Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas margens verdes do rio Sava, perto da cidade natal da Primeira Dama no sul da Eslovênia. Embora tenha sido uma atração local desde que terminou em março passado, a escultura chamou a atenção da mídia internacional após a inauguração oficial no dia 5 de julho.

Criada a partir de uma imagem da primeira-dama na posse do marido em 2017, a escultura é pintada de azul pó para refletir o vestido e as luvas que ela usava para o evento. Esculpido um tronco de árvore, a escultura da primeira-dama parece estar renunciando em direção a sua cidade natal de Sevnica.

A estátua de madeira, que tem pouca semelhança com Melania Trump, foi esculpida com uma motosserra por um artista local chamado Ales Zupevc, conhecido como Max. Zupevc foi contratado para criar o monumento pelo artista americano baseado em Berlim, Brad Downey, que apresenta um vídeo sobre a realização da escultura intitulada “Melania” em sua exposição individual This Echo in Ljublijana.

Downey, que vive na Europa nos últimos 20 anos, sentiu o desejo de intervir na política americana após as últimas eleições. “Com base na situação política atual, senti a necessidade de injetar minha voz no diálogo político dos EUA”, disse ele em uma conversa por telefone com a Hyperallergic, da Eslovênia. “Eu decidi fazer um retrato de Melania porque ela é uma figura estranha com uma vida interessante. Eu queria entender essa figura.

Seu interesse pela primeira-dama está enraizado na dura contradição entre sua formação pessoal e as políticas anti-imigração do marido. “Os políticos sempre têm dois rostos”, disse ele, “[Donald Trump] tem filhos eslovenos e uma primeira-dama que não fala inglês como sua primeira língua”. Isso, de acordo com Downey, fala alguma verdade sobre o presidente, embora ele não tem certeza se é positivo ou negativo: “Poderia ser uma verdade positiva, porque há um nível de humanidade lá, mostrando que a vida é matizada com muitas áreas cinzentas… Eu achei que valeria a pena uma investigação artística.”

O vídeo de Downey é mais um retrato de Zupevc e da vida na Eslovênia rural do que um retrato da primeira-dama. O artista procurou especificamente um escultor amador da área onde a primeira-dama nasceu. “Eu queria um artista popular que se enquadrasse na tradição da arte folclórica eslovena, mas que não seja corrompido pela academia … e [que] venha da mesma classe trabalhadora da qual Melania veio”.

“Eu nunca fiz uma escultura de uma figura humana inteira”, diz Zupevc no vídeo enquanto esculpia a imagem. Zupevc, que nasceu no mesmo dia e mês que Melania Trump, gosta da primeira-dama, mas não do marido. “Ela parece mais modesta”, ele diz, “eu não gosto dele [Donald Trump], eu prefiro ela a ele.” Zupevc nunca conheceu Melania, mas ele disse que fazia algum trabalho para o pai dela.

A escultura foi criticada por usuários de mídia social, alguns chamam de “Smurfette” e “desgraça”.

“Eu nunca me propus a fazer uma escultura que se parecesse com Melania”, disse Downey, acrescentando que ele não interferiu no trabalho, exceto por dedicar seu hight e oferecer a Zupevc uma foto de Melania no dia da posse. “Poderia ter parecido um milhão de maneiras diferentes”, disse ele. O próprio Zupevc se orgulha do trabalho. “Estou satisfeito por ter feito isso”, diz ele no vídeo. “Ninguém me criticou ainda.”

Quando perguntado se a escultura deveria ridicularizar a primeira-dama, Downey disse: “Não é deliberadamente uma sátira. É uma representação de um político, então definitivamente tem uma qualidade de observação. É um retrato nuançado de alguém.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
De Arte a Z - 08/09/2019

Sesc_Videobrasil passa a se chamar Bienal

Com mais de 35 anos de história, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a adotar a partir de agora o nome Bienal, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Instagram faz exceção rara a uma obra de arte nua após protestos

Autoridades do Palazzo Strozzi, em Florença, republicaram no Instagram uma pintura de uma mulher nua da artista russa Natalia Goncharova …

De Arte a Z - 05/09/2019

Funcionários fazem tatuagens do Museu Nacional devastado pelo fogo

Faz um ano que o amado Museu Nacional do Brasil foi destruído em um grande incêndio, que se acredita ter …

De Arte a Z - 05/09/2019

Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Performance porta viva nua de Marina Abramović será recriada na Royal Academy

A Royal Academy of Arts irá recrutar homens e mulheres jovens para ficarem nus em uma porta de frente para …

De Arte a Z - 05/09/2019

Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em …

De Arte a Z - 29/08/2019

Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava …

De Arte a Z - 29/08/2019

Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país …

De Arte a Z - 29/08/2019

Aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido em uma década

A obra-prima final de Orazio Gentileschi, The Finding of Moses, provavelmente será adquirida pela National Gallery de Londres.

Atualmente, está emprestada …

De Arte a Z - 29/08/2019

A marca LA Stiiizy abre a principal galeria de arte - Cannabis Emporium

Com um nome derivado do termo de gíria para skatistas “steez” (estilo + facilidade) e com três “I-s” como sinônimo …

De Arte a Z - 29/08/2019

Artista cria manual para ajudar migrantes a sobreviver

A cidade de Bihać, na Bósnia e Herzegovina, fica a cerca de 10 minutos de carro ou uma hora a …

De Arte a Z - 23/08/2019

Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabelecem parceria inédita

Os Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabeleceram uma parceria inédita. O projeto consiste em gerar um conjunto …