Gerhard Ritchter nega museu em seu nome oferecido pela Alemanha

Gerhard Richter, Korn

Embora o artista vivo mais famoso da Alemanha diga que não quer um museu dedicado a suas pinturas, autoridades em Colônia, a cidade que ele chama há muito tempo de casa, discordam.

Colônia tem oficiosamente alimentado o sonho de abrir um museu Gerhard Richter por anos, na esperança de convencer o artista a endossar uma instituição que irá honrar suas conquistas. Mas o pintor não parece muito entusiasmado com a ideia. Recentemente, Richter disse à estação de rádio alemã  Deutschlandfunk que ele não tem “necessidade” de um espaço dedicado, já que seu trabalho é representado em museus em todo o mundo. “Não há planos concretos para um museu”, disse Richter à rádio, dizendo que ele havia sido abordado pela cidade alemã em várias ocasiões. “Eu não preciso ter um museu solo”, disse ele.

O ex-prefeito de Colônia, Fritz Schramma, enfatizou a urgência de tal instituição em uma coluna de opinião na  última quinta-feira, alegando que o artista não é realmente contra o plano, apesar de ele ter dito isso. A resposta “se adapta ao seu temperamento”, disse Schramma. Ele ressalta que Richter havia expressado oposição antes, apesar de “sempre com um pequeno sorriso”. Schramma advertiu que é a hora certa para a cidade encontrar uma maneira de criar tal museu – antes que outra cidade o faça. De acordo com Schramma, o artista de 87 anos, que nasceu em Dresden, mas vive em Colônia há quatro décadas, está em negociações com outras instituições sobre seu próprio museu, embora nada tenha sido declarado oficialmente sobre o assunto.

A pressão está ligada, especialmente considerando que o nome Richter tem um grande atrativo turístico. O Museu Barberini, nos arredores de Berlim, realizou uma exposição de carreira dedicado a Richter por pouco menos de quatro meses no ano passado, que atraiu mais de 150.000 visitantes. Na catedral de Colônia, a principal atração turística da cidade, Richter projetou uma janela com vitrais pixelados, que atrai uma enorme multidão em qualquer dia da semana.

O vitral de Gerhard Ricther consiste em 72 cores na catedral de Colônia do século 13, um dos monumentos mais famosos da Alemanha. Foto de Ralf Juergens / Getty Images.

A atual prefeita Henriette Rekker disse ao jornal Express  que, embora a discussão sobre a construção ou não de um museu dedicado a Richter esteja em andamento, a cidade e os artistas ainda precisam concordar sobre como essa ideia deve ser realizada. “É claro que seria uma grande honra e enriquecimento para a cidade poder exibir o trabalho de seu cidadão honorário Gerhard Richter de uma maneira especial”, disse Rekker. No entanto, “ainda não foi possível chegar a um acordo sobre as circunstâncias para a concretização dessa ideia”, disse ela, embora a cidade continue tentando.

Mesmo que o artista não tenha endossado o plano, o debate sobre que tipo de museu seria adequado para Richter já começou. Primeiro, a cidade precisa adquirir uma coleção. “Um museu com arquitetura de classe mundial teria que ser construído lá, pelo menos na liga do Museu Guggenheim em Bilbao”, diz o prefeito do centro de Colônia, Andreas Hupke. “Se Colônia só quer uma sugestão de uma chance de trazer uma coleção de Gerhard Richter de tamanho respeitável para Colônia, então a cidade tem que ser séria, e não fazer uma bagunça disso.”

Compartilhar:
De Arte a Z - 20/09/2019

As obras mais baixadas do Getty e Met Museum

Em um esforço para tornar suas coleções cada vez mais acessíveis ao público, muitos dos principais museus começaram a digitalizar …

De Arte a Z - 20/09/2019

Imagem de São Jerônimo comprado por 600 dólares em uma pequena cidade é, na verdade, uma pintura rara de Anthony van Dyck

Albert B. Roberts, um colecionador de arte de 87 anos em Hudson, Nova York, passou décadas comprando trabalhos obscuros em …

De Arte a Z - 20/09/2019

Phillips anuncia leilão de uma coleção de fotografias representativas da cultura mundial dos séculos XX e XXI

A Phillips anunciou a venda do World View: Property from a Private Collection como destaque da temporada de vendas do …

De Arte a Z - 20/09/2019

Bienal de Sydney revela lista de artistas participantes para 2020

A Bienal de Sydney anunciou a lista completa de artistas que participarão da 22ª Bienal de Sydney (2020), intitulada NIRIN …

De Arte a Z - 08/09/2019

Sesc_Videobrasil passa a se chamar Bienal

Com mais de 35 anos de história, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a adotar a partir de agora o nome Bienal, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Instagram faz exceção rara a uma obra de arte nua após protestos

Autoridades do Palazzo Strozzi, em Florença, republicaram no Instagram uma pintura de uma mulher nua da artista russa Natalia Goncharova …

De Arte a Z - 05/09/2019

Funcionários fazem tatuagens do Museu Nacional devastado pelo fogo

Faz um ano que o amado Museu Nacional do Brasil foi destruído em um grande incêndio, que se acredita ter …

De Arte a Z - 05/09/2019

Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Performance porta viva nua de Marina Abramović será recriada na Royal Academy

A Royal Academy of Arts irá recrutar homens e mulheres jovens para ficarem nus em uma porta de frente para …

De Arte a Z - 05/09/2019

Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em …

De Arte a Z - 29/08/2019

Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava …

De Arte a Z - 29/08/2019

Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país …