Uma noite no museu… e com Mona Lisa

Daniela Molinari sonhava em oferecer uma bebida à famosa Mona Lisa e perguntar tudo sobre o grande Leonardo Da Vinci. Na noite de terça-feira 30/4, ela teve uma noite muito especial no museu, no famoso Louvre de Paris.

A estudante de conservação de arte ítalo-canadense foi escolhida entre mais de 180.000 participantes em uma competição, lançada pelo Louvre em Paris e pela plataforma Airbnb, para marcar 30 anos desde que a pirâmide de vidro do arquiteto I.M Pei’s foi erguida no pátio do museu de arte.

É a primeira vez que que uma pessoa tem permissão para dormir no famoso museu durante a noite.

A experiência também incluiu uma visita guiada especial por um historiador de arte, como aqueles anteriormente oferecidos apenas para o prazer de Barack Obama, Beyonce e Jay-Z.

Tudo o que os participantes tiveram que fazer foi responder à pergunta: “Por que você seria o convidado perfeito da Mona Lisa?”

“Eu escrevi sobre oferecer uma bebida para Mona Lisa, perguntar sobre Leonardo … nós compartilhamos um coquetel spritz, porque ela nunca teve a chance de provar um”, escreveu Molinari, de 26 anos.

“Não levei a sério, não achei que funcionaria”, acrescentou.

 

Jantar com Vênus de Milo

A noite foi passada dormindo sob a icônica Pirâmide no coração da Cidade das Luzes.

Mas antes disso havia tempo para um aperitivo de inspiração renascentista com Mona Lisa e o convidado de Molinari para a noite especial Adam Watson, 29. O jantar ao lado da Vênus de Milo se seguiu – embora não estivesse claro como a antiga estátua grega sem braços administrou os talheres – e um concerto musical intimista nos opulentos apartamentos de Napoleão III no antigo palácio real.

Uma visita guiada ao museu de outra forma foi outro destaque. A excursão levou em destaque os 37 quilômetros  de galerias, com a diretora do Louvre  Sabine de La Rochefoucauld, como sua guia.

Entre elas, obras-primas renascentistas italianas, os antigos estábulos do palácio e, entre obras de Leonardo e Delacroix, as cores vivas da Pieta do século XVI de Rosso Fiorentino, uma peça de La Rochefoucauld já mostrada à cantora Beyoncé, que filmou um vídeo elaboradamente coreografado dentro do Louvre.

Ao contrário dos filmes “Um noite no museu”, nenhum dos temas de Leonardo ou de Rafael ganhou vida diante dos visitantes noturnos.

A mágica para os dois sortudos convidados era poder ouvir seus próprios passos nas galerias e olhar diretamente para a Mona Lisa sem ser empurrada para o lado por pessoas que tiram selfies em seus celulares.

Em vez disso, podiam admirá-la de duas poltronas e uma mesinha de centro onde havia uma tigela de cerejas e os aperitivos.

“A última vez que vim visitá-la, eu era pequena e era uma multidão tão grande”, lembrou Molinari.

“Eu não podia nem olhar para ela … E eu não a apreciei como faço agora, porque tenho estudado arte.”

 

10 milhões de visitantes no ano passado

“Você vê cartazes, você vê fotos, mas é completamente diferente vê-la para sempre”, disse o consorte Watson

Para os organizadores da competição, também foi um evento de sucesso no qual 182.000 pessoas participaram, um quarto delas da França, outro quarto de norte-americanos e o resto de todo o mundo, disse Emmanuel Marill, diretor do Airbnb na França.

Paris é o principal destino do site de compartilhamento de residências, disse ele. Mas a ideia de encontrar uma cama dentro do Louvre “é do que os sonhos são feitos”.

No ano passado, o Louvre recebeu mais de 10 milhões de visitantes pela primeira vez, tornando-se o museu mais visitado do mundo.

A noite especial do casal teve como objetivo transmitir “uma mensagem de hospitalidade, para mostrar que somos capazes de receber todos da melhor maneira possível, até pessoas que não estão acostumadas a visitar” museus, explicou Anne-Laure Beatrix, vice-diretora administrativa do Museu do Louvre.

Compartilhar:
De Arte a Z - 23/05/2019

Rapidinhas De Arte a Z

Uma norte-americana projetará o novo parque da Torre Eiffel
A arquiteta paisagista que vive em Londres, Kathryn Gustafson, nascida nos Estados …

De Arte a Z - 23/05/2019

Museu do Prado elabora plano de evacuação para suas obras de arte

Quatro dias antes de um incêndio devastar a catedral de Notre-Dame em 15 de abril, o Museu do Prado contratou …

De Arte a Z - 23/05/2019

Laptop infectado com vírus mais perigosos do mundo está em leilão por milhões

No início deste ano, uma empresa de segurança cibernética contratou o artista online Guo O Dong para levar um laptop …

De Arte a Z - 23/05/2019

Museu Nacional busca fundos na Europa

O diretor do Museu Nacional do Brasil se dirigiu à Europa ontem para uma viagem de duas semanas para arrecadar …

De Arte a Z - 23/05/2019

Artista fornece um palco para nós tomarmos decisões políticas

Björn Meyer-Ebrecht: Uprising na Owen James Gallery é uma exposição de reposição composta de sete plataformas de madeira e três …

De Arte a Z - 23/05/2019

Cinco décadas de arte feminista da Europa Oriental

States of Focus é um poderoso testemunho para mulheres contemporâneas artistas que suportaram e continuam a suportar ataques à sua …

De Arte a Z - 22/05/2019

Agreste Lenticular: artista resgata técnica do século 19

A técnica lenticular há tempos foi incorporada pela indústria e pode ser vista em brinquedos, agendas, cadernos, e quadros decorativos, …

De Arte a Z - 20/05/2019

Um olhar sem julgamento para nosso impulso por compartilhar imagens

Na série Oportunidades Fotográficas de Courtney Vionnet (2005-14), imagens borradas de locais icônicos, incluindo a Torre Eiffel e o Taj Majal, …

De Arte a Z - 20/05/2019

Cindy Sherman e Catherine Opie revelam um projeto colaborativo de arte vestível

Durante a abertura da Bienal de Veneza de 2019, as artistas Cindy Sherman e Catherine Opie revelaram seu projeto colaborativo: …

De Arte a Z - 16/05/2019

Os 10 melhores pavilhões da Bienal de Veneza. Brasil está na lista.

Por Cassey Lesser

A melhor maneira de tomar o pulso da arte contemporânea em todo o mundo pode ser visitando os …

De Arte a Z - 16/05/2019

Conheça a fabrica de processamento de desejos do coletivo Art Department

O coletivo de arte anônimo conhecido simplesmente como Art Department transformou um prédio desativado em “uma instalação secreta de processamento …

De Arte a Z - 16/05/2019

O artista Christo em novo projeto grandioso

Com pequenos detalhes, mas com grande prazer, Walking on Water segue o artista Christo ao criar uma de suas instalações …