Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Arte rupestre em Vallegrande em Santa Cruz, Bolívia. Foto cortesia da Sociedade Boliviana de Pesquisa em Arte Rupestre.

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, que assolaram florestas, pradarias e, os arqueólogos acabaram de anunciar, raros locais de arte rupestre antiga em Santa Cruz, que foram destruídos nas chamas de uma semana.

“Acreditamos que o dano é grande e amplo em termos de nossa herança da arte rupestre”, disse Danilo Drakic, arqueólogo-chefe da região, à Agence France Presse. Na cidade oriental de Robore, “uma camada escura de fuligem cobriu todas as pinturas” e o calor das chamas “fez com que as pedras se quebrassem, até desmoronassem”.

Santa Cruz possui numerosos exemplos de arte rupestre antiga, com pinturas e gravuras que datam de milhares de anos. Em maio de 2017, funcionários do governo declararam Robore, lar de gravuras criadas por volta de 1.500 aC, a “capital departamental da arte rupestre”.

A Sociedade de Investigação da Arte Rupestre da Bolívia , fundada em 1987 para investigar e documentar os muitos petroglifos e pinturas rupestres do país, manifestou preocupação com a arte rupestre de Robore, solicitando no Facebook uma atualização de status sobre os efeitos dos incêndios na arte antiga.

Pelo menos alguns sítios arqueológicos escaparam ilesos até agora, com um relatório da CNN Español mostrando pinturas rupestres intactas no El Parque el Manantial. No entanto, os arqueólogos não saberão conhecer toda a extensão dos danos até que os incêndios tenham sido extintos.

Os incêndios florestais em 2019 no país começaram em maio e tiveram um forte aumento em agosto. Estimativas conservadoras dizem que os incêndios destruíram 3,2 milhões de acres de florestas e pastagens bolivianas até agora, e o risco para o patrimônio cultural boliviano continua a crescer.

Segundo o ministério da cultura da Bolívia, os incêndios também representam um risco significativo para o Patrimônio Mundial da UNESCO nas Missões Jesuítas de Chiquitos , assentamentos religiosos construídos pela ordem nos séculos XVII e XVIII.

Fonte: Artnet news

Compartilhar:
De Arte a Z - 20/09/2019

As obras mais baixadas do Getty e Met Museum

Em um esforço para tornar suas coleções cada vez mais acessíveis ao público, muitos dos principais museus começaram a digitalizar …

De Arte a Z - 20/09/2019

Imagem de São Jerônimo comprado por 600 dólares em uma pequena cidade é, na verdade, uma pintura rara de Anthony van Dyck

Albert B. Roberts, um colecionador de arte de 87 anos em Hudson, Nova York, passou décadas comprando trabalhos obscuros em …

De Arte a Z - 20/09/2019

Phillips anuncia leilão de uma coleção de fotografias representativas da cultura mundial dos séculos XX e XXI

A Phillips anunciou a venda do World View: Property from a Private Collection como destaque da temporada de vendas do …

De Arte a Z - 20/09/2019

Bienal de Sydney revela lista de artistas participantes para 2020

A Bienal de Sydney anunciou a lista completa de artistas que participarão da 22ª Bienal de Sydney (2020), intitulada NIRIN …

De Arte a Z - 08/09/2019

Sesc_Videobrasil passa a se chamar Bienal

Com mais de 35 anos de história, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a adotar a partir de agora o nome Bienal, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Instagram faz exceção rara a uma obra de arte nua após protestos

Autoridades do Palazzo Strozzi, em Florença, republicaram no Instagram uma pintura de uma mulher nua da artista russa Natalia Goncharova …

De Arte a Z - 05/09/2019

Funcionários fazem tatuagens do Museu Nacional devastado pelo fogo

Faz um ano que o amado Museu Nacional do Brasil foi destruído em um grande incêndio, que se acredita ter …

De Arte a Z - 05/09/2019

Performance porta viva nua de Marina Abramović será recriada na Royal Academy

A Royal Academy of Arts irá recrutar homens e mulheres jovens para ficarem nus em uma porta de frente para …

De Arte a Z - 05/09/2019

Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em …

De Arte a Z - 29/08/2019

Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava …

De Arte a Z - 29/08/2019

Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país …

De Arte a Z - 29/08/2019

Aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido em uma década

A obra-prima final de Orazio Gentileschi, The Finding of Moses, provavelmente será adquirida pela National Gallery de Londres.

Atualmente, está emprestada …