Fundação Clóvis Salgado

A Fundação Clóvis Salgado tem por finalidade fomentar a criação, a formação, a produção e a difusão da arte e da cultura em Minas Gerais.

Grande parte de sua programação artística possui entrada gratuita ou a preço subsidiado, o que possibilita a um público diverso, composto por jovens, crianças, adultos e integrantes da terceira idade, acesso à cultura.

Cinema, teatro, música erudita, música popular, artes visuais, seminários, debates, cursos e workshops integram as inúmeras possibilidades de fruição para os visitantes dos equipamentos culturais geridos pela Fundação: o Palácio das Artes, o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, a Serraria Souza Pinto e o Centro Técnico de Produção (CTP).

Vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, a Fundação gere três corpos artísticos: a Cia. de Dança Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais, grupos profissionais que possuem uma extensa programação que acontece no Palácio das Artes e em diversos espaços públicos de Belo Horizonte.

A Instituição é responsável pela gestão do Centro de Formação Artística (Cefar), que oferece à comunidade cursos de teatro, dança e música, cumprindo importante papel de formar crianças e jovens no campo da arte. O Cefar é responsável pelos grupos jovens profissionalizantes: Coral Infantojuvenil Palácio das Artes, Grupo de Choro Palácio das Artes, Big Band Palácio das Artes e Ballet Jovem Palácio das Artes.

Com o intuito de realizar e potencializar a programação artística dos equipamentos culturais e dos grupos profissionais e jovens que gere, a Fundação estabelece parcerias fundamentais com instituições públicas e privadas. Dentre os principais parceiros, estão os patrocinadores da Instituição e o Instituto Cultural Sérgio Magnani que, por meio de um termo de parceria estabelecido com o governo do Estado, é gestor do Centro Técnico de Produção. O CTP é um espaço destinado à produção, guarda e preservação de cenários e figurinos dos espetáculos realizados pela Fundação.

Por ser referência na produção operística, a Fundação Clóvis Salgado estabelece parcerias com os principais teatros do Brasil como o Municipal de São Paulo e o do Rio de Janeiro.

Compartilhar:
Guia das artes - Museu

Museu Vivo da História Candango - Brasília

Topograficamente situado num platô privilegiado da região administrativa do Núcleo Bandeirante, o Museu Vivo da Memória Candanga é formado por …

Guia das artes - Museu

Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, foi inaugurado em …

Guia das artes - Museu

Museu do Açude

A propriedade do Alto da Boa Vista, adquirida por seu pai em 1913, foi reformada por Castro Maya a partir …

Guia das artes - Museu

Museu de Arte do Rio - MAR

O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, …

Guia das artes - Museu

Pinacoteca de São Bernardo

A Pinacoteca é o maior espaço de exposição permanente de arte moderna e contemporânea da região do ABC, com quatro …

Guia das artes - Museu

Espaço Cultural Renato Russo

O complexo arquitetônico do Espaço Cultural 508 Sul foi inaugurado em 13 de setembro de 1993. O primeiro edifício que …

Guia das artes - Museu

Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC Niterói

Guia das artes - Museu

Museu de Arte da Pampulha

O prédio onde funciona o Museu de Arte da Pampulha, espaço da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, foi …

Guia das artes - Museu

Museu da Cidade de São Paulo

O Museu da Cidade de São Paulo é uma rede de casas históricas formada por 12 exemplares arquitetônicos administrados pelo …

Guia das artes - Museu

Museu Histórico Nacional

A partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, a evolução do conjunto arquitetônico do Museu acompanhou a trajetória …

Guia das artes - Museu

Museu Nacional de Belas Artes - MNBA

O Museu Nacional de Belas Artes é a instituição do Brasil que possui a maior e mais importante coleção de …

Guia das artes - Museu

Palacete das Artes Rodin

O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, também chamado de “Villa Catharino” teve seu projeto arquitetônico arrojado e inovador, idealizado …