Uma noite no museu… e com Mona Lisa

Daniela Molinari sonhava em oferecer uma bebida à famosa Mona Lisa e perguntar tudo sobre o grande Leonardo Da Vinci. Na noite de terça-feira 30/4, ela teve uma noite muito especial no museu, no famoso Louvre de Paris.

A estudante de conservação de arte ítalo-canadense foi escolhida entre mais de 180.000 participantes em uma competição, lançada pelo Louvre em Paris e pela plataforma Airbnb, para marcar 30 anos desde que a pirâmide de vidro do arquiteto I.M Pei’s foi erguida no pátio do museu de arte.

É a primeira vez que que uma pessoa tem permissão para dormir no famoso museu durante a noite.

A experiência também incluiu uma visita guiada especial por um historiador de arte, como aqueles anteriormente oferecidos apenas para o prazer de Barack Obama, Beyonce e Jay-Z.

Tudo o que os participantes tiveram que fazer foi responder à pergunta: “Por que você seria o convidado perfeito da Mona Lisa?”

“Eu escrevi sobre oferecer uma bebida para Mona Lisa, perguntar sobre Leonardo … nós compartilhamos um coquetel spritz, porque ela nunca teve a chance de provar um”, escreveu Molinari, de 26 anos.

“Não levei a sério, não achei que funcionaria”, acrescentou.

 

Jantar com Vênus de Milo

A noite foi passada dormindo sob a icônica Pirâmide no coração da Cidade das Luzes.

Mas antes disso havia tempo para um aperitivo de inspiração renascentista com Mona Lisa e o convidado de Molinari para a noite especial Adam Watson, 29. O jantar ao lado da Vênus de Milo se seguiu – embora não estivesse claro como a antiga estátua grega sem braços administrou os talheres – e um concerto musical intimista nos opulentos apartamentos de Napoleão III no antigo palácio real.

Uma visita guiada ao museu de outra forma foi outro destaque. A excursão levou em destaque os 37 quilômetros  de galerias, com a diretora do Louvre  Sabine de La Rochefoucauld, como sua guia.

Entre elas, obras-primas renascentistas italianas, os antigos estábulos do palácio e, entre obras de Leonardo e Delacroix, as cores vivas da Pieta do século XVI de Rosso Fiorentino, uma peça de La Rochefoucauld já mostrada à cantora Beyoncé, que filmou um vídeo elaboradamente coreografado dentro do Louvre.

Ao contrário dos filmes “Um noite no museu”, nenhum dos temas de Leonardo ou de Rafael ganhou vida diante dos visitantes noturnos.

A mágica para os dois sortudos convidados era poder ouvir seus próprios passos nas galerias e olhar diretamente para a Mona Lisa sem ser empurrada para o lado por pessoas que tiram selfies em seus celulares.

Em vez disso, podiam admirá-la de duas poltronas e uma mesinha de centro onde havia uma tigela de cerejas e os aperitivos.

“A última vez que vim visitá-la, eu era pequena e era uma multidão tão grande”, lembrou Molinari.

“Eu não podia nem olhar para ela … E eu não a apreciei como faço agora, porque tenho estudado arte.”

 

10 milhões de visitantes no ano passado

“Você vê cartazes, você vê fotos, mas é completamente diferente vê-la para sempre”, disse o consorte Watson

Para os organizadores da competição, também foi um evento de sucesso no qual 182.000 pessoas participaram, um quarto delas da França, outro quarto de norte-americanos e o resto de todo o mundo, disse Emmanuel Marill, diretor do Airbnb na França.

Paris é o principal destino do site de compartilhamento de residências, disse ele. Mas a ideia de encontrar uma cama dentro do Louvre “é do que os sonhos são feitos”.

No ano passado, o Louvre recebeu mais de 10 milhões de visitantes pela primeira vez, tornando-se o museu mais visitado do mundo.

A noite especial do casal teve como objetivo transmitir “uma mensagem de hospitalidade, para mostrar que somos capazes de receber todos da melhor maneira possível, até pessoas que não estão acostumadas a visitar” museus, explicou Anne-Laure Beatrix, vice-diretora administrativa do Museu do Louvre.

Compartilhar:
De Arte a Z - 08/09/2019

Sesc_Videobrasil passa a se chamar Bienal

Com mais de 35 anos de história, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a adotar a partir de agora o nome Bienal, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Instagram faz exceção rara a uma obra de arte nua após protestos

Autoridades do Palazzo Strozzi, em Florença, republicaram no Instagram uma pintura de uma mulher nua da artista russa Natalia Goncharova …

De Arte a Z - 05/09/2019

Funcionários fazem tatuagens do Museu Nacional devastado pelo fogo

Faz um ano que o amado Museu Nacional do Brasil foi destruído em um grande incêndio, que se acredita ter …

De Arte a Z - 05/09/2019

Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Performance porta viva nua de Marina Abramović será recriada na Royal Academy

A Royal Academy of Arts irá recrutar homens e mulheres jovens para ficarem nus em uma porta de frente para …

De Arte a Z - 05/09/2019

Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em …

De Arte a Z - 29/08/2019

Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava …

De Arte a Z - 29/08/2019

Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país …

De Arte a Z - 29/08/2019

Aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido em uma década

A obra-prima final de Orazio Gentileschi, The Finding of Moses, provavelmente será adquirida pela National Gallery de Londres.

Atualmente, está emprestada …

De Arte a Z - 29/08/2019

A marca LA Stiiizy abre a principal galeria de arte - Cannabis Emporium

Com um nome derivado do termo de gíria para skatistas “steez” (estilo + facilidade) e com três “I-s” como sinônimo …

De Arte a Z - 29/08/2019

Artista cria manual para ajudar migrantes a sobreviver

A cidade de Bihać, na Bósnia e Herzegovina, fica a cerca de 10 minutos de carro ou uma hora a …

De Arte a Z - 23/08/2019

Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabelecem parceria inédita

Os Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabeleceram uma parceria inédita. O projeto consiste em gerar um conjunto …