Ouça aqui: Registro de voz de Frida Kahlo é encontrado

“A Biblioteca Nacional de Som do México acredita que o áudio é de uma leitura artística de seu ensaio Retrato de Diego durante o piloto do programa de rádio El Bachiller”.

Frida Kahlo pode ter um dos rostos mais reconhecidos e comercializados no mundo da arte, mas como é a voz dela?

O fotógrafo francês Giséle Freund certa vez descreveu-a como “melodiosa e calorosa”, mas graças à Biblioteca Nacional de Som do México, podemos agora ter a certeza.

A biblioteca descobriu o que eles acreditam ser a primeira gravação de voz de Kahlo, tirada de um episódio piloto do programa de rádio El Bachiller, de 1955, que foi ao ar após sua morte, em 1954.

O episódio apresentava um perfil do marido artista de Kahlo, Diego Rivera. Nele, ela lê a partir de seu ensaio Retrato de Diego, que foi retirado do catálogo de uma exposição de 1949 no Palácio de Belas Artes, comemorando os 50 anos de trabalho de Rivera.

“Ele é uma criança gigantesca e imensa, com um rosto amigável e um olhar triste”, diz ela, traduzida pela Agence France-Presse. (Uma tradução em inglês diferente do texto pode ser encontrada no Google Arts & Culture).

“Seus olhos grandes, escuros, extremamente inteligentes e grandes raramente ficam parados. Eles quase saem de suas órbitas por causa de suas pálpebras inchadas e protuberantes – como um sapo. Eles permitem que seu olhar absorva um campo visual muito mais amplo, como se eles fossem feitos especialmente para um pintor de grandes espaços e multidões”.

Resultado de imagem para frida kahlo voice

Estima-se que a gravação tenha sido feita em 1953 ou 1954.

No comunicado de imprensa, a secretária de cultura do México, Alejandra Frausto, disse que, se de fato é a voz de Kahlo – uma alegação que as autoridades continuam investigando – pode ser a única gravação de áudio do artista que existe.

O papel da biblioteca é preservar e tornar públicos arquivos sonoros documentais para o México. Sua coleção, acumulada ao longo de uma década, apresenta as vozes de algumas das figuras históricas mais importantes do país – mas o diretor nacional da biblioteca, Pável Granados, disse que a voz de Kahlo era a “mais solicitada e procurada” pelos visitantes.

“A voz de Frida sempre foi um grande enigma, uma busca sem fim”, disse Granados em uma entrevista coletiva. “Até agora, nunca houve uma gravação de Frida Kahlo.”

O programa de rádio do qual a gravação foi tirada, El Bachiller, foi batizado em homenagem ao apresentador Álvaro Gálvez y Fuentes “El Bachiller”, descrito pelo ministério da cultura como “o principal documentalista das vozes de seu tempo”.

A biblioteca de sons tem 1.300 fitas de El Bachiller em sua coleção, que precisarão ser digitalizadas e catalogadas para averiguar se mais da voz de Kahlo está entre elas.

Ouça aqui:

Fonte: The Guardian

Compartilhar:
De Arte a Z - 09/07/2019

O Vaticano escondeu representações de sacerdotisas mulheres na arte?

A historiadora de arte Ally Kateusz apresentou um trabalho de pesquisa em Roma argumentando que a igreja ocultava evidências de …

De Arte a Z - 09/07/2019

Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas …

De Arte a Z - 08/07/2019

MALBA à venda? Entenda a curiosa placa instalada na fachada do museu

Usuários de redes sociais ficaram surpresos com a fotografia de um homem instalando uma placa na fachada do Museu de …

De Arte a Z - 04/07/2019

Nova mostra de Basquiat aborda emblemática brutalidade policial

Jay-Z emprestou um Basquiat para uma exposição sobre um episódio histórico de alegada brutalidade policial, aprendeu Page Six.

O rapper ofereceu …

De Arte a Z - 04/07/2019

Mistério por trás de fechamento do Museu de Arte de Dallas

O jardim de esculturas no Museu de Arte de Dallas foi fechado durante essa semana, possivelmente porque um jovem skatista …

De Arte a Z - 04/07/2019

Vincent ou Theo? Estudioso diz que museu confundiu retratos dos irmãos van Gogh

Um par de retratos no Museu Van Gogh, em Amsterdã, representando Vincent e seu irmão Theo, são objeto de um …

De Arte a Z - 04/07/2019

Descoberta identidade de comprador de Caravaggio milionário

Era uma conclusão tão surpreendente quanto a proveniência do trabalho em si: Dias antes da pintura Judith Beheading Holefernes, descoberta …

De Arte a Z - 04/07/2019

Famosa escultura de Anish Kapoor é vandalizada

Sete pessoas foram levadas sob custódia em Chicago depois de supostamente vandalizar a amplamente adorada escultura pública de Anish Kapoor, …

De Arte a Z - 02/07/2019

Banksy projeta um "colete à prova de facadas" para o rapper britânico Stormzy

Banksy ataca novamente, desta vez no festival de música mais popular da Grã-Bretanha. Na noite de sexta-feira, o rapper britânico …

De Arte a Z - 30/06/2019

Rio mais poluído de São Paulo recebe obra permanente de Eduardo Srur

O artista Eduardo Srur inaugurou a obra “Barco sobre um Rio Enterrado”, na margem do rio Pinheiros, em São Paulo …

De Arte a Z - 27/06/2019

Imagens de tirar o fôlego que ganharam o Concurso Nacional de Viagens Geográficas

Uma aldeia ártica coberta de neve na Groenlândia; um menino pensativo em um nascer do sol do rio na Índia; e uma …

De Arte a Z - 27/06/2019

Conheça toda a história por trás do Caravaggio redescoberto e vendido antes de chegar ao leilão

A pintura Judith decapitando Holofernes (cerca 1607) que especialistas afirmam ser uma segunda versão há muito tempo perdida de Caravaggio …