Centro Municipal Helio Oiticica

Espaço da Secretaria Municipal de Cultura onde se realizam exposições temporárias, palestras, seminários, cursos e projetos de pesquisa dedicados à diversidade da produção artística contemporânea. Sua missão é estimular o diálogo e a colaboração entre pessoas, grupos e instituições que integram o campo cultural.

Fundado em 1996, abrigou até 2009 parte do acervo de obras do artista Hélio Oiticica (1937 – 1980) por meio de convênio com o Projeto Hélio Oiticica, instituição responsável por conservar e divulgar sua obra. Além de atividades relacionadas à este acervo, importantes exposições de artistas brasileiros e estrangeiros foram apresentadas aqui.

Localizado no entorno da Praça Tiradentes, pólo cultural mais antigo da cidade, o edifício foi construído em 1872 para sediar o Conservatório Nacional de Música, e ao longo do tempo teve outras ocupações. Ampliado em 1890, sob a orientação do arquiteto italiano Sante Bucciarelli, recebeu o desenho atual.

No edifício de 2000m², distribuídos em três andares, estão localizados seis espaços de exposição, dois mezaninos, duas Salas Multiuso, Sala de Pesquisa, auditório com 100 lugares e um café. O andar térreo conta com cobertura WI FI.
O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica possui duas intervenções permanentes do artista norte americano Richard Serra, realizadas em 1997 por ocasião da exposição Rio Rounds, sua primeira mostra na América Latina. Uma das intervenções, localizada no hall de entrada, foi restaurada pelo artista brasileiro Ronald Duarte em maio de 2014, quando a intervenção localizada no primeiro andar também foi reaberta à visitação.

Compartilhar: