FAMA estreia segunda mostra permanente de seu acervo

Carmela Gross, Se vende

Obras de Carmela Gross, Leda Catunda, Luiz Zerbini e Arjan Martins integram nova exposição, curada por Ricardo Resende

Disseminar a arte brasileira e apresentar um recorte com trabalhos dos mais importantes artistas nacionais. Esse é o objetivo de Utopia de colecionar o pluralismo da arte, a nova exposição do acervo da Fundação Marcos Amaro (FMA), sediada na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), em Itu, no interior do estado de São Paulo. No dia 13 de abril, a instituição abre mais uma mostra do acervo, com as mais recentes aquisições de nomes expoentes e em ascensão da cena artística do País.

Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra aponta para a singularidade da Coleção Marcos Amaro e Ksenia Kogan Amaro: a predileção do casal de colecionadores por esculturas e instalações de grande porte, que ocupam espaços amplos. A exemplo dos trabalhos Se Vende (2005), da artista Carmela Gross, que agora abriga a Sala 4 da Fundação, e ACachoeira (1985), de Leda Catunda, apresentado pela primeira vez na 18ª Bienal de São Paulo, e que agora pode ser vista na Sala 2. “Ambas são obras emblemáticas, mas que, por suas dimensões, demoraram para encontrar o lugar ideal e definitivo em um acervo”, afirma o curador.

Obra de Maria Nepomuceno

A exposição, entretanto, não se limita a trabalhos tridimensionais. Traz, ainda, a tela The Railway Surfer and the Ghost Train (1990), de Luiz Zerbini, fundador do grupo Chelpa Ferro, e a escultura de mais de dois metros Gran titre (1995), de Frida Baranek – nomes expoentes da Geração 80 da arte brasileira.
A elas, se juntam, também, a tela Sem título (2018), que evidencia a pesquisa pictórica de Arjan Martins sobre a história e a relação África-Brasil; escultura de Maria Nepomuceno, na qual a artista se debruça em estudo sobre o corpo e a natureza do micro ao macrocosmos; e trabalhos emblemáticos dos artistas Saint Clair Cemim e Eduardo Berliner.

Com mais de mil obras, a coleção de Marcos Amaro tem sido construída ao longo dos últimos dez anos. De lá para cá, o colecionador tem investido em obras dos mais importantes artistas, com foco maior nos brasileiros. São pinturas, esculturas e fotografias que, juntas, compõem um acervo potente e expressivo da arte brasileira.

Obra de Arjan Martins

Em 2012, o empresário criou a Fundação Marcos Amaro, instalando-se em Itu, cidade a 100 quilômetros da capital. A sede no interior tem como intuito permitir e fomentar a descentralização da arte. A iniciativa é abrigada em uma área de 20 mil metros quadrados, onde no século XIX funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.
É lá que hoje funciona a Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), projeto e complexo que abraça não apenas o espaço expositivo que possibilitará ao público o acesso ao acervo da Fundação, mas que também abriga ateliês, ocupações e residências artísticas promovidas por meio de editais diversos.

Compartilhar:
De Arte a Z - 21/03/2019

Museu levará um Picasso para sua casa por um dia se você convencê-los do porquê merece

O projeto #myprivatepicasso é uma colaboração entre a Fundação Beyeler e a Swisscom, uma empresa de telecomunicações.

Você sempre quis ter …

De Arte a Z - 19/03/2019

Painel de Tarsila do Amaral é reinaugurado no CCSP no mês da mulher

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, reinaugura o painel pintado a óleo “Procissão” (1954), de Tarsila …

De Arte a Z - 26/03/2019

Arte feita com cédulas de 1 dólar por Franklin Cassaro

O artista Franklin Cassaro lança a sua obra mais recente: o múltiplo Pequeno Travesseiro Financeiro, produzido com notas de 1 …

De Arte a Z - 26/03/2019

Sesc Guarulhos será inaugurado no dia 11 de maio

O Sesc São Paulo inaugura, no dia 11 de maio, sábado, a sua mais nova unidade, desta vez na segunda …

De Arte a Z - 09/04/2019

Divulgada a lista de indicados ao prêmio ABCA 2019

Vencedores das dez categorias do tradicional prêmio nacional das artes visuais, que é dedicado a artistas, críticos, curadores, exposições e …

De Arte a Z - 30/03/2019

Canoa usada pelos índios Pataxó e escultura de pau-brasil desembarcam em São Paulo para a SP-Arte

Histórias de recomeços. As peças de destaque no espaço de Hugo França na 15ª edição da SP-Arte reúnem muitos anos …

De Arte a Z - 21/03/2019

Harvad é processada por lucrar com fotos antigas de escravos

A Universidade de Harvard se aproveitou “descaradamente” de fotos de dois escravos do século 19, ignorando pedidos para entregar as …

De Arte a Z - 21/03/2019

Condo chega a São Paulo em segunda edição

O Condo, o empreendedor programa de compartilhamento de galerias que recebe edições a cada ano em Londres, Nova York e …

De Arte a Z - 18/04/2019

França anuncia concurso para redesenhar torre Notre Dame

Primeiro Ministro diz que catedral reconstruída pode refletir ‘técnicas e desafios de nossos tempos’.

A França lançará uma competição internacional de …

De Arte a Z - 18/04/2019

Escultura gerada por AI é feita a partir dos restos desfiados do computador que a projetou

O artista Ben Snell diz que queria dar o controle da escultura sobre os sistemas que o criaram.
A arte de …

De Arte a Z - 19/03/2019

São Paulo ganha nova casa de cultura em frente ao Parque Villa-Lobos

A Casa do Parque é uma nova casa paulistana de cultura, idealizada pela colecionadora Regina Pinho de Almeida. Com abertura …

De Arte a Z - 18/04/2019

Ai Weiwei cria retratos de lego de estudantes mexicanos desaparecidos

O artista chinês Ai Weiwei revelou uma série de retratos feitos com cerca de um milhão de blocos de Lego, …