Museu levará um Picasso para sua casa por um dia se você convencê-los do porquê merece

Urs Schaeppi, CEO da Swisscom, e Sam Keller, diretor da Fundação Beyeler, com Pablo Picassos Buste de femme au chapeau (Dora) de 1939; © Sucess Picasso / 2019, ProLitteris, Zurique; Foto: Luca Schwitalla.

O projeto #myprivatepicasso é uma colaboração entre a Fundação Beyeler e a Swisscom, uma empresa de telecomunicações.

Você sempre quis ter um Picasso em sua casa, mas foi retido pelo pequeno problema de perder milhões de dólares? Se você mora na Suíça, pode estar com sorte. A Fundação Beyeler, em Basileia, está oferecendo a um morador sortudo a oportunidade de viver com um Picasso de sua coleção em sua casa por um dia.

Para tornar essa ideia estranha uma realidade, a fundação uniu-se à gigante de telecomunicações suíça Swisscom, que é uma das principais patrocinadoras da nova mostra da Beyeler, The Young Picasso: Blue and Rose Periods, em cartaz até 26 de maio.

Para ter a chance de ganhar, os entusiastas de Picasso devem apresentar suas explicações sobre por que merecem ter o trabalho – Buste de femme au chapeau (1939), de Picasso, um retrato cubista de sua musa Dora Maar – em sua própria casa. (As inscrições devem ser enviadas antes de 2 de abril via mídia social com a hashtag #myprivatepicasso.) Um painel de representantes do museu e da Swisscom julgará o concurso com informações do público. O vencedor vai passar 19 de abril recebendo o brilho do seu Picasso pessoal em casa.

Em um comunicado, o diretor de Beyeler, Sam Keller, disse que o concurso é parte de um esforço para encorajar o maior número possível de pessoas a se envolverem com a arte, “especialmente aqueles que podem ser freqüentadores de museus, as pessoas não vão ao Picasso, então o Picasso deve ir ao povo.”

Para ter certeza, os riscos associados a emprestar uma pintura desse calibre não são nada para desprezar. “Recursos culturais valiosos, como o Buste de femme au chapeau (Dora), de Pablo Picasso , geralmente só são emprestados a museus com a mais alta segurança”, continuou Keller.

Picasso é um grande negócio: mais de US$ 740 milhões em sua arte foram vendidos em leilão somente em 2018 e suas obras chegam regularmente a seis e sete digitos. Questionado sobre o valor do trabalho emprestado, o museu disse à mídia alemã que valeu “vários milhões”.

É aí que a Swisscom entra. Juntos, especialistas de segurança da Fundação Beyeler e da empresa de telecomunicações criaram um “quadro inteligente” para a pintura, que fornece um fluxo de dados monitorados com segurança e transmitidos regularmente, incluindo temperatura ambiente, umidade do ar e posição GPS., de acordo com a empresa. Qualquer movimento não autorizado irá disparar um alarme. Então aproveite o seu Picasso, apenas não se empolgue.

Compartilhar:
De Arte a Z - 21/03/2019

Condo chega a São Paulo em segunda edição

O Condo, o empreendedor programa de compartilhamento de galerias que recebe edições a cada ano em Londres, Nova York e …

De Arte a Z - 30/03/2019

Canoa usada pelos índios Pataxó e escultura de pau-brasil desembarcam em São Paulo para a SP-Arte

Histórias de recomeços. As peças de destaque no espaço de Hugo França na 15ª edição da SP-Arte reúnem muitos anos …

De Arte a Z - 09/04/2019

Museu Casa do Pontal sofre com inundação

O Museu Casa do Pontal, maior acervo de arte popular do Brasil, foi brutalmente atingido com a pior inundação de …

De Arte a Z - 28/03/2019

Kaws em Hong Kong, a ascensão do controverso artista de rua

“Está tudo bem com KAWS em Hong Kong este mês”, diz Claire Crozel, diretora da Fundação de Arte Contemporânea de …

De Arte a Z - 21/03/2019

Um colecionador chinês transformou cinco tanques de óleo vazios em museu

Tank Shanghai, o ambicioso e aguardado projeto de museu do colecionador chinês Qiao Zhibing está finalmente pronto para abrir suas …

De Arte a Z - 18/04/2019

Antiga casa de Monet esta disponível no Airbnb

Você já sonhou em andar na pele de um artista famoso? Entendendo sua genialidade? Apoiando-se contra a mesma parede que …

De Arte a Z - 18/04/2019

França anuncia concurso para redesenhar torre Notre Dame

Primeiro Ministro diz que catedral reconstruída pode refletir ‘técnicas e desafios de nossos tempos’.

A França lançará uma competição internacional de …

De Arte a Z - 28/03/2019

Musée d'Orsay homenageia mulheres negras dando nomes a elas em obras de arte como "Olympia" de Manet

A mostra Modelos negras: de Géricault a Matisse, temporariamente renomeia trabalhos com modelos negras historicamente anônimas para homenagea-las.

O Musée d’Orsay …

De Arte a Z - 21/03/2019

Harvad é processada por lucrar com fotos antigas de escravos

A Universidade de Harvard se aproveitou “descaradamente” de fotos de dois escravos do século 19, ignorando pedidos para entregar as …

De Arte a Z - 18/04/2019

Atenção, conteúdo (muito) explícito! 12 obras que vão fazer você ficar corado

Poses lascivas, sensualidades explosivas, cenas sugestivas… No fim das pinceladas, os pintores fizeram refêrencias às indiscrições mais tórridas, oferecendo aos …

De Arte a Z - 26/03/2019

Sesc Guarulhos será inaugurado no dia 11 de maio

O Sesc São Paulo inaugura, no dia 11 de maio, sábado, a sua mais nova unidade, desta vez na segunda …

De Arte a Z - 26/03/2019

A Outra Feira VI - Inscrições abertas para artistas

A Outra Feira é um evento itinerante de arte contemporânea que acontece há quatro anos. Desde a estreia, 97 artistas …