Artur Fidalgo

Artur Fidalgo, que completa quatorze anos atuando como galerista em 2014, alia dois termos aparentemente contraditórios: continuidade e mudança. Esse biorritmo, feito de opostos, revela no tempo a cristalização de um caminho: o da renovação.

É com este pensamento que Artur Fidalgo mostra a arte contemporânea mais vital, de várias gerações e procedências. Com a maleabilidade característica da renovação, em seu espaço expõem artistas emergentes como Camila Soato, Danilo Ribeiro, Deborah Engel, Derlon, Fábio Carvalho, Fernando de La Rocque, Flávia Metzler, Franz Manata & Saulo Laudares, Gabriel Centurion, Julia Debasse, Nino Cais, Malu Saddi, Rafael Carneiro, Sofia Borges e artistas renomados, como Albano Afonso, Carlos Bevilacqua, Edgard de Souza, Ernesto Neto, Hildebrando de Castro, Iran do Espírito Santo, José Damasceno, Paulo Climachauska, Rosana Palazyan, Sérgio Sister, Suzana Queiroga e Victor Arruda.

Seu perfil múltiplo acolhe também nomes da arte contemporânea internacional, como o videoartista norte-americano Bill Lundberg.

Escritório de Arte, aberto em 1987, já trabalhava com artistas como Amílcar de Castro, Artur Barrio, Carlos Vergara, Mira Schendel, Tunga. Inaugurado em 2000, Artur Fidalgo dava uma nova forma ao trabalho já iniciado. Ampliado em 2005, o crescimento do espaço físico vem sendo acompanhado do crescimento de sua importância no cenário artístico brasileiro e internacional.

Esse caminho se fez com exposições de Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Eduardo Sued, Fernanda Gomes, Franklin Cassaro, Ivens Machado, Marcos Bonisson, Marcos Chaves, Marta Jourdan, Ricardo Basbaum, Rosângela Rennó, Vicente de Mello e Waltércio Caldas entre outros nomes importantes da arte contemporânea brasileira. Caminhar passo a passo corresponde a um modo de relacionamento face a face. Tal personalidade, e o vínculo com o experimentalismo, proporcionaram exposições de artistas raros em galeria comercial como Cláudio Paiva e Umberto Costa Barros.

O estilo pessoal reflete-se na originalidade de sua localização: o Shopping Cidade Copacabana, projeto de Henrique Mindlin, um dos maiores arquitetos da década de 1960, com sua grande rampa em caracol retro-futurista e seu passado de shows antológicos nos teatros Arena, Tereza Rachel e Opinião, faz parte de uma história cultural que a galeria renova. A motivação do Artur Fidalgo e o da arte que ele expõe é o mesmo: ir além.

Compartilhar:
Guia das artes - Galeria

SIM Galeria

Dirigida por Guilherme e Laura Simões de Assis, a SIM Galeria foi fundada em 2011 em Curitiba para ser um …

Guia das artes - Galeria

Estúdio Buck

Fundado em 2005, o EstúdioBuck é dirigido por seus sócios Maurício Fleury Buck e Leyla Diniz Gonçalves Buck.

A galeria ocupa …

Guia das artes - Galeria

Luis Maluf Art Gallery

Comandada por Luis Maluf, a ‘Luis Maluf Art Gallery’ é um espaço de experimentação inter/trans e de multilinguagem destinado ao …

Guia das artes - Galeria

Celma Albuquerque

Fundada em 1998, a galeria se localiza em Belo Horizonte/Minas Gerais situada a apenas 60 km do Instituto INHOTIM, um …

Guia das artes - Galeria

Arte Aplicada

Guia das artes - Galeria

Galeria Cândido Mendes - Maria Lourdes Mendes de Almeida

Galeria de arte associada à Faculdade Cândido Mendes. Em ponto nobre do bairro de Ipanema, a galeria tem espaço aberto …

Guia das artes - Galeria

Mul.ti.plo Espaço Arte

Múltiplos formatos. Múltiplos artistas. Múltiplos olhares.

A Mul.ti.plo Espaço Arte é mais que uma galeria onde as obras ficam expostas para …

Guia das artes - Galeria

Ronie Mesquita Galeria

Tel: (21) 2521-0197

Guia das artes - Galeria

Galeria Nicoli

Paixão tem sido uma potente força, não a única, mas uma forte e importante entidade que tem impulsionado e inspirado …

Guia das artes - Galeria

Eduardo Fernandes

Valorizar a produção artística contemporânea e a pesquisa constante são os principais pilares da Galeria Eduardo Fernandes.

O apoio e estímulo …

Guia das artes - Galeria

Pinakotheke Cultural - São Paulo

Guia das artes - Galeria

Emmathomas

A galeria Emmathomas, das sócias Flaviana Bernardo e Juliana Freire, foi inaugurada em 2006 com o intuito de democratizar a …