Escultura gerada por AI é feita a partir dos restos desfiados do computador que a projetou

O artista Ben Snell diz que queria dar o controle da escultura sobre os sistemas que o criaram.

A arte de AI ​​está tendo um bom momento. Há leilões que quebram recordes, controvérsias artísticas e debates sobre a natureza da criatividade. Mas aqui está uma novidade: uma escultura gerada por AI feita a partir dos restos do computador usado para projetá-la.

É o trabalho do artista de Nova York Ben Snell e está atualmente à venda na casa de leilões de Londres, Phillips. É talvez o terceiro leilão de significação da arte da AI ​​nos últimos meses, mas é a primeira escultura a passar pelo martelo. A Christie’s vendeu um retrato de AI impresso em outubro passado, enquanto a Sotheby’s leiloou uma videoinstalação de arte de AI em março.

A peça de Snell, chamada Dio, segue a metodologia básica desses trabalhos anteriores. Algoritmos de aprendizado de máquina são usados ​​para escanear e digerir um banco de dados de obras de arte históricas e, em seguida, tentar reproduzir os dados que eles viram, com sua saída guiada pelo artista.

No caso de Dio, os dados de treinamento foram um arquivo de mais de 1.000 esculturas clássicas (incluindo peças canônicas, como Discobolus e David de Michelangelo ), embora Snell esteja mantendo a contribuição que ele deu para dar forma à saída do algoritmo.

“Eu escolhi não descrever assuntos de técnica e implementação com mais profundidade, porque esses assuntos são inerentemente alienantes”, disse Snell. “Meu papel é comunicar e contextualizar o comportamento de Dio de maneira familiar. Eu acredito que seus processos são muito semelhantes aos nossos: fundamentalmente diferentes, mas notavelmente semelhantes. Meu objetivo não é tornar Dio mais humano; é para nos ajudar a nos reconhecer como computacionais”.

Mas enquanto humanos e máquinas compartilham certas semelhanças em como eles olham para o mundo (por que eles não seriam? Máquinas são feitas por humanos, afinal de contas), é possível dar crédito demais para AI . Alguns artistas que trabalham nesse campo dizem que estão apenas canalizando a criatividade de computadores e algoritmos, mas outros protestam e dizem que esses sistemas são ferramentas artísticas como qualquer outra, criados e usados ​​por humanos.

Snell tende para a última posição. “Eu me considero, não o computador, para ser o artista”, diz ele. Mas ele também fala entusiasticamente sobre a agência de seus algoritmos, dizendo que “Dio começou tentando recriar da memória todas as imagens que viu” e pediu ao computador que “fechasse os olhos e sonhasse com uma nova forma”. Ele diz que opte por usar essa linguagem figurada porque torna esses processos digitais mais relacionáveis ​​aos humanos.

Mas qualquer que seja a relação entre Snell e seus sistemas de aprendizado de máquina, ele diz que Dio será a “primeira e última” saída de seus algoritmos.

Depois que Snell terminou de criar o modelo 3D, ele desmontou o computador em que ele fez e o aterrava em pó usando uma caixa selada especialmente projetada. Isso incluiu o gabinete do computador, seu disco rígido, sua RAM e sua unidade de processamento gráfico. Ele então imprimiu em 3D um molde de Dio e lançou a escultura neste molde usando resina e os restos do computador.

Fazer isso, diz ele, foi uma tentativa de limitar seu controle sobre os algoritmos. Com o modelo de dados e treinamento usado para criar a forma de Dio agora transformada em pó literalmente, a escultura existe como um artefato único e irrepetível. “E voila!” Diz Snell. ” Dio surge com uma nova agência física.”

Compartilhar:
De Arte a Z - 18/07/2019

Rapidinhas De Arte a Z

Um colecionador que foi enganado para vender um Brancusi por US$ 100 mil está processando por US$ 200 milhões

O New …

De Arte a Z - 18/07/2019

Museus do grupo Tate declararam uma “emergência climática”

Os diretores das quatro filiais do grupo Tate Britain, Alex Farguharson, Frances Morris, da Tate Modern, Helen Legg, da Tate …

De Arte a Z - 18/07/2019

Artista Zehra Doğan é detida novamente após protesto em museu

A polícia alemã deteve brevemente a artista e jornalista curda Zehra Doğan no último sábado após um protesto que ela …

De Arte a Z - 18/07/2019

Homem invade estúdio de animação japonesa, matando 33 e ferindo 36

Um homem gritando “você morre!” incendiou a construção de um estúdio de animação em Kyoto, no Japão, matando 33 pessoas. …

De Arte a Z - 18/07/2019

Apokalypse | Alex Flemming

Quadros de marcantes e conhecidos monumentos espalhados pelo mundo ocidental e oriental em coloridas explosões e implosões são catástrofes ao …

De Arte a Z - 16/07/2019

Museu de Arte de Baltimore reorganiza suas galerias, concentrando-se em artistas negros

O Museu de Arte de Baltimore anunciou uma ampla reinstalação de suas galerias de coleções contemporâneas que se concentram na …

De Arte a Z - 16/07/2019

Bilionária austríaca abre seu próprio museu em Viena

Uma bilionária austríaca, cuja coleção atraiu recorde e público ao Museu Leopold, está abrindo um museu próprio em Viena. Heidi …

De Arte a Z - 16/07/2019

Arqueólogos acreditam ter identificado um ingrediente improvável usado para construir o Stonehenge

O mundo moderno há muito se maravilhava com o antigo Stonehenge e o mistério sobre como as pessoas pré-históricas erigiram …

De Arte a Z - 16/07/2019

Quais são as 25 obras mais importantes da arte contemporânea?

A T Magazine  reuniu três artistas (Martha Rosler, Rirkrit Tiravanija e Torey Thornton) e dois curadores (David Breslin e Kelly …

De Arte a Z - 15/07/2019

Robert Rauschenberg e o homem na lua

Uma das muitas realizações célebres de Robert Rauschenberg é Stoned Moon (1969-70), uma série de 34 litografias. Rauschenberg foi um dos …

De Arte a Z - 09/07/2019

O Vaticano escondeu representações de sacerdotisas mulheres na arte?

A historiadora de arte Ally Kateusz apresentou um trabalho de pesquisa em Roma argumentando que a igreja ocultava evidências de …

De Arte a Z - 09/07/2019

Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas …