Esposa de famoso artista Pop Art comete suícido

No último domingo à noite dia 9/6, Mary Max, a esposa do artista pop Peter Max, deixou uma longa mensagem de correio de voz para um amigo em Londres com instruções sobre o que fazer depois que ela morresse.

Nos últimos anos, a Sra. Max tinha se envolvido em uma disputa legal por causa da arte, da riqueza e do legado de seu marido, enquanto ele lutava com o avanço da demência. Um enteado e funcionários da casa haviam acusado ela de ter sido abusiva com o marido, e até de tentar matá-lo, enquanto ela fazia acusações de que o enteado havia “seqüestrado” o pai.

Mas em sua mensagem final de voz para sua amiga, disse seu advogado, John Markham, ela não mencionou suas disputas. Em vez disso, disse ele, deixou mensagens de despedida para pessoas que amava: o marido; seus amigos mais íntimos; seu irmão Daniel; e sua mãe de 94 anos, Ruth.

A polícia disse que Max foi encontrada morta em um aparente suicídio em seu apartamento em Upper West Side, na Riverside Drive, e 84th Street, por volta das 20h30 de domingo. A causa exata da morte está sendo investigada pelo escritório do examinador médico chefe.

A morte de Max, de 52 anos, na casa que ela dividiu com Max, de 81 anos, vem no meio de contínuas lutas internas nos últimos anos com relação ao legado de seu marido.

Em maio, o The New York Times escreveu sobre como os associados de negócios e seu filho, Adam, assumiram o controle do estúdio de Max, com a intenção de aumentar a produção usando artistas assistentes, embora o próprio Max não tivesse pintado seriamente em quatro anos, mas de acordo com nove pessoas com conhecimento direto de sua condição.

Mary Max e seu marido, Peter, em 2018.

As composições psicodélicas de Max ajudaram a definir a estética hippie dos anos 1960 e 1970. Nos últimos anos, suas obras de cores vivas foram vendidas regularmente para cinco dígitos em leilões, segundo o Times.

Mary Max, nasceu em 20 de outubro de 1966 e foi criada em Buffalo, NY. Em 1996, ela estava andando em uma calçada de Manhattan, quando o Sr. Max, já um artista de renome internacional e 30 anos mais velho, caminhou e disse: “Olá, sou Peter Max e tenho pintado o seu perfil durante toda a minha vida”.

Eles se casaram um ano depois.

O Sr. Max teve dois filhos de um primeiro casamento, Adam Cosmo e Libra Astro. As crianças tiveram participações significativas no estúdio do Sr. Max, que é nomeado ALP após o seu primeiro nome. Ele e Mary Max não tiveram filhos juntos.

Em 2012, segundo a revista Times, as faculdades mentais de Max estavam começando a diminuir e ele lutou para criar arte. Adam, começou a ter um papel mais ativo no estúdio, disse a revista.

A Sra. Max ficou preocupada e em 2015, ela pediu ao Supremo Tribunal do Estado de Nova York para nomear um tutor para supervisionar os negócios do marido. Ela disse ao tribunal que estava sendo seguida por investigadores particulares e uma vez foi parada na rua por homens alertando-a para parar de interferir no estúdio.

A Sra. Max também disse ao tribunal que Adam havia tomado a custódia de seu pai e ocultou seu paradeiro de amigos e familiares, de acordo com documentos judiciais.

Mas Adam disse em documentos judiciais que ele estava protegendo seu pai do abuso de sua madrasta. Em uma transcrição de uma conversa gravada com seu motorista que foi apresentada como prova, a Sra. Max perguntou sobre a contratação de um homem para intimidar seu marido e danificar sua mão para pintura.

Um juiz ordenou finalmente que Max fosse devolvido aos cuidados de sua esposa e nomeou um guardião para supervisionar seus negócios e assuntos pessoais.

Markham disse na terça-feira que qualquer acusação de abuso contra a sra. Max era falsa e profundamente prejudicial.

“É muito triste que ela não pudesse convencer alguns outros de que ela era tão dedicada quanto ela”, disse Markham. “Ela finalmente desistiu.”

Compartilhar:
De Arte a Z - 13/06/2019

Museus brasileiros esquivam-se de novas regras da Lei Rouanet

Os museus brasileiros deram um suspiro de alívio após um anúncio do governo, de que mudanças em um esquema de …

De Arte a Z - 13/06/2019

Os 10 melhores estandes da Art Basel

Veja a selelão dos 10 melhores estandes da Art Basel em Basel, por Artsy.

Por Alina Cohen

Agora, em sua 50ª edição, …

De Arte a Z - 13/06/2019

Pavilhão da Bienal de Veneza fecha por protesto

O pavilhão de Hong Kong na Bienal de Veneza anunciou na manhã do dia 12 de junho, que estará encerrando …

De Arte a Z - 13/06/2019

Pintura mais cara da ArtBasel de Peter Doig é uma revenda de garantidor, entenda malabarismo do mercado

Apenas 15 meses depois da tela de Peter Doig “O Lar do Arquiteto no Desfiladeiro” ter arrecadado US$ 20 milhões …

De Arte a Z - 13/06/2019

"Um Brasil frágil", veja os planos para próxima Bienal de SP

Por Taylor Dafoe

Como muitos países em todo o mundo, o Brasil hoje está fundamentalmente dividido. Essa dinâmica nunca foi mais …

De Arte a Z - 12/06/2019

Pavilhão da Lituânia na Bienal de Veneza ganha nova vida

Nos dias de abertura da Bienal de Veneza deste ano, uma longa fila para entrar no Pavilhão da Lituânia era …

De Arte a Z - 12/06/2019

"Não seremos apagados": ativistas ocupam El Museo del Barrio

Cerca de uma dúzia de ativistas organizaram um protesto no El Museo del Barrio, em Nova York, como parte de …

De Arte a Z - 12/06/2019

O queer antes do queer

O termo “homossexual” é relativamente novo. De fato, foi cunhado pelo jornalista austríaco e autor Karl-Maria Kertbeny em 1867. Mas …

De Arte a Z - 10/06/2019

Quase 70% dos artistas representados pelas principais galerias de Londres são homens, de acordo com um novo estudo

Um relatório, encomendado pela Freelands Foundation, descobriu que o mundo da arte britânica é um microcosmo da economia maior, onde …

De Arte a Z - 06/06/2019

Casa Parte chega à terceira semana criando pontes entre arte popular e arte urbana

A Casa Parte, novo projeto da Parte Feira de Arte Contemporânea, chega à sua semana final. Entre 6 e 9 …

De Arte a Z - 30/05/2019

Filme sobre mercado de arte e falsificações é nova promessa da Warner Bros.

A Warner Bros. teve um dos maiores sucessos de bilheteria da temporada do Oscar do ano passado, com a estréia …

De Arte a Z - 30/05/2019

Desenho feito por Michelangelo quando tinha 12 anos finalmente é atribuído ao pintor

Um renomado estudioso de arte italiana atribuiu um desenho de ca. 1487 para Michelangelo – e diz que é o trabalho …