Ateliê da Imagem

Parte da tradição de promoção de atividades culturais e educativas do Ateliê da Imagem foi construída através da realização de mostras e exposições de fotografia. Entre 1995 e 2004, foram organizadas dezenas de exposições que tinham como objetivo reunir trabalhos de nomes consagrados ao lado de jovens artistas, proporcionando assim uma oportunidade de encontro e diálogo entre diferentes gerações e entre espaços institucionais tidos como distintos, como a galeria e a escola.

A partir de julho de 2004, a expansão do espaço reservado à galeria tornou-se uma das prioridades do Ateliê da Imagem em sua nova sede. Essa expansão traduziu-se também na abertura do leque de gêneros e linguagens artísticas acolhidos, não se limitando apenas à fotografia. A Galeria do Ateliê é hoje um espaço institucional que tem como foco principal a promoção e divulgação de trabalhos de artistas contemporâneos que utilizem as diversas formas de produção de imagens – fixas e em movimento – como meio de criação e expressão. A galeria tem programação fixa de cerca de cinco exposições por ano, com convidados nacionais e internacionais. Cumpre um importante papel de formadora de público e oferece, por meio de exposições individuais e coletivas, um olhar sobre o panorama atual da criação artística que prioriza a fotografia bem como outras mídias de criação, como o vídeo, o desenho e a instalação.

A Galeria do Ateliê também já participou de eventos internacionais, expandindo seu campo de atuação e apresentando seus artistas para ouros públicos. Ela foi a única convidada do Brasil em 2005 para participar da ArtBO – Feira Internacional de Arte de Bogotá, na Colômbia, pais que tem o segundo maior mercado de arte na América Latina depois do Brasil. Seu stand teve visitação recorde e apresentou a Nanoexposição, em parceria com o coletivo de artistas Grupo DOC (www.grupodoc.net). Em 2008 a organização da feira repetiu o convite e a Galeria do Ateliê levou a exposição coletiva Corpaisagem

Compartilhar:
Guia das artes - Galeria

Mamute

Fundada em 2012 por Niura Borges, a Mamute é uma galeria de arte voltada à produção contemporânea, representando artistas que …

Guia das artes - Galeria

Choque Cultural

Fundada por Mariana Pabst Martins, Baixo Ribeiro e Eduardo Saretta, a Choque Cultural é uma galeria voltada para a experimentação …

Guia das artes - Galeria

AM

A AM Galeria de Arte iniciou suas atividades no ano de 1989, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Representou grandes escultores …

Guia das artes - Galeria

Lemos de Sá

A Lemos de Sá Galeria iniciou suas atividades em 1992, com o nome de Kolams Galeria de Arte.

Desde sua fundação …

Guia das artes - Galeria

André

Fundada em 1959 pelo romeno André Blau, a Galeria de Arte André é atualmente referência no mercado de arte brasileira. …

Guia das artes - Galeria

PORTAS VILASECA GALERIA

A Portas Vilaseca é uma das mais jovens galerias de arte contemporânea do Rio de Janeiro, sua breve e contundente …

Guia das artes - Galeria

Movimento Arte Contemporânea

A Galeria Movimento busca trazer ao mercado artistas emergentes que se expressam através das mais diversas linguagens, consolidando seus nomes …

Guia das artes - Galeria

Fortes Vilaça

Inaugurada em 2001, sob a direção de Márcia Fortes, Alessandra d’Aloia, e Alexandre Gabriel, a Galeria Fortes Vilaça apresenta um …

Guia das artes - Galeria

Luhda Art

Galeria jovem, com uma proposta livre de mixar novos artistas e múltiplos de artistas consagrados para oferecer arte de qualidade …

Guia das artes - Galeria

PandoraPix

A PandoraPix é uma plataforma de venda on-line de fotografia autoral, com certificado numerado exclusivo assinado pelo artista. É também …

Guia das artes - Galeria

Sesc Ipiranga

A ação do Sesc – Serviço Social do Comércio – é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que …

Guia das artes - Galeria

Galeria Estação

O Espaço do imaginário do povo brasileiro

Com um dos acervos mais importantes do país em exposição permanente, a Galeria Estação …