Quase 70% dos artistas representados pelas principais galerias de Londres são homens, de acordo com um novo estudo

Dorothea Tanning na Tate Modern, Foto: The London Magazine

Um relatório, encomendado pela Freelands Foundation, descobriu que o mundo da arte britânica é um microcosmo da economia maior, onde o trabalho das mulheres é menos valorizado que o dos homens.

De acordo com o relatório, 68% dos artistas representados nas principais galerias comerciais de Londres são homens, apesar de as mulheres constituírem a maioria dos formados em artes. A situação é ainda pior no mercado secundário, onde 88 por cento das vendas foram de obras de artistas do sexo masculino.

Galerias dirigidas por mulheres diretores são cúmplices em perpetuar essa desigualdade histórica, de acordo com o relatório. Embora 48% dos diretores de galerias de Londres sejam mulheres, apenas 32% dos artistas representados são mulheres.

“Existem algumas mulheres extraordinariamente poderosas no mundo da arte, mas elas não estão necessariamente trabalhando duro para alcançar a paridade [de gênero] nos artistas que representam”, a autora do relatório, Kate McMillan, conta à Artnet News.

McMillan, um acadêmico do King’s College, também descobriu que, nos últimos três anos, houve uma redução de 1% nas artistas femininas representadas pelas galerias de Londres. “As pessoas tendem a superestimar o quão bem eles estão indo”, diz ela.

McMillan diz que é especialmente raro encontrar um galerista que pense sobre a melhor forma de apoiar suas artistas femininas que tenham filhos pequenos. Ela encontrou apenas uma que fez um planejamento significativo com suas artistas e que ajudou a financiar o custo do cuidado infantil (a galerista era ela mesma uma mãe solteira). A atitude predominante é que artistas do sexo feminino na faixa dos 30 anos “têm filhos e correm para o campo e não fazem mais nenhuma arte”, diz McMillan.

A situação também não é muito melhor nas instituições de ensino, onde 63% dos funcionários seniores são homens. Isso ocorre apesar do fato de que “66% dos pedidos de pós-graduação no setor de artes criativas e design foram feitos por mulheres”, segundo o relatório.

“A maioria dos acadêmicos que trabalham em escolas de arte são artistas”, ressalta McMillan. “Há uma correlação entre a porcentagem de artistas masculinos representados comercialmente e a porcentagem de acadêmicos seniores”, diz ela.

Embora as galerias comerciais e as escolas tenham um longo caminho a percorrer, museus e espaços não comerciais fizeram mudanças significativas em seus programas nos últimos três anos. McMillan descobriu que, em 2018, 55% dos mostras individuais organizados por 40 instituições na Grã-Bretanha contavam com trabalhos de artistas femininas. Em 2017, esse número foi de 39%.

Houve mais exposições solo de destaque com trabalhos de artistas do sexo feminino do que nunca, como a colaboração inédita do ano passado entre a National Portrait Gallery, a National Gallery e a Royal Academy na organização de três exposições de Tacita Dean. Mas McMillan adverte contra assumir que a tendência continuará. “Uma das suposições que as pessoas fazem é que o progresso é inevitável”, diz ela.

Ainda assim, a galerista Alison Jacques, que trabalha principalmente com artistas femininas, diz que houve “uma mudança maciça” na representação de artistas femininas. Ela é encorajada pelo fato de que obras de artistas como Dorothea Tanning, cujo patrimônio ela representa, estão sendo vendidas por US $ 1 milhão ou mais. Mas Jacques reconhece que o fechamento da lacuna de gênero levará tempo.

O relatório é o terceiro que McMillan realizou para a Freelands Foundation, que foi lançada pela filantropa Elisabeth Murdoch. A organização também apoia artistas do sexo feminino em meio de carreira por meio de um prêmio anual de £ 100.000, que vai para uma exposição individual em uma instituição fora de Londres. Os vencedores do prêmio desde 2016 são: Jacqueline Donachie (The Fruitmarket Gallery, Edimburgo); Lis Rhodes (Nottingham Contemporary) e Veronica Ryan (Spike Island, Bristol).

Fonte: artnet News

Compartilhar:
De Arte a Z - 23/08/2019

Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabelecem parceria inédita

Os Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabeleceram uma parceria inédita. O projeto consiste em gerar um conjunto …

De Arte a Z - 15/08/2019

Exposição imersiva no universo de Van Gogh chega a São Paulo

Neste sábado (17/08), o shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, inaugura a exposição Paisagens de Van Gogh, sobre o pintor …

De Arte a Z - 15/08/2019

Quarto de motel com tema de Edward Hopper permite experimentar a alienação das pinturas clássicas do artista

Como os museus de todo o mundo disputam a atenção – e os dólares – de visitantes, estão cada vez …

De Arte a Z - 15/08/2019

Coletivo de arte austríaco transformando um set de filmes de pesadelo

A cena em constante mutação de Liam Gillick e a mostra atual do coletivo austríaco Gelatin no museu Kunsthalle, em …

De Arte a Z - 15/08/2019

Mural da Estátua da Liberdade algemada viraliza na internet

Mural no centro de Las Vegas, do artista britânico Izaac Zevalking, queria chamar a atenção para a fundação da América …

De Arte a Z - 15/08/2019

Artistas transformam o aeroporto de Hong Kong em um estúdio de arte de protesto como manifestações antigovernamentais

Artistas se juntaram aos manifestantes que ocupavam o Aeroporto Internacional de Hong Kong no fim de semana para criar arte …

De Arte a Z - 15/08/2019

Mapas indígenas do século XVI mostram visões não-eurocêntricas do mundo

Ao mesmo tempo em que a Espanha começou a explorar as Américas habitadas, os cartógrafos europeus concentraram-se em criar mapas …

De Arte a Z - 15/08/2019

"Fibra – I Bienal de Arte Têxtil" está com inscrições abertas

Um projeto para apresentar as tendências e os diferentes trabalhos de áreas que se mesclam na arte e na economia …

De Arte a Z - 09/08/2019

MASP recebe doação de arquivo de Rubem Valentim com mais de 10.000 itens

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) recebeu um vasto acervo com manuscritos, datiloscritos, cartas, fotos e …

De Arte a Z - 09/08/2019

Uma virada de cores na maior comunidade de São Paulo

De abril a junho deste ano o projeto Uma Virada de Cores ofereceu oficinas gratuitas de graffiti a jovens de …

De Arte a Z - 06/08/2019

Com programação movimentada e novas parcerias, 13ª SP-Foto estreita vínculos entre a cena brasileira e a internacional

A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo chega à sua 13ª edição firmando-se como o mais relevante evento de fotografia …

De Arte a Z - 02/08/2019

Polêmica da Mona Lisa: Tribunal e misterioso consórcio com suposta versão mais jovem da musa de Da Vinci

Uma disputa de propriedade está esquentando sobre uma versão da Mona Lisa que se acredita ser das mãos de Leonardo …