Arte Ipanema

A história da arte moderna e contemporânea brasileira acontece há quatro décadas numa Galeria que merece se chamar Ipanema.

Desde o seu surgimento, há 45 anos, a Galeria de Arte Ipanema vem selando uma identidade própria no contexto da história da arte brasileira, ocupando assim um espaço de relevância fundamental para o despontar artístico no Brasil. Hoje consolidada, é considerada uma das mais importantes e antigas galerias do país.

Fundada em 1965 por Luiz Sève, que sempre esteve e segue à sua frente, a Galeria também contou com o expressivo trabalho de Frederico Seve entre 1968 e 1998. Seu primeiro endereço foi o Copacabana Palace, mas a partir de 1973 passou a ocupar imóvel da Rua Aníbal de Mendonça, em Ipanema, na quadra da praia, onde se encontra há quase 37 anos. Sempre à frente do seu tempo, a Galeria Ipanema também percorreu outros pólos culturais, desenvolvendo trabalhos em São Paulo, onde se estabeleceu entre 1972 e 1980. Uma das principais precursoras do movimento modernista, a Galeria Ipanema reúne um acervo de peso e representatividade com obras de artistas internacionalmente reconhecidos como: Volpi, Milton Dacosta, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Sérgio Camargo, Cruz-Diez, Soto Mira Schendel,Vasarely, Di Cavalcanti, Portinari, Ivan Serpa, Guignard, Cícero Dias, Iberê Camargo, Antônio Bandeira, Pancetti, Tomie Ohtake, Waltércio Caldas, Frans Krajcberg entre outros.

A trajetória da Galeria Ipanema é pontuada pela realização de mostras de grande importância e significado, entre as quais se destacam especialmente as retrospectivas de Iberê Camargo (2006), com 46 obras do artista; a de Milton Dacosta (2005), composta por 86 das suas obras mais significativas; a de Helio Oiticica (2005); e, principalmente, de Alfredo Volpi (2003), com 70 obras expostas e aclamada como um marco entre as exposições modernistas. A Galeria Ipanema conta na sua direção com Luciana Sève, filha de seu fundador, que vem somar para a continuidade de uma trajetória impressionante e marcante no cenário brasileiro e internacional de arte.

Compartilhar:
Guia das artes - Galeria

Tramas Galeria de Arte

A Tramas Galeria representa artistas construtivos e contemporâneos de diferentes gerações, artistas consagrados de relevante trajetória profissional e jovens artistas …

Guia das artes - Galeria

MIB Galeria de Arte

A MIB Galeria de Arte; tem um espaço aberto para novos artistas nacionais e internacionais, para expor o melhor de …

Guia das artes - Galeria

André

Fundada em 1959 pelo romeno André Blau, a Galeria de Arte André é atualmente referência no mercado de arte brasileira. …

Guia das artes - Galeria

Marcia Barrozo Do Amaral

Av. Atlântica, 4240 ss 129 · Cassino Atlântico | Copacabana · Rio de Janeiro · RJ · 22070-002 · Brasil …

Guia das artes - Galeria

Millan

Coerência e transparência têm sido marcas da atuação da Galeria Millan, dirigida por André Millan e Socorro de Andrade Lima. …

Guia das artes - Galeria

Simone Cadinelli Arte Contemporânea

Simone Cadinelli Arte Contemporânea é a mais nova galeria de artes da cidade do Rio de Janeiro. Localizada em um …

Guia das artes - Galeria

Dois Cinco Oito

Depois de 8 anos no exterior o casal Andrea e Mihail voltam ao Brasil e abrem o Espaço 258. Um …

Guia das artes - Galeria

Galeria Mônica Filgueiras

No mercado há mais de 30 anos, a galeria foi fundada por Mônica Filgueiras com um foco no comércio, divulgação …

Guia das artes - Galeria

Galeria Tina Zappoli

A Galeria Tina Zappoli – fundada em 1981 – inicialmente dedicou-se mais aos artistas modernistas estabelecidos no século XX. De …

Guia das artes - Galeria

Priscila Mainieri

Ateliê Galeria Priscila Mainieri: produção, exposições, encontros culturais, oficinas, acervo.

A discussão sobre artes visuais contemporâneas a partir de suas múltiplas …

Guia das artes - Galeria

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Fiat Automóveis e demais empresas do Grupo …

Guia das artes - Galeria

OÁ Galeria

Inaugurada em abril de 2007 a OÁ Galeria – Arte Contemporânea tem como objetivo participar na construção de um olhar …