Famosa escultura de Anish Kapoor é vandalizada

Sete pessoas foram levadas sob custódia em Chicago depois de supostamente vandalizar a amplamente adorada escultura pública de Anish Kapoor, Cloud Gate, confirmou o departamento de polícia da cidade.

Respondendo a uma queixa de invasão, o CPD apareceu em poucos minutos no Millennium Park de Chicago depois da meia-noite do dia 2/7. Lá, eles descobriram que as obras de arte de Kapoor, popularmente conhecidas como O Feijão, haviam sido desfiguradas com tinta spray branca na metade inferior de seu lado sudoeste. As palavras “35th Crew”, bem como várias tags, foram encontradas tanto na escultura quanto nas paredes do Cancer Survivors Garden, no Maggie Daley Park, nas proximidades.

“O vandalismo da última noite ao icônico Cloud Gate de Chicago é repreensível”, disse um porta-voz do Departamento de Assuntos Culturais e Eventos de Chicago, antes de explicar que uma equipe de limpeza já removeu o grafite da escultura. Os limpadores usaram um detergente neutro para lavar a tinta, depois poliram a superfície danificada com um polidor de aço inoxidável.

Um representante da polícia de Chicago confirmou a notícia de que os sete vândalos, todos adultos, foram levados sob custódia. No entanto, as cobranças ainda não foram emitidas, pois o departamento está aguardando mais informações dos detetives que investigam o incidente. Nenhuma motivação para o vandalismo é conhecida neste momento, nem foi conectada a quaisquer outros crimes na área.

 

“Claramente, eles escolheram esta área para fazer uma declaração importante”, disse a prefeita da cidade, Lori Lightfoot, ao Chicago Sun-Times . “Há algumas coisas que devem ser sagradas. Millennium Park e O Feijão têm sido importante e icônico sobre quem somos como Chicago desde o momento em que o parque foi inaugurado… É inacreditavelmente inaceitável que alguém esteja desfigurando algo assim”.

A WGN-TV de Chicago mostrou imagens dos supostos vândalos, aparentemente cinco homens e duas mulheres, sendo presos e marcados com seus rostos borrados para proteger sua identidade. Eles dirigiram um fluxo de palavrões aos repórteres, que também foi extorquido.

Lightfoot elogiou os funcionários da MB Real Estate Services, uma empresa de gestão privada responsável pela segurança no Millennium Park, por identificar os criminosos e alertar rapidamente a polícia. O prefeito pretende discutir mais medidas de segurança com o Chicago Park District e o Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais, disse ela ao Sun-Times .

O Cloud Gate tornou-se uma das atrações mais conhecidas de Chicago desde que foi lançado em 2006. O incidente da noite passada não é a primeira vez que o trabalho foi desfigurado. Em 2009, dois vândalos desconhecidos, nunca capturados, rabiscaram os nomes “PeterS” e “Ashley” no lado oposto da escultura.

Compartilhar:
De Arte a Z - 09/07/2019

O Vaticano escondeu representações de sacerdotisas mulheres na arte?

A historiadora de arte Ally Kateusz apresentou um trabalho de pesquisa em Roma argumentando que a igreja ocultava evidências de …

De Arte a Z - 09/07/2019

Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas …

De Arte a Z - 08/07/2019

MALBA à venda? Entenda a curiosa placa instalada na fachada do museu

Usuários de redes sociais ficaram surpresos com a fotografia de um homem instalando uma placa na fachada do Museu de …

De Arte a Z - 04/07/2019

Nova mostra de Basquiat aborda emblemática brutalidade policial

Jay-Z emprestou um Basquiat para uma exposição sobre um episódio histórico de alegada brutalidade policial, aprendeu Page Six.

O rapper ofereceu …

De Arte a Z - 04/07/2019

Mistério por trás de fechamento do Museu de Arte de Dallas

O jardim de esculturas no Museu de Arte de Dallas foi fechado durante essa semana, possivelmente porque um jovem skatista …

De Arte a Z - 04/07/2019

Vincent ou Theo? Estudioso diz que museu confundiu retratos dos irmãos van Gogh

Um par de retratos no Museu Van Gogh, em Amsterdã, representando Vincent e seu irmão Theo, são objeto de um …

De Arte a Z - 04/07/2019

Descoberta identidade de comprador de Caravaggio milionário

Era uma conclusão tão surpreendente quanto a proveniência do trabalho em si: Dias antes da pintura Judith Beheading Holefernes, descoberta …

De Arte a Z - 02/07/2019

Banksy projeta um "colete à prova de facadas" para o rapper britânico Stormzy

Banksy ataca novamente, desta vez no festival de música mais popular da Grã-Bretanha. Na noite de sexta-feira, o rapper britânico …

De Arte a Z - 30/06/2019

Rio mais poluído de São Paulo recebe obra permanente de Eduardo Srur

O artista Eduardo Srur inaugurou a obra “Barco sobre um Rio Enterrado”, na margem do rio Pinheiros, em São Paulo …

De Arte a Z - 27/06/2019

Imagens de tirar o fôlego que ganharam o Concurso Nacional de Viagens Geográficas

Uma aldeia ártica coberta de neve na Groenlândia; um menino pensativo em um nascer do sol do rio na Índia; e uma …

De Arte a Z - 27/06/2019

Conheça toda a história por trás do Caravaggio redescoberto e vendido antes de chegar ao leilão

A pintura Judith decapitando Holofernes (cerca 1607) que especialistas afirmam ser uma segunda versão há muito tempo perdida de Caravaggio …

De Arte a Z - 27/06/2019

O que a Vênus de Milo e outras obras-primas do Louvre cheiram?

O Louvre está trabalhando com os melhores perfumistas para fazer aromas inspirados em suas obras-primas.

O museu francês juntou-se a uma …