Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas margens verdes do rio Sava, perto da cidade natal da Primeira Dama no sul da Eslovênia. Embora tenha sido uma atração local desde que terminou em março passado, a escultura chamou a atenção da mídia internacional após a inauguração oficial no dia 5 de julho.

Criada a partir de uma imagem da primeira-dama na posse do marido em 2017, a escultura é pintada de azul pó para refletir o vestido e as luvas que ela usava para o evento. Esculpido um tronco de árvore, a escultura da primeira-dama parece estar renunciando em direção a sua cidade natal de Sevnica.

A estátua de madeira, que tem pouca semelhança com Melania Trump, foi esculpida com uma motosserra por um artista local chamado Ales Zupevc, conhecido como Max. Zupevc foi contratado para criar o monumento pelo artista americano baseado em Berlim, Brad Downey, que apresenta um vídeo sobre a realização da escultura intitulada “Melania” em sua exposição individual This Echo in Ljublijana.

Downey, que vive na Europa nos últimos 20 anos, sentiu o desejo de intervir na política americana após as últimas eleições. “Com base na situação política atual, senti a necessidade de injetar minha voz no diálogo político dos EUA”, disse ele em uma conversa por telefone com a Hyperallergic, da Eslovênia. “Eu decidi fazer um retrato de Melania porque ela é uma figura estranha com uma vida interessante. Eu queria entender essa figura.

Seu interesse pela primeira-dama está enraizado na dura contradição entre sua formação pessoal e as políticas anti-imigração do marido. “Os políticos sempre têm dois rostos”, disse ele, “[Donald Trump] tem filhos eslovenos e uma primeira-dama que não fala inglês como sua primeira língua”. Isso, de acordo com Downey, fala alguma verdade sobre o presidente, embora ele não tem certeza se é positivo ou negativo: “Poderia ser uma verdade positiva, porque há um nível de humanidade lá, mostrando que a vida é matizada com muitas áreas cinzentas… Eu achei que valeria a pena uma investigação artística.”

O vídeo de Downey é mais um retrato de Zupevc e da vida na Eslovênia rural do que um retrato da primeira-dama. O artista procurou especificamente um escultor amador da área onde a primeira-dama nasceu. “Eu queria um artista popular que se enquadrasse na tradição da arte folclórica eslovena, mas que não seja corrompido pela academia … e [que] venha da mesma classe trabalhadora da qual Melania veio”.

“Eu nunca fiz uma escultura de uma figura humana inteira”, diz Zupevc no vídeo enquanto esculpia a imagem. Zupevc, que nasceu no mesmo dia e mês que Melania Trump, gosta da primeira-dama, mas não do marido. “Ela parece mais modesta”, ele diz, “eu não gosto dele [Donald Trump], eu prefiro ela a ele.” Zupevc nunca conheceu Melania, mas ele disse que fazia algum trabalho para o pai dela.

A escultura foi criticada por usuários de mídia social, alguns chamam de “Smurfette” e “desgraça”.

“Eu nunca me propus a fazer uma escultura que se parecesse com Melania”, disse Downey, acrescentando que ele não interferiu no trabalho, exceto por dedicar seu hight e oferecer a Zupevc uma foto de Melania no dia da posse. “Poderia ter parecido um milhão de maneiras diferentes”, disse ele. O próprio Zupevc se orgulha do trabalho. “Estou satisfeito por ter feito isso”, diz ele no vídeo. “Ninguém me criticou ainda.”

Quando perguntado se a escultura deveria ridicularizar a primeira-dama, Downey disse: “Não é deliberadamente uma sátira. É uma representação de um político, então definitivamente tem uma qualidade de observação. É um retrato nuançado de alguém.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
De Arte a Z - 18/07/2019

Rapidinhas De Arte a Z

Um colecionador que foi enganado para vender um Brancusi por US$ 100 mil está processando por US$ 200 milhões

O New …

De Arte a Z - 18/07/2019

Museus do grupo Tate declararam uma “emergência climática”

Os diretores das quatro filiais do grupo Tate Britain, Alex Farguharson, Frances Morris, da Tate Modern, Helen Legg, da Tate …

De Arte a Z - 18/07/2019

Artista Zehra Doğan é detida novamente após protesto em museu

A polícia alemã deteve brevemente a artista e jornalista curda Zehra Doğan no último sábado após um protesto que ela …

De Arte a Z - 18/07/2019

Homem invade estúdio de animação japonesa, matando 33 e ferindo 36

Um homem gritando “você morre!” incendiou a construção de um estúdio de animação em Kyoto, no Japão, matando 33 pessoas. …

De Arte a Z - 18/07/2019

Apokalypse | Alex Flemming

Quadros de marcantes e conhecidos monumentos espalhados pelo mundo ocidental e oriental em coloridas explosões e implosões são catástrofes ao …

De Arte a Z - 16/07/2019

Museu de Arte de Baltimore reorganiza suas galerias, concentrando-se em artistas negros

O Museu de Arte de Baltimore anunciou uma ampla reinstalação de suas galerias de coleções contemporâneas que se concentram na …

De Arte a Z - 16/07/2019

Bilionária austríaca abre seu próprio museu em Viena

Uma bilionária austríaca, cuja coleção atraiu recorde e público ao Museu Leopold, está abrindo um museu próprio em Viena. Heidi …

De Arte a Z - 16/07/2019

Arqueólogos acreditam ter identificado um ingrediente improvável usado para construir o Stonehenge

O mundo moderno há muito se maravilhava com o antigo Stonehenge e o mistério sobre como as pessoas pré-históricas erigiram …

De Arte a Z - 16/07/2019

Quais são as 25 obras mais importantes da arte contemporânea?

A T Magazine  reuniu três artistas (Martha Rosler, Rirkrit Tiravanija e Torey Thornton) e dois curadores (David Breslin e Kelly …

De Arte a Z - 15/07/2019

Robert Rauschenberg e o homem na lua

Uma das muitas realizações célebres de Robert Rauschenberg é Stoned Moon (1969-70), uma série de 34 litografias. Rauschenberg foi um dos …

De Arte a Z - 09/07/2019

O Vaticano escondeu representações de sacerdotisas mulheres na arte?

A historiadora de arte Ally Kateusz apresentou um trabalho de pesquisa em Roma argumentando que a igreja ocultava evidências de …

De Arte a Z - 08/07/2019

MALBA à venda? Entenda a curiosa placa instalada na fachada do museu

Usuários de redes sociais ficaram surpresos com a fotografia de um homem instalando uma placa na fachada do Museu de …