o curador de Anita Malfatti, Lygia Clark e Tarsila do Amaral na exposição “Latin American Women”, em março de 1995, organizada pelo Milwaukee Art Museum em Wisconsin, e que percorreu posteriormente os Museus de Phoenix, Arizona, Denver, Colorado, finalizando em Washington D.C., Estados Unidos.

Um traço marcante de sua carreira é a diversidade de estilos, evidente nas mais de 90 exposições que realizou – de exposição de Arte Pré-Colombiana à Vanguarda Tropical, de obras modernistas às contemporâneas.

Ricardo é hoje um dos poucos galeristas em São Paulo que atua nesse mercado desde a década de 60 e que continua ativo na sua Galeria, que comemora 19 anos em 2014.

Dentre as características próprias da Galeria está o ineditismo de suas exposições “Mercado de Arte”, que reúne a cada edição pelo menos 20 obras inéditas ou que estejam há mais de duas décadas fora do mercado; e “Recortes de Coleções”, que capta e comercializa algumas obras das coleções de apreciadores da arte.

Compartilhar:
Guia das artes - Galeria

Marília Razuk - Sala 1

Estabelecida em São Paulo desde 1992, a Galeria Marília Razuk tem como objetivo principal divulgar, promover e difundir a produção …

Guia das artes - Galeria

Aut Aut Arte Contemporânea

aut aut é um escritório de arte contemporânea situado no Jardim Botanico, Rio de Janeiro.

O escritório pretende atender a uma …

Guia das artes - Galeria

DESPINA

O DESPINA é um centro de arte contemporânea no Rio de Janeiro.

Guia das artes - Galeria

Mama/Cadela

Guia das artes - Galeria

Vila Nova

A Galeria Vila Nova representa artistas em ascensão do Brasil e de outros países. Através de intensa pesquisa e de …

Guia das artes - Galeria

ContemporArte

Uma galeria online de vendas de obra de arte, que surgiu da necessidade de fomentar e valorizar o mercado, sobretudo …

Guia das artes - Galeria

Millan

Coerência e transparência têm sido marcas da atuação da Galeria Millan, dirigida por André Millan e Socorro de Andrade Lima. …

Guia das artes - Galeria

Meio

Um espaço aberto de produção / divulgação de arte no centro do rio de janeiro, o Meio é ocupado permanentemente …

Guia das artes - Galeria

Simone Cadinelli Arte Contemporânea

Simone Cadinelli Arte Contemporânea é a mais nova galeria de artes da cidade do Rio de Janeiro. Localizada em um …

Guia das artes - Galeria

Nara Roesler - SP

A Galeria Nara Roesler, uma das principais galerias de arte contemporânea brasileiras, representa artistas influentes da década de 1960, além …

Guia das artes - Galeria

Casa da Imagem

A Galeria Casa da Imagem, desde a sua inauguração, em 1991, abrigou uma proposta individualizada no cenário das artes plásticas. …

Guia das artes - Galeria

Galeria de Arte Sesiminas

A Galeria de Arte Sesiminas é um espaço que vem oferecendo apoio à produção de jovens artistas e para assegurar …