Museu levará um Picasso para sua casa por um dia se você convencê-los do porquê merece

Urs Schaeppi, CEO da Swisscom, e Sam Keller, diretor da Fundação Beyeler, com Pablo Picassos Buste de femme au chapeau (Dora) de 1939; © Sucess Picasso / 2019, ProLitteris, Zurique; Foto: Luca Schwitalla.

O projeto #myprivatepicasso é uma colaboração entre a Fundação Beyeler e a Swisscom, uma empresa de telecomunicações.

Você sempre quis ter um Picasso em sua casa, mas foi retido pelo pequeno problema de perder milhões de dólares? Se você mora na Suíça, pode estar com sorte. A Fundação Beyeler, em Basileia, está oferecendo a um morador sortudo a oportunidade de viver com um Picasso de sua coleção em sua casa por um dia.

Para tornar essa ideia estranha uma realidade, a fundação uniu-se à gigante de telecomunicações suíça Swisscom, que é uma das principais patrocinadoras da nova mostra da Beyeler, The Young Picasso: Blue and Rose Periods, em cartaz até 26 de maio.

Para ter a chance de ganhar, os entusiastas de Picasso devem apresentar suas explicações sobre por que merecem ter o trabalho – Buste de femme au chapeau (1939), de Picasso, um retrato cubista de sua musa Dora Maar – em sua própria casa. (As inscrições devem ser enviadas antes de 2 de abril via mídia social com a hashtag #myprivatepicasso.) Um painel de representantes do museu e da Swisscom julgará o concurso com informações do público. O vencedor vai passar 19 de abril recebendo o brilho do seu Picasso pessoal em casa.

Em um comunicado, o diretor de Beyeler, Sam Keller, disse que o concurso é parte de um esforço para encorajar o maior número possível de pessoas a se envolverem com a arte, “especialmente aqueles que podem ser freqüentadores de museus, as pessoas não vão ao Picasso, então o Picasso deve ir ao povo.”

Para ter certeza, os riscos associados a emprestar uma pintura desse calibre não são nada para desprezar. “Recursos culturais valiosos, como o Buste de femme au chapeau (Dora), de Pablo Picasso , geralmente só são emprestados a museus com a mais alta segurança”, continuou Keller.

Picasso é um grande negócio: mais de US$ 740 milhões em sua arte foram vendidos em leilão somente em 2018 e suas obras chegam regularmente a seis e sete digitos. Questionado sobre o valor do trabalho emprestado, o museu disse à mídia alemã que valeu “vários milhões”.

É aí que a Swisscom entra. Juntos, especialistas de segurança da Fundação Beyeler e da empresa de telecomunicações criaram um “quadro inteligente” para a pintura, que fornece um fluxo de dados monitorados com segurança e transmitidos regularmente, incluindo temperatura ambiente, umidade do ar e posição GPS., de acordo com a empresa. Qualquer movimento não autorizado irá disparar um alarme. Então aproveite o seu Picasso, apenas não se empolgue.

Compartilhar:
De Arte a Z - 15/08/2019

Exposição imersiva no universo de Van Gogh chega a São Paulo

Neste sábado (17/08), o shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, inaugura a exposição Paisagens de Van Gogh, sobre o pintor …

De Arte a Z - 15/08/2019

Quarto de motel com tema de Edward Hopper permite experimentar a alienação das pinturas clássicas do artista

Como os museus de todo o mundo disputam a atenção – e os dólares – de visitantes, estão cada vez …

De Arte a Z - 15/08/2019

Coletivo de arte austríaco transformando um set de filmes de pesadelo

A cena em constante mutação de Liam Gillick e a mostra atual do coletivo austríaco Gelatin no museu Kunsthalle, em …

De Arte a Z - 15/08/2019

Mural da Estátua da Liberdade algemada viraliza na internet

Mural no centro de Las Vegas, do artista britânico Izaac Zevalking, queria chamar a atenção para a fundação da América …

De Arte a Z - 15/08/2019

Artistas transformam o aeroporto de Hong Kong em um estúdio de arte de protesto como manifestações antigovernamentais

Artistas se juntaram aos manifestantes que ocupavam o Aeroporto Internacional de Hong Kong no fim de semana para criar arte …

De Arte a Z - 15/08/2019

Mapas indígenas do século XVI mostram visões não-eurocêntricas do mundo

Ao mesmo tempo em que a Espanha começou a explorar as Américas habitadas, os cartógrafos europeus concentraram-se em criar mapas …

De Arte a Z - 15/08/2019

"Fibra – I Bienal de Arte Têxtil" está com inscrições abertas

Um projeto para apresentar as tendências e os diferentes trabalhos de áreas que se mesclam na arte e na economia …

De Arte a Z - 09/08/2019

MASP recebe doação de arquivo de Rubem Valentim com mais de 10.000 itens

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) recebeu um vasto acervo com manuscritos, datiloscritos, cartas, fotos e …

De Arte a Z - 09/08/2019

Uma virada de cores na maior comunidade de São Paulo

De abril a junho deste ano o projeto Uma Virada de Cores ofereceu oficinas gratuitas de graffiti a jovens de …

De Arte a Z - 06/08/2019

Com programação movimentada e novas parcerias, 13ª SP-Foto estreita vínculos entre a cena brasileira e a internacional

A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo chega à sua 13ª edição firmando-se como o mais relevante evento de fotografia …

De Arte a Z - 02/08/2019

Polêmica da Mona Lisa: Tribunal e misterioso consórcio com suposta versão mais jovem da musa de Da Vinci

Uma disputa de propriedade está esquentando sobre uma versão da Mona Lisa que se acredita ser das mãos de Leonardo …

De Arte a Z - 02/08/2019

Gerhard Ritchter nega museu em seu nome oferecido pela Alemanha

Embora o artista vivo mais famoso da Alemanha diga que não quer um museu dedicado a suas pinturas, autoridades em …