Nova mostra de Basquiat aborda emblemática brutalidade policial

Jay-Z emprestou um Basquiat para uma exposição sobre um episódio histórico de alegada brutalidade policial, aprendeu Page Six.

O rapper ofereceu o trabalho de 1982 CPRKR para o Guggenheim para a exposição Defacement of Basquiat: The Untold Story, que abriu na última sexta-feira.

Defacement é a pintura do falecido artista sobre o grafiteiro Michael Stewart, que morreu em 1983 depois de ser preso por pichar uma estação de metrô da Primeira Avenida.

Seis policiais de trânsito foram julgados por espancá-lo até a morte, mas foram absolvidos.

Jean-Michel Basquiat, <i> Defacement (A morte de Michael Stewart) </ i> (1983).  Coleção de Nina Clemente, Nova York.  © Propriedade de Jean-Michel Basquiat.  Licenciado pela Artestar.  Foto: Allison Chipak.  © Fundação Solomon R. Guggenheim, 2019

Jean-Michel Basquiat, Defacement (A morte de Michael Stewart) (1983). Coleção de Nina Clemente, Nova York. © Propriedade de Jean-Michel Basquiat. Licenciado pela Artestar. Foto: Allison Chipak. © Fundação Solomon R. Guggenheim, 2019

No entanto, um representante do Guggenheim diz que não é do Jay-Z e está emprestado de uma coleção particular.

Segundo o museu, a exposição inclui “aproximadamente 20 pinturas e trabalhos sobre papel criados nos anos em torno da morte de Stewart.”

“Esta apresentação examinará a exploração da identidade negra de Basquiat, seu protesto contra a brutalidade policial e suas tentativas de criar uma linguagem estética singular de empoderamento.”

Jean-Michel Basquiat, <i> Sem título (Sheriff) </ i> (1981).  Coleção Carl Hirschmann.  © Propriedade de Jean-Michel Basquiat.  Licenciado por Artestar, Nova Iorque

Jean-Michel Basquiat, Sem título (Sheriff) (1981). Coleção Carl Hirschmann. © Propriedade de Jean-Michel Basquiat. Licenciado por Artestar, Nova Iorque

Basquiat pintou CPRKR em 1982 como uma homenagem ao grande sucesso do jazz Charlie Parker.

Em 2017, Jay-Z produziu uma série de documentários sobre Kalief Browder, o adolescente que se matou depois de passar dois anos em confinamento solitário na Ilha Rikers.

Jean-Michel Basquiat, La Hara (1981). Coleção Arora © Propriedade de Jean-Michel Basquiat. Licenciado por Artestar, Nova Iorque

Compartilhar:
De Arte a Z - 18/07/2019

Rapidinhas De Arte a Z

Um colecionador que foi enganado para vender um Brancusi por US$ 100 mil está processando por US$ 200 milhões

O New …

De Arte a Z - 18/07/2019

Museus do grupo Tate declararam uma “emergência climática”

Os diretores das quatro filiais do grupo Tate Britain, Alex Farguharson, Frances Morris, da Tate Modern, Helen Legg, da Tate …

De Arte a Z - 18/07/2019

Artista Zehra Doğan é detida novamente após protesto em museu

A polícia alemã deteve brevemente a artista e jornalista curda Zehra Doğan no último sábado após um protesto que ela …

De Arte a Z - 18/07/2019

Homem invade estúdio de animação japonesa, matando 33 e ferindo 36

Um homem gritando “você morre!” incendiou a construção de um estúdio de animação em Kyoto, no Japão, matando 33 pessoas. …

De Arte a Z - 18/07/2019

Apokalypse | Alex Flemming

Quadros de marcantes e conhecidos monumentos espalhados pelo mundo ocidental e oriental em coloridas explosões e implosões são catástrofes ao …

De Arte a Z - 16/07/2019

Museu de Arte de Baltimore reorganiza suas galerias, concentrando-se em artistas negros

O Museu de Arte de Baltimore anunciou uma ampla reinstalação de suas galerias de coleções contemporâneas que se concentram na …

De Arte a Z - 16/07/2019

Bilionária austríaca abre seu próprio museu em Viena

Uma bilionária austríaca, cuja coleção atraiu recorde e público ao Museu Leopold, está abrindo um museu próprio em Viena. Heidi …

De Arte a Z - 16/07/2019

Arqueólogos acreditam ter identificado um ingrediente improvável usado para construir o Stonehenge

O mundo moderno há muito se maravilhava com o antigo Stonehenge e o mistério sobre como as pessoas pré-históricas erigiram …

De Arte a Z - 16/07/2019

Quais são as 25 obras mais importantes da arte contemporânea?

A T Magazine  reuniu três artistas (Martha Rosler, Rirkrit Tiravanija e Torey Thornton) e dois curadores (David Breslin e Kelly …

De Arte a Z - 15/07/2019

Robert Rauschenberg e o homem na lua

Uma das muitas realizações célebres de Robert Rauschenberg é Stoned Moon (1969-70), uma série de 34 litografias. Rauschenberg foi um dos …

De Arte a Z - 09/07/2019

O Vaticano escondeu representações de sacerdotisas mulheres na arte?

A historiadora de arte Ally Kateusz apresentou um trabalho de pesquisa em Roma argumentando que a igreja ocultava evidências de …

De Arte a Z - 09/07/2019

Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas …