Vidro, chamas douradas ou um feixe de luz: o que deve substituir uma torre de Notre-Dame?

Projetos de reconstrução da torre e teto da catedral de Notre-Dame em Paris

Em 23 de abril, cerca de uma semana após o incêndio em Notre-Dame, em Paris, o designer Mathieu Lehanneur revelou seu projeto de uma nova torre para a catedral: uma chama reluzente, feita de fibra de carbono e coberta de folhas de ouro. Isso seria um lembrete permanente da tragédia.

A sugestão, feita pela primeira vez no Instagram , não caiu muito bem – alguns chegaram a chamá-la de blasfêmia. A ideia foi concebida como uma simples provocação: mostrar o absurdo de reconstruir a torre como era. Mas desde então, o designer passou a levar o plano a sério: “Poucos dias depois de colocá-lo on-line, pensei: Por que não?”, afirmou Lehanneur . “A chama é realmente um símbolo muito forte na Bíblia”, observou ele. “É poderoso.”

O projeto de Lehanneur está entre as dezenas que se tornaram públicas desde o incêndio, a maioria produzidos por pequenas empresas de arquitetura e design.

Muitos dos projetos são torres de vidro. Mas um, da Vizum Atelier, uma empresa de design baseada na Eslováquia, faria um raio de luz subir em espiral para o céu. Seria um “farol para almas perdidas”, disse Michal Kovac, arquiteto da empresa.

Outra proposta com conotações religiosas veio de Alexandre Fantozzi, um arquiteto brasileiro, que imaginou o teto e a torre da catedral sendo reconstruídos inteiramente usando vitrais.

Um outro projeto, de Alex Nerovnya, professor do Moscow Architectural Institute, sugeriu um telhado que lembra um diamante em torno de uma torre gótica reconstruída.

O presidente Emmanuel Macron, da França, disse no mês passado que não se opunha a um “gesto arquitetônico contemporâneo” que pudesse tornar Notre-Dame “ainda mais bonita”. Mas muitos franceses pediram que a torre de Viollet-le-Duc fosse restaurada.

Compartilhar:
De Arte a Z - 18/07/2019

Rapidinhas De Arte a Z

Um colecionador que foi enganado para vender um Brancusi por US$ 100 mil está processando por US$ 200 milhões

O New …

De Arte a Z - 18/07/2019

Museus do grupo Tate declararam uma “emergência climática”

Os diretores das quatro filiais do grupo Tate Britain, Alex Farguharson, Frances Morris, da Tate Modern, Helen Legg, da Tate …

De Arte a Z - 18/07/2019

Artista Zehra Doğan é detida novamente após protesto em museu

A polícia alemã deteve brevemente a artista e jornalista curda Zehra Doğan no último sábado após um protesto que ela …

De Arte a Z - 18/07/2019

Homem invade estúdio de animação japonesa, matando 33 e ferindo 36

Um homem gritando “você morre!” incendiou a construção de um estúdio de animação em Kyoto, no Japão, matando 33 pessoas. …

De Arte a Z - 18/07/2019

Apokalypse | Alex Flemming

Quadros de marcantes e conhecidos monumentos espalhados pelo mundo ocidental e oriental em coloridas explosões e implosões são catástrofes ao …

De Arte a Z - 16/07/2019

Museu de Arte de Baltimore reorganiza suas galerias, concentrando-se em artistas negros

O Museu de Arte de Baltimore anunciou uma ampla reinstalação de suas galerias de coleções contemporâneas que se concentram na …

De Arte a Z - 16/07/2019

Bilionária austríaca abre seu próprio museu em Viena

Uma bilionária austríaca, cuja coleção atraiu recorde e público ao Museu Leopold, está abrindo um museu próprio em Viena. Heidi …

De Arte a Z - 16/07/2019

Arqueólogos acreditam ter identificado um ingrediente improvável usado para construir o Stonehenge

O mundo moderno há muito se maravilhava com o antigo Stonehenge e o mistério sobre como as pessoas pré-históricas erigiram …

De Arte a Z - 16/07/2019

Quais são as 25 obras mais importantes da arte contemporânea?

A T Magazine  reuniu três artistas (Martha Rosler, Rirkrit Tiravanija e Torey Thornton) e dois curadores (David Breslin e Kelly …

De Arte a Z - 15/07/2019

Robert Rauschenberg e o homem na lua

Uma das muitas realizações célebres de Robert Rauschenberg é Stoned Moon (1969-70), uma série de 34 litografias. Rauschenberg foi um dos …

De Arte a Z - 09/07/2019

O Vaticano escondeu representações de sacerdotisas mulheres na arte?

A historiadora de arte Ally Kateusz apresentou um trabalho de pesquisa em Roma argumentando que a igreja ocultava evidências de …

De Arte a Z - 09/07/2019

Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas …