Ouça aqui: Registro de voz de Frida Kahlo é encontrado

“A Biblioteca Nacional de Som do México acredita que o áudio é de uma leitura artística de seu ensaio Retrato de Diego durante o piloto do programa de rádio El Bachiller”.

Frida Kahlo pode ter um dos rostos mais reconhecidos e comercializados no mundo da arte, mas como é a voz dela?

O fotógrafo francês Giséle Freund certa vez descreveu-a como “melodiosa e calorosa”, mas graças à Biblioteca Nacional de Som do México, podemos agora ter a certeza.

A biblioteca descobriu o que eles acreditam ser a primeira gravação de voz de Kahlo, tirada de um episódio piloto do programa de rádio El Bachiller, de 1955, que foi ao ar após sua morte, em 1954.

O episódio apresentava um perfil do marido artista de Kahlo, Diego Rivera. Nele, ela lê a partir de seu ensaio Retrato de Diego, que foi retirado do catálogo de uma exposição de 1949 no Palácio de Belas Artes, comemorando os 50 anos de trabalho de Rivera.

“Ele é uma criança gigantesca e imensa, com um rosto amigável e um olhar triste”, diz ela, traduzida pela Agence France-Presse. (Uma tradução em inglês diferente do texto pode ser encontrada no Google Arts & Culture).

“Seus olhos grandes, escuros, extremamente inteligentes e grandes raramente ficam parados. Eles quase saem de suas órbitas por causa de suas pálpebras inchadas e protuberantes – como um sapo. Eles permitem que seu olhar absorva um campo visual muito mais amplo, como se eles fossem feitos especialmente para um pintor de grandes espaços e multidões”.

Resultado de imagem para frida kahlo voice

Estima-se que a gravação tenha sido feita em 1953 ou 1954.

No comunicado de imprensa, a secretária de cultura do México, Alejandra Frausto, disse que, se de fato é a voz de Kahlo – uma alegação que as autoridades continuam investigando – pode ser a única gravação de áudio do artista que existe.

O papel da biblioteca é preservar e tornar públicos arquivos sonoros documentais para o México. Sua coleção, acumulada ao longo de uma década, apresenta as vozes de algumas das figuras históricas mais importantes do país – mas o diretor nacional da biblioteca, Pável Granados, disse que a voz de Kahlo era a “mais solicitada e procurada” pelos visitantes.

“A voz de Frida sempre foi um grande enigma, uma busca sem fim”, disse Granados em uma entrevista coletiva. “Até agora, nunca houve uma gravação de Frida Kahlo.”

O programa de rádio do qual a gravação foi tirada, El Bachiller, foi batizado em homenagem ao apresentador Álvaro Gálvez y Fuentes “El Bachiller”, descrito pelo ministério da cultura como “o principal documentalista das vozes de seu tempo”.

A biblioteca de sons tem 1.300 fitas de El Bachiller em sua coleção, que precisarão ser digitalizadas e catalogadas para averiguar se mais da voz de Kahlo está entre elas.

Ouça aqui:

Fonte: The Guardian

Compartilhar:
De Arte a Z - 20/09/2019

As obras mais baixadas do Getty e Met Museum

Em um esforço para tornar suas coleções cada vez mais acessíveis ao público, muitos dos principais museus começaram a digitalizar …

De Arte a Z - 20/09/2019

Imagem de São Jerônimo comprado por 600 dólares em uma pequena cidade é, na verdade, uma pintura rara de Anthony van Dyck

Albert B. Roberts, um colecionador de arte de 87 anos em Hudson, Nova York, passou décadas comprando trabalhos obscuros em …

De Arte a Z - 20/09/2019

Phillips anuncia leilão de uma coleção de fotografias representativas da cultura mundial dos séculos XX e XXI

A Phillips anunciou a venda do World View: Property from a Private Collection como destaque da temporada de vendas do …

De Arte a Z - 20/09/2019

Bienal de Sydney revela lista de artistas participantes para 2020

A Bienal de Sydney anunciou a lista completa de artistas que participarão da 22ª Bienal de Sydney (2020), intitulada NIRIN …

De Arte a Z - 08/09/2019

Sesc_Videobrasil passa a se chamar Bienal

Com mais de 35 anos de história, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a adotar a partir de agora o nome Bienal, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Instagram faz exceção rara a uma obra de arte nua após protestos

Autoridades do Palazzo Strozzi, em Florença, republicaram no Instagram uma pintura de uma mulher nua da artista russa Natalia Goncharova …

De Arte a Z - 05/09/2019

Funcionários fazem tatuagens do Museu Nacional devastado pelo fogo

Faz um ano que o amado Museu Nacional do Brasil foi destruído em um grande incêndio, que se acredita ter …

De Arte a Z - 05/09/2019

Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Performance porta viva nua de Marina Abramović será recriada na Royal Academy

A Royal Academy of Arts irá recrutar homens e mulheres jovens para ficarem nus em uma porta de frente para …

De Arte a Z - 05/09/2019

Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em …

De Arte a Z - 29/08/2019

Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava …

De Arte a Z - 29/08/2019

Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país …