Uma noite no museu… e com Mona Lisa

Daniela Molinari sonhava em oferecer uma bebida à famosa Mona Lisa e perguntar tudo sobre o grande Leonardo Da Vinci. Na noite de terça-feira 30/4, ela teve uma noite muito especial no museu, no famoso Louvre de Paris.

A estudante de conservação de arte ítalo-canadense foi escolhida entre mais de 180.000 participantes em uma competição, lançada pelo Louvre em Paris e pela plataforma Airbnb, para marcar 30 anos desde que a pirâmide de vidro do arquiteto I.M Pei’s foi erguida no pátio do museu de arte.

É a primeira vez que que uma pessoa tem permissão para dormir no famoso museu durante a noite.

A experiência também incluiu uma visita guiada especial por um historiador de arte, como aqueles anteriormente oferecidos apenas para o prazer de Barack Obama, Beyonce e Jay-Z.

Tudo o que os participantes tiveram que fazer foi responder à pergunta: “Por que você seria o convidado perfeito da Mona Lisa?”

“Eu escrevi sobre oferecer uma bebida para Mona Lisa, perguntar sobre Leonardo … nós compartilhamos um coquetel spritz, porque ela nunca teve a chance de provar um”, escreveu Molinari, de 26 anos.

“Não levei a sério, não achei que funcionaria”, acrescentou.

 

Jantar com Vênus de Milo

A noite foi passada dormindo sob a icônica Pirâmide no coração da Cidade das Luzes.

Mas antes disso havia tempo para um aperitivo de inspiração renascentista com Mona Lisa e o convidado de Molinari para a noite especial Adam Watson, 29. O jantar ao lado da Vênus de Milo se seguiu – embora não estivesse claro como a antiga estátua grega sem braços administrou os talheres – e um concerto musical intimista nos opulentos apartamentos de Napoleão III no antigo palácio real.

Uma visita guiada ao museu de outra forma foi outro destaque. A excursão levou em destaque os 37 quilômetros  de galerias, com a diretora do Louvre  Sabine de La Rochefoucauld, como sua guia.

Entre elas, obras-primas renascentistas italianas, os antigos estábulos do palácio e, entre obras de Leonardo e Delacroix, as cores vivas da Pieta do século XVI de Rosso Fiorentino, uma peça de La Rochefoucauld já mostrada à cantora Beyoncé, que filmou um vídeo elaboradamente coreografado dentro do Louvre.

Ao contrário dos filmes “Um noite no museu”, nenhum dos temas de Leonardo ou de Rafael ganhou vida diante dos visitantes noturnos.

A mágica para os dois sortudos convidados era poder ouvir seus próprios passos nas galerias e olhar diretamente para a Mona Lisa sem ser empurrada para o lado por pessoas que tiram selfies em seus celulares.

Em vez disso, podiam admirá-la de duas poltronas e uma mesinha de centro onde havia uma tigela de cerejas e os aperitivos.

“A última vez que vim visitá-la, eu era pequena e era uma multidão tão grande”, lembrou Molinari.

“Eu não podia nem olhar para ela … E eu não a apreciei como faço agora, porque tenho estudado arte.”

 

10 milhões de visitantes no ano passado

“Você vê cartazes, você vê fotos, mas é completamente diferente vê-la para sempre”, disse o consorte Watson

Para os organizadores da competição, também foi um evento de sucesso no qual 182.000 pessoas participaram, um quarto delas da França, outro quarto de norte-americanos e o resto de todo o mundo, disse Emmanuel Marill, diretor do Airbnb na França.

Paris é o principal destino do site de compartilhamento de residências, disse ele. Mas a ideia de encontrar uma cama dentro do Louvre “é do que os sonhos são feitos”.

No ano passado, o Louvre recebeu mais de 10 milhões de visitantes pela primeira vez, tornando-se o museu mais visitado do mundo.

A noite especial do casal teve como objetivo transmitir “uma mensagem de hospitalidade, para mostrar que somos capazes de receber todos da melhor maneira possível, até pessoas que não estão acostumadas a visitar” museus, explicou Anne-Laure Beatrix, vice-diretora administrativa do Museu do Louvre.

Compartilhar:
De Arte a Z - 18/07/2019

Rapidinhas De Arte a Z

Um colecionador que foi enganado para vender um Brancusi por US$ 100 mil está processando por US$ 200 milhões

O New …

De Arte a Z - 18/07/2019

Museus do grupo Tate declararam uma “emergência climática”

Os diretores das quatro filiais do grupo Tate Britain, Alex Farguharson, Frances Morris, da Tate Modern, Helen Legg, da Tate …

De Arte a Z - 18/07/2019

Artista Zehra Doğan é detida novamente após protesto em museu

A polícia alemã deteve brevemente a artista e jornalista curda Zehra Doğan no último sábado após um protesto que ela …

De Arte a Z - 18/07/2019

Homem invade estúdio de animação japonesa, matando 33 e ferindo 36

Um homem gritando “você morre!” incendiou a construção de um estúdio de animação em Kyoto, no Japão, matando 33 pessoas. …

De Arte a Z - 18/07/2019

Apokalypse | Alex Flemming

Quadros de marcantes e conhecidos monumentos espalhados pelo mundo ocidental e oriental em coloridas explosões e implosões são catástrofes ao …

De Arte a Z - 16/07/2019

Museu de Arte de Baltimore reorganiza suas galerias, concentrando-se em artistas negros

O Museu de Arte de Baltimore anunciou uma ampla reinstalação de suas galerias de coleções contemporâneas que se concentram na …

De Arte a Z - 16/07/2019

Bilionária austríaca abre seu próprio museu em Viena

Uma bilionária austríaca, cuja coleção atraiu recorde e público ao Museu Leopold, está abrindo um museu próprio em Viena. Heidi …

De Arte a Z - 16/07/2019

Arqueólogos acreditam ter identificado um ingrediente improvável usado para construir o Stonehenge

O mundo moderno há muito se maravilhava com o antigo Stonehenge e o mistério sobre como as pessoas pré-históricas erigiram …

De Arte a Z - 16/07/2019

Quais são as 25 obras mais importantes da arte contemporânea?

A T Magazine  reuniu três artistas (Martha Rosler, Rirkrit Tiravanija e Torey Thornton) e dois curadores (David Breslin e Kelly …

De Arte a Z - 15/07/2019

Robert Rauschenberg e o homem na lua

Uma das muitas realizações célebres de Robert Rauschenberg é Stoned Moon (1969-70), uma série de 34 litografias. Rauschenberg foi um dos …

De Arte a Z - 09/07/2019

O Vaticano escondeu representações de sacerdotisas mulheres na arte?

A historiadora de arte Ally Kateusz apresentou um trabalho de pesquisa em Roma argumentando que a igreja ocultava evidências de …

De Arte a Z - 09/07/2019

Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas …